*Atualizado em 20 de junho de 2024
A BYD continua firme em sua ofensiva no Brasil, após o lançamento do Dolphin Mini, a próxima grande aposta da marca é o sedan híbrido BYD King, que chega com preços a partir de R$ 175.800 e tem qualidades para roubar a liderança do Toyota Corolla no segmento. O BYD King chama atenção pelo seu conjunto, trata-se de um plug in híbrido com até 235 cv de potência, capacidade para rodar mais de 100 km no modo elétrico sem precisar de gasolina, tem desenho moderno e espaço interno superior ao rival Corolla, ou seja, parece que os dias de reinado do Corolla no Brasil estão chegando ao fim, mas calma que nem tudo são flores, há alguns pontos negativos e vacilos da BYD com o publico brasileiro que precisamos comentar.
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Com 4,78 metros de comprimento, 2,72 metros de entre eixos, 1,84 m de largura e 1,49 m de altura, o BYD King oferece dimensões internas maiores que as do Toyota Corolla, líder de vendas no segmento de sedãs médios no Brasil há anos. O sedan da BYD é 15 cm mais comprido, 5 cm mais largo, 4 cm mais alto e tem distância entre eixos 2 cm maior em relação ao Corolla.
Porém, apesar de maior, o porta-malas é ligeiramente menor devido ao sistema elétrico plugin que rouba espaço no BYD, são 450 litros contra 470 litros do Toyota.
O design combina linhas elegantes com elementos modernos, destacando-se nas ruas com sua presença imponente principalmente na dianteira, que é marcada por uma grade dianteira pronunciada com efeito 3D de profundidade, além de iluminação em LED na grade, e belos faróis Full LED, conferindo um aspecto distintivo e sofisticado ao BYD King. Na traseira também o conjunto de luzes também é full LED, contando com uma barra que corta a tampa do porta malas de um lado ao outro. Vale comentar sobre o teto que tem estilo coupé com caimento suave que vai até o final da traseira.
Ao contrário do Toyota Corolla Hybrid e do novo Honda Civic, que são apenas híbridos. Uma das principais vantagens do BYD King será sua mecânica híbrida plug-in chamada de DM-i, que permite ao BYD ser carregado na tomada, assim como um carro elétrico ele pode rodar 50 km apenas usando a eletricidade na versão de entrada ou 120 km na opção mais cara, isso sem precisar do motor a gasolina, algo que não existe no Corolla ou Civic. Com isso, será possível no King fazer tarefas curtas no dia a dia, como ir ao mercado ou levar as crianças na escola, sem precisar ir ao posto de gasolina, apenas carregando o carro em casa.
No Brasil o BYD King terá duas versões de baterias, a opção de entrada chamada GL usará bateria de 8,3 kWh com capacidade de recarga de até 3.3 kW e enquanto a versão mais cara GS tem mais que o dobro do tamanho na bateria, com 18.3 kWh e capacidade de recarga de até 6,6 kW. Sendo que o BYD King usa o mesmo tipo de baterias dos carros elétricos, são do tipo Blade.
Além de ser um plug in híbrido, o BYD King também se diferencia pela ótima potência, ele combina um motor a gasolina de 1.5 litros, aspirado, 4 cilindros, capaz de gerar 110 cavalos e 13,5 kgfm de torque, com um potente motor elétrico com 180 cavalos e 31.6 kgfm de torque na versão GL ou 198 cv e 33.1 kgfm na versão GS.
Ambos ficam na dianteira e trabalhando junto com o motor 1.5 a gasolina entregam uma potência combinada de 204 cavalos na versão GL ou impressionantes 235 cv na King GS. Este é o mesmo conjunto híbrido do SUV BYD Song, porém aqui com uma calibração mais mansa, justamente porque o sedan é mais leve. Não custa lembrar que o Toyota Corolla híbrido tem potência combinada de apenas 126 cv, enquanto o Honda Civic tem 184 cv.
O King oferece um desempenho muito bom, enquanto ainda proporciona uma condução eficiente e econômica. A transmissão automática CVT é do tipo que é usada nos elétricos, com apenas uma única marcha, garante trocas suaves e uma experiência de direção confortável, dados de fábrica afirma que o sedan faz de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e alcança os 185 km/h de velocidade máxima, enquanto o Corolla Híbrido, não custa lembrar, precisa de demorados 12 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Uma baita diferença.
Calma que ainda não acabou, entre as qualidades do BYD King não podemos deixar de citar o baixíssimo consumo de combustível, de acordo com dados iniciais de fábrica algo em torno de 25.6 km/l na cidade, enquanto o Corolla híbrido faz no máximo 18 km/l. Chama atenção também a autonomia total do King, que combinando os dois motores poderá fazer viagem de até 1.175 km com um tanque de 48 litros gasolina. Lembrando que estes dados seguem os padrões NEDC, que é um pouco mais otimista em relação ao nosso PBEV do Inmetro.
O King tem a mesma arquitetura interna de outros modelos de entrada da BYD como o Dolphin e Dolphin Mini, o acabamento é bom, porém não chega a ser luxuoso. Enquanto na China o modelo tem opções exóticas na cabine como detalhes em vermelho no painel e nos bancos, aqui no Brasil a BYD adotará um acabamento mais de acordo com o gosto do brasileiro, com padronagem cinza e preto, além de detalhes em tons claro nos bancos. Note que não há alavanca de câmbio, no lugar o BYD King tem apenas um seletor giratório, no console também ficam o botão para ligar o motor, escolher os modos de condução e o acionamento do freio de estacionamento.
Destaque para a enorme central multimídia com tela rotativa de 12.8 polegadas no centro do painel, ela possui comandos por voz (basta dizer “Hi BYD”) que o carro responde, Android Auto, Apple CarPlay, GPS, internet 4G e atualizações remotas OTA, além do serviço de nuvem da BYD. Ainda de série há painel digital de 8.8 polegadas ao estilo tablet, sistema de som com seis alto falantes, 2 tomadas USB dianteira e 2 traseira. Entre os equipamentos há diferenciais como freio de estacionamento eletrônico por botão com função Auto Hold, ar-condicionado automático digital com filtro PM 2.5 controlado pela tela da central e com saída independente para o banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos, assento traseiro reclinável, espelhos externos rebatíveis automaticamente e com aquecimento para evitar embaçamento, retrovisor interno eletrocrômico, carregador wireless para smartphone, faróis Full LED com acendimento automático, lanternas em LED, ajuste de altura e profundidade para o volante, piloto automático comum, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de câmeras 360 graus.
Há ainda seis airbags, auxílios para partidas em rampas e para descidas, controles de tração e de estabilidade, rodas em liga leve aro 17, freio a disco nas quatro rodas.
A versão top de linha, GS acrescenta a lista, banco elétrico também para o passageiro, iluminação ambiente em LED com cores configuráveis, além de ar-condicionado automático Dual Zone.
Infelizmente a versão do BYD King que vem ao Brasil, provavelmente para custar mais barato, abre mão de alguns itens existentes na China em outros mercados como no México. No Brasil o sedan NÃO TERÁ piloto automático adaptativo ACC, alerta de saída de faixa com auxílio para manter o carro na rota e frenagem automática frontal e traseira. Esta é uma falha grave, afinal o rival Toyota Corolla tem estes equipamentos de série em todas as suas versões e o sedan da BYD em outros mercados tem tais equipamentos.
Outra ausência no Brasil é o teto solar, que existe no modelo lá fora e por algum motivo foi retirado aqui no Brasil.
O BYD King chega oficialmente ao Brasil com preço de R$ 175.800 na versão GL e R$ 187.800 na GS. Apesar de não ser um sedan barato para grande parte da população, este valor abaixo dos R$ 190 mil coloca o sedan chinês em um patamar muito mais interessante em relação ao Toyota Corolla Altis Hybrid, que hoje sai por R$ 190.120 ou R$ 200.910 na versão top Altis Hybrid Premium. Lembrando que o BYD é um plug in híbrido, ou seja, que pode ser carregado na tomada e rodar sem gasolina, enquanto o Corolla é apenas híbrido, ou seja, precisa sempre de gasolina no tanque. O mesmo acontece com o Honda Civic, que hoje no Brasil custa salgados R$ 265.900.
Apesar de custar mais barato e ter um conjunto híbrido muito interessante com mais de 200 cv, o BYD King esbarra em alguns pontos negativos que podem afastar compradores. O primeiro é o seu preço inicial de R$ 175.800, apesar de custar mais barato que o Corolla Hybrid, não é um valor tão competitivo assim, afinal se você não faz questão de ter um carro híbrido na garagem, por R$ 151.000 (R$ 24.800 mais barato que o BYD) você já pode comprar um Corolla GLi 2.0 flex com interessantes 175 cv e que já vem com recursos inexistentes no BYD como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automático e auxílio de saída de faixa que mantem o carro na rota.
Ainda vendo o copo meio vazio, não custa lembrar que estamos falando de uma marca nova, com menos de 2 anos no Brasil e uma rede pequena de concessionárias limitadas as grandes cidades, além de um carro com uma tecnologia híbrida que ainda é uma incógnita com relação a durabilidade e custo de manutenção, que pode trazer algumas surpresas com relação a peças e principalmente a desvalorização futura.
O BYD King é o plugin híbrido mais barato do Brasil, e também o sedan híbrido médio mais potente, enquanto o Corolla Hybrid entrega apenas 126 cv de potência, o King com seus 235 cv tem quase o dobro de potência, além de ter desempenho e consumo em níveis superiores. A grande vantagem do BYD King é justamente poder ser utilizado como um carro 100% elétrico, ou seja, você deixa ele carregando durante a noite e pode ir a voltar do trabalho sem precisar de gasolina.
O BYD trouxe um lote inicial de 5 mil unidades do King para o Brasil, as vendas começaram no dia 19 de junho de 2024.
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