BYD

BYD Shark – Picape híbrida de 437 cv começa a ser vendida no Brasil por R$ 380 mil

BYD Shark, a primeira picape plugin híbrida da marca chinesa acaba de ser lançada oficialmente no Brasil, ela chega em versão única com preço de R$ 379.800. Tem motorização super potente, são nada menos do que 437 cv, a picape BYD será a mais potente e veloz do mercado nacional. Apesar de não ser nada barata, este valor inicial de lançamento colocará a BYD Shark pra enfrentar as picapes tradicionais do Brasil, ela custa R$ 8.400 mais caro em relação a Toyota Hilux GR-Sport e cerca de R$ 27 mil a mais em relação a versão topo de linha da Ford Ranger. Apesar do preço desfavorável, não custa lembrar a BYD Shark é muito mais potente em relação as rivais brasileiras, além do fato desta pick up poder rodar como um carro elétrico, ou seja, é um produto muito interessante e diferente do que há atualmente na categoria. Vamos conhecer em detalhes.

Byd Shark

BYD Shark traz uma proposta diferente ao mercado

A BYD Shark é uma picape diferente do que estamos acostumado a ver no mercado, ao começar por sua motorização, enquanto a grande maioria das picapes no mundo apostam em motores diesel, a Shark é movida por três motores, um a gasolina 1.5 turbo, 4 cilindros a gasolina com 192 cv, combinado com dois outros motores elétricos, um no eixo dianteiro com 231 cv e outro na traseira com 203 cv. Esta verdadeira usina de força consegue debitar nas quatro rodas impressionantes 437 cv de potência e 65 kgfm de torque, simplesmente uma das picapes mais potentes no mundo e a mais potente e rápida aqui no Brasil. Lembrando que a tração é 4×4.

BYD Shark é mais rápida que o Golf GTi

Dados de fábrica afirmam que a BYD Shark vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, uma marca digna de carro esportivo, ela supera modelos como o famoso VW Golf GTi, que faz esta mesma marca em 5,9 segundos. Porém como estamos falando de uma picape, a velocidade máxima é limitada eletronicamente, por questão de segurança, aos 160 km/h.

BYD Shark 2025

Preço da BYD é caro?

Dependendo do ponto de vista você pode achar a BYD Shark cara, não tiramos a sua razão, porém vendo por outro lado, vale apena comentarmos estamos aqui falando de uma picape híbrida com 437 cv de potência e que vai de 0 a 100 km/h em menos de 5,7 segundos, a Ford Ranger Raptor, tem 397 cv, vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, porém custa R$ 475.000. Enquanto a Hilux GR Sport, tem apenas 224 cv de potência, ou seja, praticamente a metade da potência da Shark, custa salgados R$ 371.900, outro exemplo é a RAM 1500 2025 agora com motor Hurricane 6 bi turbo de 426 cv e custa R$ 540 mil. Ou seja, pelo pacote que esta picape da BYD entrega o preço não está ruim, você pode questionar com relação a qualidade ou tradição da marca, mas ai a história é outra.

Ela tem três modos de funcionamento

O funcionamento da BYD Shark também é curioso, são três modos de propulsão. Ela pode ser utilizada como um carro 100% elétrico, rodando apenas com os motores elétricos sem precisar de gasolina. O segundo modo é o “híbrido em série”, na qual o carro é movido pelos motores elétricos enquanto o motor a gasolina fica a cargo de alimentar as baterias. A terceira opção de rodagem é a “híbrida paralela”, na qual todos os três motores empurram a picape, neste modo é que são ativados os 437 cv de potência.

Byd Shark dianteira detalhe faróis

Tempo de recarga

A BYD Shark é um híbrido do tipo plugin, ou seja, pode ser recarregado na tomada assim como um carro elétrico comum, no caso há um pack de baterias no assoalho com 29,6 kWh de armazenamento, a BYD já instalou neste modelo um avançado sistema de carga rápida, na qual promete obter de 30% para 80% da carga das baterias em apenas 20 minutos usando uma tomada de alta potência (40 kW DC), porém em uma tomada comum caseira de 220v, são necessárias longas 9 horas para a obter a carga completa.

Byd Shark 2025

Picape com consumo de carro 1.0

O mais bizarro é o consumo da BYD Shark, no modo híbrido ela tem consumo médio na cidade de 24 km/l, enquanto na estrada fica em 19 km/l, ou seja, esta pesada picape de 437 cv, com peso de quase 3 toneladas (2750 kg) e mais de 5 metros de comprimento consegue ser mais econômica do que um carro compacto 1.0 como um Renault Kwid.

Autonomia e consumo da BYD Shark

Ainda com relação ao consumo, no modo elétrico ela roda até 100 km com uma carga completa na cidade, isso no padrão chinês de medição NEDC, já no padrão brasileiro PBEV do Inmetro, o seu modo elétrico foi homologado em 57 km.

Enquanto no modo híbrido a autonomia com um tanque cheio é de 840 km, apesar de boa é uma autonomia menor que as picapes diesel, que atualmente superam os 1000 km. Mas, fazendo uma defesa da BYD, o problema aqui é que faltou espaço para um tanque maior devido ao espaço necessário para as baterias, o tanque de combustível da Shark tem apenas 57 litros.

Byd Shark mede 5,40 m de comprimento

Dimensões da BYD Shark agradam

Outro ponto forte da BYD Shark 2025 é seu tamanho maior que as picapes comuns, ela mede 5,46 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,89 m de altura, sua distância entre eixos é de 3,26 metros. Comparado com Hilux, S10 e Ranger, a picape híbrida da BYD é quase 10 cm mais comprida. O espaço interno também é bom, fica no mesmo patamar da Ford Ranger – atualmente a picape mais espaçosa da categoria, sua distância entre eixos é cerca de 17 cm maior em relação a Hilux, Amarok e S10.

Byd Shark caçamba tem bom tamanho, porém a capacidade de cara é ruim, apenas 790 kg

O tamanho da caçamba fica no padrão das rivais, tendo 1200 litros (1,52 m de comprimento, 1,50 m de largura e 51,7 cm de altura), porém a BYD Shark sofre do mesmo mau das picapes RAM, a baixa capacidade de carga devido ao peso elevado. Seu peso seco é de 2.750 kg ai sobra pouca margem para carga sobre o chassi, principalmente devido ao peso das baterias no assoalho, a capacidade de carga desta picape híbrida é de apenas 790 kg, a mesma da Fiat Strada.

Outro ponto negativo é a baixa capacidade de reboque, a BYD Shark puxa apenas 2.500 kg, são 1.000 kg a menos em relação as picapes diesel 4×4 como Hilux e S10.

Byd Shark interior painel

Interior da BYD Shark tem desenho polêmico, porém é bem equipado

O interior da BYD Shark tem proposta futurista, o desenho minimalista e bastante diferente do painel pode dividir opiniões. Apesar disso, o acabamento da picape é rico em detalhes, há diversas partes revestidas em material softouch, não só no painel, como nas portas e no console central.

No centro do painel há uma enorme tela de 12.8 polegadas rotativa, que pode ser usada no modo paisagem ou retrato, ela possui ainda internet 4G e serviços na nuvem e GPS integrado nativo, o quadro de instrumentos é digital e tem 10 polegadas, há ainda um head up display que projeta informações essenciais no para-brisa acima do volante, enquanto o ar-condicionado já é automático dual zone com saída independente para o banco traseiro, recursos que não vemos nas picapes rivais.

Byd Shark interior

Assim como outros modelos da BYD, a picape Shark contará com recursos e serviços remotos, é possível fazer várias operações como ligar o motor e o ar-condicionado a distância, ou ainda consultar a localização do veículo em tempo real, tudo através de um aplicativo no smartphone, lembrando que a picape fica o tempo todo conectada a internet através do 4G.

Byd Shark tem bancos dianteiros elétricos, com aquecimento e resfriamento

Ainda sobre a lista de equipamentos, há bancos em couro ecológico, bancos dianteiros elétricos e com sistema de aquecimento e resfriamento, sistema de som premium Dirac com 8 alto falantes, 2 tomadas USB dianteira e duas traseiras, freio de estacionamento elétrico por botão, direção elétrica com assistência ajustável, três modos eletrônicos de condução: Areia, Lama e Neve, tração 4×4 AWD inteligente com distribuição automática de acordo com a necessidade, faróis inteligente Full LED com acendimento automático e que não ofuscam os demais motoristas, além de rodas em liga leve aro 18, banco traseiro bipartido e rebatível, assistente de subidas e descidas, retrovisores elétricos com rebatimento automático e sistema elétrico para desembaçar os retrovisores, retrovisor interno anti ofuscamento, sensores de estacionamento dianteiro e traseiros, trava elétrica na tampa da caçamba e sistema elétrico de abertura, partida do motor por botão e sistema keyless.

Byd Shark interior console central

Entre os recursos de segurança há câmeras 360 graus com visão aérea do carro, piloto automático adaptativo ACC, sistema de navegação inteligente ICC com leitura de placas de transito, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro, frenagem automática traseira, assistente de permanência na faixa com alerta de saída de faixa e um sistema que faz pequenas correções no volante para manter o veículo na rota, alerta de veículos ou ciclistas na hora de abrir as portas entre outros recursos do pacote ADAS.

Ainda falando em equipamentos, a picape tem três tomadas na caçamba, o que permite usar a picape como um gerador elétrico, é possível inclusive fornecer energia para outro carro elétrico ou alimentar uma residência.

Byd Shark

Vai vender bem?

O Brasil é um dos primeiros mercados do mundo a receber a nova picape híbrida da BYD, a fabricante chinesa em breve estreará sua fábrica nacional e a Shark poderá ganhar produção brasileira. A fabricante aposta alto no sucesso desta picape no mercado brasileiro, principalmente visando o público do agro negócio. Eles acreditam que a BYD Shark conseguirá roubar clientes de modelos tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

Inegavelmente este produto da BYD é diferenciado, traz tecnologias e inovações inéditas no mundo das picapes e tem preço até que competitivo aqui no Brasil frente ao que ela entrega. Porém, há algumas ressalvas a serem comentadas, o publico de picape é bastante tradicional, pauta sua escolha principalmente pela confiança na marca e no produto, no caso da Shark estamos falando de uma marca nova com cerca de 2 anos de Brasil, com um produto inédito, lançado mundialmente há poucos meses e com uma tecnologia também inédita no mundo, ou seja o grande ponto duvidoso, ou melhor o grande desafio para a BYD Shark vender bem no Brasil, será superar a desconfiança do consumidor, afinal estamos falando de veículos que custam hoje no país quase o preço de um apartamento.

Byd Shark tem muitas qualidades, porém terá a dura missão de conquistar compradores entre as picapes tradicionais no Brasil

Garantia de 6 anos

A BYD Shark terá garantia total de 6 anos, enquanto as baterias do motor elétrico tem garantia de 8 anos, sem limite de quilometragem.

No link abaixo você confere a ficha técnica completa da BYD Shark:

Ficha_Tecnica_Shark_Update_15.10-v2

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Ford EcoSport 2025 – SUV deve voltar a vida no próximo ano

A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…

16 horas atrás

Toyota Hilux 2025 chega com novidades, preços partem de R$ 228.690 até R$ 339.400

A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…

18 horas atrás

Novo Mitsubishi Outlander 2025 deve finalmente chegar ao Brasil

Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…

23 horas atrás

Novo Porsche Macan 2025 chega ao Brasil apenas com motores elétricos, preços partem de R$ 560 mil

A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…

1 dia atrás

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

2 dias atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

5 dias atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.