De acordo com informações da Revista Quatro Rodas a montadora chinesa BYD estuda importar para o Brasil a partir do próximo ano (2022) o SUV elétrico Tang, o modelo chegaria ao país para focar em uma clientela endinheirada rivalizando na faixa dos R$ 350.000 a R$ 450.000 com carros como Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport. Em linha com o que disse a matéria no mês passado um exemplar do BYD Tang foi flagrado pelo blog Primeira Marcha em testes no Brasil no último mês, o que reforça que o lançamento do modelo por aqui vai mesmo acontecer.
Índice desta matéria
A BYD sabe o que faz com relação a veículos elétricos…
O grande destaque do SUV da BYD fica por conta da sua motorização que é totalmente elétrica, vale lembrar que a montadora chinesa BYD, vende apenas modelos com esse tipo de motorização ou carros híbridos.
Apesar de ainda ser bastante desconhecida com relação a automóveis por aqui, a BYD já está desde 2015 no Brasil, eles oferecem produtos como ônibus elétricos, caminhões, empilhadeiras, VLTs, além de geradores, baterias e placas de energia solares. A marca também foi durantes vários anos a produtora número 1º no mundo de baterias de lítio para veículos elétricos, além de serem atualmente uma das líderes mundiais na produção de veículos elétricos, tendo produzido mais de 1 milhão de unidades deste tipo de veículo.
SUV elétrico de até 500 cv
O BYD Tang 2022 tem um desempenho que impressiona, no mercado externo ele conta com três níveis de motorização: Comfort, Luxury e Supreme, sendo que na opção mais barata ele vem com um motor elétrico de 214 cv e autonomia para rodar 565 km, enquanto que as versões Luxury e Supreme contam com uma motorização bastante especial, são dois motores e nada menos do que 509 hp de potência, tendo autonomia para rodar por até 505 km com uma carga das baterias.
Dependendo da versão a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4 permanente, dotada de um sistema inteligente que distribui a tração entre as rodas de acordo com a necessidade de forma automática.
Como se trata de um modelo elétrico toda a potência e o torque são disponibilizados para as rodas de forma instantânea, por isso a aceleração de 0 a 100 km/h é realmente muito veloz, a versão de 509 cv vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.6 segundos.
Já a versão mais barata e menos potente com 214 cv, vai de 0 a 100 km/h em 8.5 segundos. Em ambos os casos a velocidade máxima é limitada aos 180 km/h eletronicamente.
Design do BYD Tang agrada…
O BYD Tang 2022 promete chamar atenção nas ruas pelo seu design moderno, agressivo e muito bem resolvido, o modelo é a mais uma prova que os designers chineses estão evoluído a passos largos.
Enquanto os carros antigos da BYD tinham visual sem graça, o Tang é bem diferente, o SUV traz linhas cheias de personalidade. Na dianteira destaque para a enorme grade cromada que é formada por uma série de lâminas cromadas, o estilo contrasta com o aspecto afinado dos faróis, que são do tipo Full-LED, o para-choque tem um aspecto agressivo, completando o visual interessante do BYD Tang.
Já de perfil o SUV tem um aspecto robusto com linha de cintura elevada, além de caixas de rodas amplas, dependendo da versão as rodas podem ser aro 22, destaque ainda para o teto curvo e com caimento suavizado na traseira que confere uma aparência de coupé ao SUV.
A terceira coluna fica invisível e é revestida em vidro, o que confere ao teto um interessante conceito do tipo flutuante. Já a traseira tem um desenho elegante, com destaque principal para o conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED que cortam a traseira do carro de um lado ao outro, no geral o BYD Tang é muito bem desenhado, você não acha?
Interior do BYD Tang é luxuoso e tem espaço para 7 ocupantes
O interior do BYD Tang também agrada, ele traz um acabamento de excelente qualidade, com a maior parte da cabine forrada com couro e uma arquitetura minimalista que preza pela ausência de botões, a maior parte dos comandos, do sistema de navegação até o ar condicionado, estão concentrados no tela do sistema multimídia, que na versão mais cara vem com tela touch de 15 polegadas, a tela é do tipo “floating” e parece flutuar sobre o painel e pode ser rotacionada em direção ao motorista, ela é tão grande que mais parece uma TV à pendurada por um suporte no painel.
Entre os equipamentos de série do BYD Tang 2022 estão itens como cluster digital configurável com tela de 12.3 polegadas, sistema multimídia com tela rotacional de 12.8 polegadas, bancos em couro com forrações acolchoadas e diferentes texturas, teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, faróis full-LED auto ajustáveis, volante multifuncional com ajuste de profundidade e altura e aquecimento, bancos elétricos dianteiros e com sistema de aquecimento e resfriamento, ar-condicionado dual zone, carregamento sem fio para celulares, iluminação interna por LED com 30 opções de configuração de cores.
Destaque ainda para a parte da segurança, o modelo da BYD vem com sistema de câmeras de 360 graus, monitoramento de pontos cegos, frenagem de emergência automática, piloto automático adaptativo e sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática, além de 8 airbags.
Espaço de sobra para 7 ocupantes…
O BYD Tang 2022 é um SUV de grande porte, ele tem 4.87 m de comprimento, tem entre eixos de 2.82 m, a largura é de 1.95 m e altura fica em 1.72 m, ou seja, o espaço interno é amplo e pode acomodar até sete ocupantes.
O tamanho do porta-malas também chama atenção, mesmo com 7 pessoas à bordo há 235 litros de espaço para bagagem, com 5 pessoas a bordo o espaço para bagagem fica em 940 litros, enquanto que com as duas fileiras de bancos rebatidas o espaço para carga supera os 1650 litros.
Preço do BYD Tang poderá ser um problema no Brasil…
Infelizmente o BYD Tang 2022 não deve custar barato no Brasil. No mercado europeu o SUV custa a partir dos 53.000 euros, o que uma conversão direta para o real dá mais de R$ 330.000. No Brasil com os custo de importação podemos esperar um valor próximo aos R$ 400.000.
Venda direta no Brasil…
Para não encarecer muito o preço final, de acordo com informações da Revista Quatro Rodas, a BYD deve adotar um modelo de venda direta no país, ou seja nada de concessionária, lá fora esse tipo venda de adquirir carro diretamente com a fabricante vem se popularizando, porém no Brasil ainda é bastante raro perante ao publico normal.
Além do SUV Tang, a chinesa BYD também deve trazer ainda para o Brasil no próximo ano, o sedan Tan, rival de carros como Porsche Taycan, o sedan tem futurista de alta potência pode atingir os 100 km/h em menos de 3.9 segundos. Ele tem autonomia em torno de 500 km e potência de 493 CV (foto abaixo).
Há mercado para os carros elétricos da BYD no Brasil?
Enfim é nítida a evolução dos carros chineses ao longo da última década, de simples cópias de modelos vendidos no ocidente, os modelos chineses hoje em dia tem visual moderno, qualidade de construção e são bem equipados, porém atualmente no Brasil há poucas opções realistas de carros chineses, a única montadora que vem tendo bom desempenho é a Chery, que no Brasil está sendo administrada pela CAOA e vem crescendo a cada ano.
Enquanto que a JAC Motors com vendas muito baixas, está agora apostando um um caminho diferente e mais ousado para sobreviver, tendo a maior parte de sua linha de produtos hoje no Brasil composta por veículos elétricos, eles estão apostando tudo na popularização deste modelos, atualmente a JAC tem o modelo elétrico mais barato do Brasil, o E-JS1 por R$ 149.900.
Porém no caso dos elétricos da BYD há coisa deve ser um pouco diferente, será interessante ver como o público mais premium e exigente irá aceitar os carros da marca no Brasil, ainda mais se tratando de um segmento pouco explorado, o de veículos de luxo 100% elétrico. Talvez os fatores principais para o sucesso dos carros da marca BYD no Brasil estejam no preço e nas campanhas de marketing.
Fonte: Quatro Rodas
Uma resposta