A BMW apresentou a HP4. Baseada na S1000 RR, esta inédita superbike da BMW Motorrad é equipada com um motor quatro cilindros de 193 CV de potência, ela pode acelera tão rápido quanto um carro de F1 ou um Bugatti Veyron, a prova de 0 a 100 km/h é feita em meros 2.9 segundos.
Desde 2005, a BMW Motorrad de vez em quando cria algumas edições especiais das suas motos. Esse modelos especiais e claro mais potentes e aprimorados, são diferenciados pela sigla HP (High Performance), já foram feitas as: HP2 Enduro, HP2 Megamoto e HP2 Sport, porém a HP4 é a primeira moto desta série a contar com motor 4 cilindros, dai o nome HP4.
Embora ela possua o mesmo motor da S1000 RR normal (o bloco de 1.000 cilindradas e que desenvolve 193 CV a 13.200 rpm), porém este motor foi retrabalhado, e o torque foi sensivelmente aumentado entre 6,000 rpm a 9,750 rpm. Agora este motor pode trabalhar em quatro modos diferentes: “Rain”, “Sport”, “Race” e “Slick”, e este último é novidade.
Além disso a eletrônica da moto foi toda revista em comparação com a S 1000RR, a moto conta com sistema DDC que permite se ajudar automaticamente a suspensão. Já o DTC controle de tração dinâmico foi melhorado para o uso com pneus slick, usado na pista e ainda traz assistente para trocas de marchas e controle de largada (launch control), que impede que a moto derrape nas acelerações. Outro detalhe importante é o novo sistema de escapamento em titânio também exclusivo da HP4.
A HP4 traz ainda uma série de diferenciais, que vão do design ainda mais arrojado e impactante aos freios com ABS que trazem uma configuração exclusiva que permite ir mais além nas pistas. Até mesmo o painel ganhou um novo grafismo (foto abaixo).
Como uma autentica superbike, a HP4 impressiona pelo seu belíssimo visual. O desenho extremamente arrojado foi inspirado na versão de corrida da S1000RR, que disputa o campeonato de Superbike. Além de pintura especial com faixas decorativas, rodas de liga leve inédita na cor azul tradicional da BMW, faróis de LEDs exclusivos, partes da carroceria da HP4 são feitas em fibra de carbono, por exemplo toda a parte inferior da HP4 é em fibra de carbono. O pneu traseiro é maior em comparação a S1000 RR, ele traz medidas 200/55 ZR17, garantindo mais estabilidade.
Embora seja praticamente totalmente desenvolvida para as pistas, a HP4 também estará homologado para rodar nas ruas.
A BMW Motorrad não revelou quantos exemplares da HP4 serão produzidas, a expectativa é de quando chegue ao mercado, o modelo tenha um preço de cerca de 25.000 dólares. Ainda não há qualquer informações em quais países a BMW HP4 será comercializada.