Impulsionado pelo sucesso do SUV BYD Tan, que vendeu mais de 500 exemplares em menos de um mês no Brasil, montadora chinesa BYD, já está vendendo por aqui o sedan de luxo Han. Com preço de R$ 539.990, tem motor 100% movido a eletricidade, sendo capaz de rodar até 500 km com uma carga completa, o BYD Han impressiona pelo interior luxuoso e desempenho de superesportivo, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos.
Índice desta matéria
A chinesa BYD é atualmente a maior produtora mundial de veículos e componentes elétricos, produzindo desde veículos de passeio, ônibus, caminhões, até geradores e baterias, tanto é que eles firmaram recentemente um acordo com a Tesla para o fornecimento de baterias para os modelos da fabricante norte-americana. Ou seja, a BYD sabe o que faz e tem qualidade quando se trata de veículos elétricos.
A ideia do BYD Han 2023 é ser uma alternativa mais barata em relação a sedans elétricos esportivos como Porsche Taycan, que mesmo custando entre R$ 629.000 até R$ 1,1 milhão, se tornou em um dos Porsches mais vendidos no Brasil, sem dúvidas há um mercado muito promissor para veículos elétricos de alto desempenho por aqui.
Tanto é que marcas como Audi, BMW e Mercedes já estão trazendo modelos deste tipo e preço para cá, como é o caso do RS e Tron GT com 598 cv, que custa R$ 1 milhão, o BYD Han tem como grande vantagem entregar desempenho semelhante ao rivais custando muito menos.
Outro rival do BYD Han é o Tesla Model S, porém esse não é vendido de forma oficial no Brasil, há algumas unidades no país porém todas trazidas por importação independente, por isso seu preço assusta, alcançando hoje (junho de 2022) a casa de R$ 1.5 milhões.
A missão de impulsionar o sedan elétrico chinês fica a cargo de dois motores elétricos, um com 222 CV posicionado no eixo dianteiro e outro de 272 CV montado sobre o eixo traseiro, combinados desenvolvem uma potência de 494 CV, para um torque de 69.3 kgfm de torque. A tração é 4×4 integral.
Esta potência é obtida através de um conjunto de baterias que ficam embaixo do assoalho, na parte central do carro, elas fornecem 76.9 kW, e tem garantia de funcionamento por 8 anos, sem limite de quilometragem, o carro em si tem garantia de 5 anos ou 500.000 km.
De acordo com dados de fábrica, a aceleração do BYD Han de 0 a 100 km/h é feita em 3.9 segundos, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 189 km/h. Como mais importante do que acelerar é conseguir parar, o BYD Han conta com freios de carro esportivo, assinado pela marca Brembo, conta com discos ventilados e perfurados na dianteira e discos normais na traseira.
Lembrando que o Porsche Taycan mais acessível custa R$ 629.000, tem motor de apenas 326 cv, vai de 0 a 100 km/h em 5.4 segundos, com autonomia para rodar entre 350 km a 450 km com uma carga completa das baterias.
São três modos de condução para o BYD Han: ECO, Sport e Neve, sendo que em cada um destes modos é alterado o envio da força dos motores as rodas, além da resposta do acelerador e da direção, mudando também autonomia final o carro, que pode chegar até 500 km no modo ECO, segundo dados de fábrica.
O Han vem de série equipado com um novo tipo de baterias, chamadas de BYD BLAD, elas permitem um carregamento ultra rápido com corrente continua de 100 kW, sendo que em apenas 10 minutos neste tipo de tomada de alta potência, é possível conseguir energia suficiente para rodar 135 km, com 30 minutos é possível ter até 80% da carga. É um sistema similar ao visto no Porsche Taycan e no Tesla Model S Plaid.
Lembrando que em uma tomada comum, o tempo de recarga ainda é demorado, necessitando de 12 horas para realizar uma carga completa das baterias.
Passando para o visual, o BYD Han 2023 traz um estilo aerodinâmico e futurista, seguindo a moda atual, sua carroceria é do tipo fastback, ou seja é um sedan de 4 portas com jeitão de coupé, é um estilo bonito e que deve agradar a maior parte dos compradores.
Claro que definitivamente o BYD Han não tem o mesmo apelo visual de um Tesla Model S ou de um Porsche Taycan (foto acima), porém esse design “menos chamativo”, pode ser bom para quem quer desfrutar ruas brasileiras de um veículo elétrico de alto desempenho, sem chamar tanta atenção.
Nas laterais, as maçanetas ficam escondidas nas portas, assim como no Tesla Model S, se projetam para fora assim que o motorista se aproxima com a chave no bolso, o que confere uma aparência minimalista ao carro, além de melhorar a aerodinâmica. Na traseira destaque para o conjunto de lanternas que é todo em LED com efeito 3D, é um conjunto muito bonito.
—
Outro diferencial deste sedan elétrico da BYD é o seu tamanho grande, ele mede 4.98 m de comprimento, por 1.91 m de largura e 1.49 m de altura, já o entre-eixos fica em generosos 2.92 metros de comprimento. Ou seja, seu espaço interno é amplo, mais uma vez comparando com o rival da Porsche, o tamanho do BYD é praticamente o mesmo do Taycan.
O carro é tão grande, que suas rodas aro 19, calçadas por pneus de perfil baixo, 245/45 R19, aparentam ser pequenas no sedan.
Apesar de todo o tamanho da carroceria, o porta-malas é relativamente pequeno, devido ao motor elétrico traseiro roubar espaço da bagagem, são apenas 410 litros no porta-malas do BYD Han.
O interior surpreende, o BYD Han 2023 traz a mesma arquitetura do SUV BYD Tan, um ambiente moderno e minimalista, há poucos botões físicos, a maior parte dos comandos ficam concentrados na tela gigante de 15.6 polegadas localizada ao centro do painel (foto abaixo).
A tela possui rotação elétrica, é igual a um tablet gigante que pode ficar tanto na vertical quanto na horizontal. Outro detalhe que poucos carros no mercado possuem é uma tela touch para os passageiros do bancos de trás, a peça permite controlar a temperatura do ar condicionado e o sistema de áudio.
Também merece destaque o acabamento do BYD Han, a maior parte da cabine é forrada com materiais de toque suave como couro, há detalhes em alumínio e madeira, os bancos são largos e tem acabamento em couro nobre acolchoado. O comprador brasileiro do BYD Han poderá escolher entre duas opções de cores para o acabamento interno: Marrom ou vermelho.
A lista de itens de série do BYD Han impressiona e justificam o preço elevado do modelo, não ficando atrás do encontrado nos luxuosos sedans alemães, como Mercedes, Audi ou BMW, inclui equipamentos como ar condicionado com duas zonas de temperatura, saída independente e comandos touch para o banco traseiro, carregador wireless para smartphones, nove airbags, sistema de câmeras 360 graus, sistema keyless, bancos com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação, inclusive para os bancos traseiros (com exceção do banco central), comando traseiro para ajuste do banco dianteiro do passageiro, ajuste elétrico lombar para os bancos dianteiros.
Há ainda uma interessante função memória para o ajuste do volante, teto solar panorâmico digital, painel 100% digital configurável de 12,3 polegadas, multimídia com tela rotativa de 15,6 polegadas, 6 tomadas USB, sistema de som premium com 12 alto falantes, câmera interna com gravação e modo selfie, luzes em LED configuráveis na cabine.
Do lado de fora o BYD Han ainda conta com faróis Full LED com ajuste automático do farol alto, que não ofusca os outros motoristas, rodas aro 19, porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento – basta passar o pé embaixo do para-choque que a tampa abre ou fecha de forma elétrica.
Por fim, o modelo conta com um completo pacote de segurança e assistência a condução, composto por piloto automático adaptativo ACC, com função Stop and Go, alerta de colisão frontal com frenagem frontal automática, assistente de permanência na faixa de rolagem, assistente de mudança de faixa, sensores de pontos cegos, sistema de estacionamento automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de trafego cruzado traseiro, além do sistema de detecção de abertura das portas – que informa a presença de veículos ou ciclistas ao abrir as portas.
Enfim, o preço de R$ 540 mil do BYD Han é quase R$ 100 mil inferior pedido pelo Porsche Taycan, porém certamente muita gente vai ficar com os dois pés atrás ao investir meio milhão de reais em veículo de uma marca totalmente desconhecida no país. É verdade que se trata de uma das maiores montadoras de carros do planeta e que é especialista em veículos elétricos, porém ainda sem qualquer tradição em automóveis de passeio no país.
A situação contra o BYD Han complica principalmente se compararmos com os rivais nesta faixa de preço, que são todos de marcas premium e de forte apelo de imagem, há muito mais orgulho em falar: “Comprei um Porsche”, do que em contar para os amigos: “Comprei um BYD”, isso tendo em vista que hoje no Brasil, quem compra um carro elétrico de R$ 500 mil não está muito preocupado com o preço da gasolina, e sim com a imagem que este veículo pode agregar.
Claro que o elétrico de luxo da BYD sem dúvidas tem qualidades, chega a surpreender pelo desempenho, interior e equipamentos, talvez um preço mais competitivo, somado a uma campanha de marketing agressiva, para agregar uma imagem premium e exclusiva a marca, ajude nas vendas, porém atualmente custando R$ 540 mil a coisa fica muito complicada para o BYD Han, que deve ser uma figura rara nas ruas brasileiras.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.