O Salão de Paris que ocorreu no ultimo mês foi palco para o lançamento de importantes novidades para o mercado brasileiro, uma dessas novidades é o inédito SUV BYD Sea Lion 07 2025. Mostrado como conceito no final do ano passado na China o Sea Lion (Leão Marinho em português) representa um update da família Ocean da BYD (que inclui carros como o Dolphin e Seal), ele chama atenção pelo visual arrojado e pelo desempenho, por aqui sua estreia deve ocorrer em meados do próximo ano, porém a expectativa é de que tenha preço “pouco acessível”, na faixa dos R$ 300.000.
Índice desta matéria
Na China, onde o Sea Lion 07 2025 já começou a ser vendido, há duas configurações de motores, os preços variam de equivalentes R$ 135.000 a R$ 176.000, já no Brasil com impostos e custos de importação, esse valor deve dobrar, esperamos algo em torno dos R$ 300.000.
Logo de cara o Sea Lion agrada pelo design arrojado futurista que lembra muito o visto no BYD Seal, sedan que faz da parte da linha Ocean e a venda no Brasil desde 2023. É até difícil achar uma categoria para classificar o Sea Lion, oficialmente ele é um crossover, uma mistura de SUV com hatchback e coupé esportivo.
Em seu país de origem ele foi construído com a missão de desafiar o Tesla Model Y, que embora desconhecido por aqui é um dos elétricos mais vendidos do planeta, por isso a carroceria tem estilo coupe, assim como ocorre no rival da Tesla. As maçanetas ficam escondidas nas laterais dando um aspecto limpo ao carro, elas se projetam para fora assim que o motorista se aproxima com a chave.
Enquanto lá fora o Sea Lion tem como missão bater de frente com o Tesla mais vendido, por aqui no Brasil ele chegará com a tarefa de preencher o vácuo entre os SUVs BYD Song Pro e o BYD Tan, ou seja é um produto mais luxuoso e potente do que o Song, porém com um valor mais acessível do que o Tan que hoje custa mais de R$ 550 mil.
Construído sobre a plataforma elétrica “e-Platform 3.0 Evo” o BYD Sea Lion 07 na China está disponível com 308 CV na versão mais barata ou impressionantes 523 CV na opção mais cara com dois motores e tração 4×4 integral, um detalhe curioso é que nesta versão mais forte o motor elétrico é capaz de rodar a 23.000 rpm.
Um dos diferenciais deste SUV será seu desempenho esportivo, em sua versão mais barata com 300 cv, ele vai de 0 a 100 km/h em em 6.7 segundos, enquanto na opção mais potente com 520 cv a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 4,5 segundos, em ambas a velocidade máxima é limitada aos 215 km/h para poupas as baterias.
O carro conta com baterias LFP Blade de 71.8 KWH ou de 80.64 KWH, a autonomia máxima anunciada é de 550 km, isso no ciclo no chines que costuma ser mais otimista do que o padrão do INMETRO que é mais conservador.
Segundo dados de fábrica é possível obter de 10 a 80 % das energia das baterias em apenas 25 minutos usando um carregador publico de alta potência.
O interior do BYD Sea Lion agrada, ele tem uma cabine luxuosa e muito bem construída, painel e as portas são forrados com materiais de toque suave, o desenho também agrada, traz uma proposta mais clássica e elegante em relação a outros modelos da BYD.
Ao centro há uma generosa central multimídia de 15,6 polegadas rotativa, isso mesmo 15 polegadas, enquanto o painel digital tem 10 polegadas. Entre os equipamentos de série estão itens como teto panorâmico em vidro, faróis e lanternas com iluminação dinâmica, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento por gestos o pacote de assistência ao motorista DiPilot 100, que reúne nada menos do que 12 sensores e um sistema de câmeras para auxiliar ao condutor, sendo que praticamente pode guiar o carro de forma automática em algumas situações.
O comprimento do BYD Sea Lion 07 também agrada, ele mede 4,83 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,62 m de altura, sua distância entre eixos é de amplos 2,93 metros, ou seja, ele é maior do que muitos sedans de luxo no mercado. Outro ponto que chama atenção é o espaço no porta malas com 500 litros de capacidade.
Porém por ser um carro grande e elétrico, seu peso também é elevado, principalmente devido as baterias eu ficam no assoalho, o Sea Lion 07 pesa 2,330 kg, ele é mais pesado do que um SUV como o Toyota SW4 de 7 lugares.
Enfim o BYD Sea Lion 2025 é mais um produto recém lançado que chegará ao Brasil com a missão de mudar a imagem dos carros chineses, em um intervalor de menos de 20 anos ele foram de simples copias dos carros ocidentais para modelos que impressionam pela tecnologia e design, é verdade que os carros chineses ainda possuem fama de ser desvalorizar e muita gente tem um pé atrás antes de abrir a carteira para um modelo chines, ainda mais no caso do Sea Lion que custa na faixa dos R$ 300,000. Mas, uma coisa é certa, assim como aconteceu em 2024, a invasão dos carros chineses continuará em 2025.
O lançamento do BYD SeaLion 7 no Brasil não deve demorar, o carro inclusive já foi flagrado no Brasil agora em outubro, rodando ainda com visual camuflado. Acreditamos que ele deve estrear nos primeiros meses de 2025.
Acima uma projeção ilustrativa da futura Renault Niagara 2026 Após vários anos no ostracismo a…
O Novo Kia Sportage 2026 acaba de ser lançado na Coreia do Sul, o SUV…
Inegavelmente o grupo Stellantis que engloba as marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep é o…
A Volkswagen apresentou de forma oficial nesta terça-feira (05/11) o novo T-Cross Sense 2025, a…
Apesar de ainda faltarem 57 dias para 2025, já está nas lojas a RAM Rampage…
Um dos lançamentos mais esperados do próximo ano já tem nome definido, a Volkswagen anunciou…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.