denza d9 2025
Nos próximos meses a BYD deve começar a vender no Brasil a minivan Denza D9, o modelo já está rodando em testes por aqui e deve se destacar pelo seu interior que ostenta muito luxo e conforto para até sete pessoas, além disso o modelo deve contar com motorização híbrida com mais de 400 cv e visual bastante chamativo, porém o preço será para poucos. Vamos conhecer em detalhes.
Índice desta matéria
Com muita agressividade a chinesa BYD vem dando dor de cabeça as fabricantes tradicionais brasileiras, prova disso é que essa semana mais uma vez a Anfavea, entidade que representa as montadoras nacionais, pediu novamente ao governo um aumento de impostos para os carros elétricos importados, a justificativa deles é a concorrência desleal que a BYD vem praticando.
Por trás do sucesso da marca chinesa aqui no Brasil está uma estratégia de lançar vários modelos a preços competitivos em todos os segmentos possíveis, inclusive em até em segmentos que há um bom tempo estavam esquecidos pelas marcas nacionais como as minivans de luxo.
A BYD Denza D9 2026 foi recentemente registra no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) a minivan desde o ano passado vem rodando em testes pelo país, o modelo chegou inclusive a marcar presença no Festival de Interlagos, confirmando que realmente o lançamento vai ocorrer.
A D9 é bastante imponente e chamativa, em parte devido ao seu tamanho com exagerados 5.25 m de comprimento e 3,11 m de entre eixos, assim como design futurista e fora do padrão, com uma vistosa grade dianteira cromada com cerca de 1 metro de altura que da um apelo bastante futurista e diferente do que há nas ruas hoje em dia.
Lembrando que a Denza, marca que oficialmente produz esta minivan de luxo, é mais uma submarca da BYD, foi fundada em 2010 em parceria com a Daimler (Mercedes Benz) para ser a divisão mais luxuosa e cara da marca chinesa, além desta minivan eles produzem também SUVs de luxo como o Denza B5, além de um sedan superesportivo o Denza Z9 com quase 1000 cv de potência.
Na China o modelo da BYD está disponível com três configurações: híbrida normal, hibrida plug-in e totalmente elétrica. Ainda não sabemos qual versão está reservada para o Brasil.
Em sua configuração de entrada a BYD Denza D9 vem equipada com um motor 1.5L turbo de 138 cv, combinado com um ou dois motores elétricos, alcançando uma potencia total combinada de 300 CV.
Para quem busca algo mais sofisticado e econômico, há uma versão plug-in hybrid, nesse caso a minivan da Denza pode rodar impulsionada apenas pelo motor elétrico, a potencia nesta versão é de impressionantes 407 CV, isso mesmo uma minivan familiar com 400 cv com tração 4×4 e que vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos, um conjunto muito interessante.
Por fim a Denza D9 em sua variante totalmente elétrica possui 374 CV e autonomia de cerca de 600 km no ciclo chines que é considerado muito mais otimista do que o ciclo do Inmetro.
Apesar de não haver confirmação, acreditamos que BYD vai trazer a Denza D9 ao Brasil em sua configuração plugin híbrida, porque ela traz o melhor dos dois mundos, tem 400 cv e excelente autonomia, pode rodar mais de 1.000 km com um tanque cheio, lembrando que a montadora já trouxe um conjunto similar ao país na picape Shark, além disso, quem compra uma minivan como esta, normalmente faz questão de ter boa autonomia para viagens.
Além do visual chamativo, a minivan da BYD chama atenção acima de tudo pelo seu interior ultra luxuoso, a cabine pode acomodar sete passageiros em bancos que viram poltronas, além de vir com um sistema de telas para os passageiros do bancos de trás. Boa parte do acabamento é forrado em couro e materiais nobres.
Inclusive os bancos traseiros contam com recursos de luxo como ajustes elétricos, aquecimento, massagem e até mesmo sistema para reclinar o encosto e apoio para os pés, isso tudo é controlado através de display individual instalado nos descansa braço de cada assento.
Lá na frente como a maior parte dos carros da BYD, há uma generosa tela para o sistema multimídia de 15 polegadas que gira ao toque de um botão. Entre os equipamentos há ainda teto solar duplo, carregador wireless para smartphones, sistema de áudio premium, ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura e saídas no teto para os bancos traseiros, além de um completo pacote ADAS com piloto automático adaptativo e frenagem de emergência.
Enfim ao contrário do BYD Mini que virou uma presença constante nas ruas do Brasil vendendo milhares de exemplares a Denza D9 terá um volume de vendas bastante tímido por aqui, como você já deve ter percebido este será um carro de ultra luxo, seu preço deve ficar na casa dos R$ 500.000.
Mesmo assim, sua vinda para o nosso mercado não deixa de ser uma boa notícia, já que o segmento da minivans está praticamente extinto no Brasil. Enquanto no começo dos anos 2000 tínhamos carros como Zafira, Doblo, além de carros familiares como como Scenic e Picasso, agora com ascensão dos SUVs este segmento acabou entrando em decadência, o único do modelo do gênero que segue firme no mercado é a Kia Carnival, porém vendida por proibitivos R$ 650.000.
fotos completecar.ie
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.