A ofensiva da fabricante chinesa BYD no mercado de automóveis no Brasil parece estar cada vez mais próxima, depois do SUV Tang, outro modelo da marca já começou a circular em testes aqui no Brasil, o sedan de alto luxo Han EV, ambos os modelos começarão a ser vendidos no mercado brasileiro no próximo ano (2022). Rival de carros como Tesla Model 3 e Porsche Taycan, o BYD Han 2022 é um sedan elétrico de alto luxo, que pode rodar até 500 km com uma carga e no Brasil deve chegar custando na casa dos R$ 400.000.
Índice desta matéria
O BYD Han EV é movido por dois motores 100% elétricos, alimentados por baterias com 76,9 kWh e uma nova tecnologia chamada de Blade Battery – suas baterias são compostas por fosfato de lítio (LiFePO4).
Lembrando que a marca BYD é uma das lideres mundiais em produção de baterias e componentes elétricos, em comparação com as demais baterias, esta nova tecnologia se mostra mais segura em caso de acidentes, além de ter maior potência de carga e descarga e maior dureção, as baterias ficam instaladas no assoalho, na parte central do carro.
No BYD Han EV, há um motor em cada eixo, ou seja, um motor dianteiro com 219 hp de potência e 33 kgfm de torque e outro motor traseiro este com 268 hp de potência e 35 kgfm de torque, junto os motores elétricos geram ao sedan Han EV impressionantes 493 cv de potência, com um torque de 69.3 kgfm, tendo tração 4×4 permanente.
Com uma carga completa o BYD Han alcança uma autonomia para rodar por até 550 km no ciclo médio NEDC estrada e cidade.
Uma das grandes vantagens dos carros 100% elétricos é que toda a potência do motor está disponível de forma instantânea – ao contrário dos blocos a combustão na qual a potência gerada varia de acordo com a rotação do motor e as marchas do câmbio, no motor elétrico basta o motorista pisar no acelerador que toda a potência do motor é enviada as rodas de forma instantânea, lembrando que há apenas uma marcha única no câmbio. Isso permite que o BYD Han EV tenha um desempenho impressionante em termos de aceleração.
Segundo dados de fábrica, o BYD Han EV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos, é o mesmo tempo de aceleração de esportivos famosos como um Lamborghini Huracan ou um Porsche 911.
Além da motorização elétrica de alto desempenho, o sedan de alto luxo BYD Han EV se destaca pelo seu visual, ele tem linhas extremamente futuristas e que agradam, prometendo chamar bastante atenção pelas ruas brasileiras. A carroceria é tão arrojada e aerodinâmica que a impressão é o que BYD Tang 2022 ainda é um carro conceito.
A dianteira traz um capô aerodinâmico, longo e baixo, o CX do carro é de apenas 0,23 Cd – melhor do que visto em muitos carros superesportivos, ainda na dianteira há uma lâmina cromada que se junta aos faróis, que são afinados e tem tecnologia do tipo Full-LED, o para-choque tem duas tomadas de ar laterais, que conferem um perfil agressivo ao sedan elétrico.
Já de perfil o BYD Han EV tem um porte imponente, com laterais dotadas de vincos e linha de cintura elevada, as maçanetas ficam escondidas dentro das portas, dando um aspecto minimalista a carroceria e melhorando a aerodinâmica, elas se projetam para fora de forma elétrica assim que o motorista destrava as portas. há uma série de detalhes cromados na carroceria, como nos acabamentos das janelas e na parte inferior das portas, dando uma aparência refinada a este sedan chinês.
Ainda nas laterais, destaque para as belas e grandes rodas em liga leve aro 19 com acabamento diamantado, um detalhe interessante é que as rodas podem contar com uma espécie de proteção, sendo mais fechadas do que as rodas comuns, visando diminuir o arrasto aerodinâmico, lembrando que todos estes detalhes aerodinâmicos são para aumentar a autonomia do veículo.
Chama atenção também o teto de caimento de suavizado, que confere uma aparência esportiva ao sedan, já na traseira destaque para o desenho do conjunto de lanternas que é do tipo 3D é dá um aspecto elegante e moderno ao modelo, elas atravessam a traseiras de e um lado ao outro. No geral o visual do BYD Han EV agrada bastante.
Assim como o exterior, o interior do BYD Han também impressiona, ele ostenta muita tecnologia, luxo e modernidades, ao centro do painel há uma generosa tela de 15.6 polegadas, isso mesmo uma tela de mais de 15 polegadas na central multimídia, esta tela tem uma particularidade que é a possibilidade de ser rotacionada de forma elétrica, ou seja, ele pode ficar deitada ou em pé no painel.
O painel de instrumentos é do tipo digital e tem tela configurável de 12.2 polegadas. O acabamento do BYD Han é super refinado, conta com detalhes em Black Piano, madeira, alumínio e muito couro nobre do tipo Nappa – o mesmo tipo de couro usado por marcas como BMW, Audi e Mercedes, os bancos tem desenho como se fossem poltronas com revestimento acolchoado, os dianteiros trazem ainda ajustes elétricos e memória para as posições de ajustes, há até mesmo memória para o ajuste do volante.
A lista de equipamentos presentes no BYD Han EV também merece ser comentada, são itens de série no modelo teto solar panorâmico, bancos em couro com ajustes elétrico e sistema de aquecimento e sistema de refrigeração para os dianteiros, sistema de som premium com 12 alto falantes e subwoofer, ar-condicionado dual zone automático digital com saída para o banco traseiro e sistema de purificação do ar (PM2.5), há inclusive um display do tipo touch screen para os passageiros do banco traseiro ajustarem ar condicionado.
O carro vem ainda com carregador por indução para celulares, iluminação interna na cabine com LED e cores configuráveis, 9 airbags e faróis FULL LED com ajuste automático de altura, acendimento automático e com luzes que acompanham a direção do volante nas curvas.
O BYD Han EV conta com um completo sistema de condução semiautônoma, um pacote composto por frenagem de emergência automática frontal com detector de risco de colisão, piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go – no transito da cidade o carro é capaz de seguir o veículo da frente, acelerando e freando automaticamente, há ainda monitoramento de pontos cegos, sistema de câmeras 360 graus, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, alerta de saída de faixa e alerta de trafego cruzado traseiro – que avisa caso haja um veículo ou pedestres cruzando a traseira do carro na hora de dar marcha ré.
O BYD Han EV é um sedan de grande porte, ele mede 4.98 m de comprimento, por 1.91 m de largura e 1.50 m de altura, sua distância entre-eixos também impressiona com 2.92 metros. Comparando com outros sedans, o BYD Han se assemelha as medidas de um Mercedes Classe E, Audi A6 ou BMW Série 5.
O espaço interno é generoso, o único porém fica sendo o porta-malas, que é relativamente pequeno pelo tamanho do carro, tendo de 410 litros, isso é devido ao fato do motor traseiro roubar uma parte do espaço do porta-malas.
Na China e nos demais mercados em que é comercializado aqui na América Latina (as vendas na Europa ainda não começaram), o BYD Han é um carro de luxo, é o modelo mais caro da marca chinesa, por exemplo, na Europa, onde as vendas começam em breve seu preço deve ficar em torno dos 60.000 euros, algo em torno de R$ 378 mil, enquanto que na Colômbia, onde o BYD Han EV deve estrear já agora no final de novembro, ele terá preço começando em $259.900.000 pesos colombianos, o que em uma conversão direta daria R$ 369.000 reais.
Então no Brasil esperamos um valor na casa dos R$ 400.000 para o BYD Han EV.
Apesar de não ser barato, o modelo curiosamente, aqui no Brasil será mais barato do que muitos rivais alemães com motor a gasolina ou híbridos, por exemplo atualmente o Audi A6, Mercedes Classe E e o BMW Série 5 todos custam entre R$ 400.000 até R$ 550.000, e todos com desempenho inferior do modelo da BYD, exemplo o Mercedes Classe E que custa R$ 557 mil, na versão E 300 e curiosamente traz motor de apenas 258 cv, lembrando que o BYD tem quase 500 cv.
Enquanto o seu rival direto Porsche Taycan que é 100% elétrico parte atualmente de R$ 615 mil, porém, trazendo nesta configuração mais barata 408 cv de potência.
A BYD oficialmente ainda não revelou quando dará inicio a venda de seus automóveis aqui no Brasil, porém a montadora chinesa já tem instalações no Brasil, a BYD atualmente já vende no Brasil ônibus e caminhões elétricos, além disso, já há algumas unidades do modelo rodado em testes no Brasil como mostra o flagra acima feito por Renan Conti e publicado pelo site Autos Segredos.
O BYD Tang, o SUV elétrico que será rebatizado de BYD Tan no Brasil para não ter nome de suco, já está em testes no Brasil e deve ser o primeiro carro da BYD chegar por aqui, provavelmente no primeiro trimestre de 2022 (entre fevereiro e março) ele já esteja nas lojas.
Enquanto o sedan BYD Han EV deve chegar no primeiro semestre de 2022, esperamos que suas vendas tenham início até junho de 2022 no Brasil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.