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BYD Yuan Pro – SUV do Dolphin chega ao Brasil por R$ 182.800, porém decepciona

O BYD Yuan Pro está chegando ao Brasil agora em setembro, o SUV compacto chega ao país para ser uma opção elétrica frente a modelos como VW T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V e Jeep Renegade. O novo modelo da BYD tem visual atrativo, porém da alguns “tropeços” graves que podem complicar sua vida no mercado, como o preço elevado de R$ 182.800, a falta de itens de segurança mais sofisticados e a baixa autonomia de apenas 250 km no padrão PBEV.

Mais sobre o BYD Yuan Pro

O Yuan Pro é um modelo relativamente novo, foi lançado no início de 2024 na China, ele é feito sobre a mesma plataforma do BYD Dolphin e do BYD Yuan Plus, chamada de “e-Platform 3.0” feita exclusivamente para carros elétricos. Na China, o Yuan Pro é chamado de Yuan Up, sendo conhecido por lá como a versão SUV do Dolphin, principalmente por ter preço no mesmo patamar, bastante acessível alias, acredite na China o Yuan Pro parte de US$ 14.900 dólares (algo em torno de R$ 83.400), muito diferente dos R$ 180 mil pedidos por aqui.

Dimensões…

O BYD Yuan Plus tem as mesmas dimensões de rivais como T-Cross e Creta, são 4,31 m de comprimento, 1.83 m de largura e 1.67 m de altura, sua distância entre eixos é de 2.62 metros. Não custa lembrar que o Volkswagen T-Cross tem distância entre eixos 2.65 m, enquanto o Creta tem 2.61 m de entre eixos, ou seja, o elétrico da BYD fica no padrão da categoria com relação ao espaço interno. Porém…

Apesar do espaço interno para os passageiros ser razoável o porta malas do Yuan Pro decepciona

 

O porta malas do BYD Yuan Pro tem apenas 265 litros

Porta malas pequeno

Apesar das dimensões internas serem boas, o sistema elétrico aparentemente rouba bastante espaço no porta malas, o BYD Yuan Pro tem porta malas de apenas 265 litros, é o menor do segmento, lembrando que os rivais como Hyundai Creta e VW T-Cross têm porta malas muito maior, 431 litros e 420 litros respetivamente.

Yuan Pro tem faróis Full LED, porém não tem o pacote ADAS de segurança

Menor que o Dolphin?

Um fato curioso sobre o Yuan Pro é que ele é menor por dentro em relação ao BYD Dolphin, enquanto o hatch tem 2,70 m de entre eixos o SUV tem 8 cm a menos, isso pode ser comprovado na diferença de porta malas, o Dolphin tem 345 litros contra 265 litros do Yuan Pro.

Interior do BYD Yuan Pro

Interior agrada

A cabine do BYD Yuan Pro agrada, o painel tem desenho bonito e fácil de agradar a diferentes tipos de gosto, o acabamento da cabine também agrada, há diferentes tipos de plásticos e materiais softouch, inclusive nas portas, o que é bastante raro na categoria.

O console central também chama a atenção, tem desenho elevado e vários porta objetos, é revestido em couro sintético, além de ter alavanca de câmbio do tipo joystick em cristal – muito bonita, destaque também para os bancos que possuem desenho esportivo e bom acabamento, com revestimento em um tecido premium que imita couro perfurado.

Assim como em outros modelos da BYD no Brasil, há o sistema multimídia com tela rotativa de 12.3 polegadas, é possível usar a tela no modo paisagem ou no modo retrato, o Yuan Pro também vem com painel digital de 8.8 polegadas em LCD.

Equipamentos decepcionam no BYD Yuan Pro

Parece que aquela fase da BYD trazer carros elétricos ao Brasil recheado de equipamentos ficou no passado, o BYD Yuan Pro tem uma lista de itens bastante modesto pelo que custa R$ 182.200, definitivamente, comparado ao rivais desta faixa de preço, o modelo da BYD fica devendo bastante.

Pacote ADAS ficou de fora do Yuan Pro no Brasil

A BYD optou por importar para o Brasil a versão mais simples do SUV, NÃO HÁ itens de segurança e condução semiautônoma (pacote ADAS), ou seja, não há piloto automático adaptativo ACC, assim como não há frenagem frontal automática, detectores de colisão, monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência na faixa. É uma pena, já que estes itens estão presentes de série nos rivais VW T-Cross, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Honda HR-V que também custam nesta faixa de preço (R$ 180 mil).

Também não há teto solar

O Yuan Pro que veio ao Brasil também decepciona por não ter teto solar panorâmico (na China ele tem), enquanto o Hyundai Creta que custa mais barato já tem este item de série, Jeep Renegade e o VW T-Cross têm teto panorâmico como um opcional.

No mais, a lista de equipamentos do BYD Yuan Pro traz apenas o esperado para um carro que custa mais de R$ 180 mil, como ar-condicionado digital automático (não é dual zone), bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador wireless para smartphones, câmeras 360 graus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento elétrico, espelhos elétricos com rebatimento automático, faróis Full LED, rodas aro 17 em liga leve, chave presencial com partida do motor por botão, assistente de partidas em rampas, controles de tração e estabilidade, multimídia com internet 4G e GPS nativo, além de seis airbags.

Motor elétrico de 177 cv

O Yuan Pro tem um motor elétrico exclusivo em relação aos outros elétricos da BYD, são 177 cv de potência e 29 kgfm de torque, alimentado por uma bateria do tipo “blade” com 45,1 kWh de potência. O motor, assim como a tração, é dianteira, enquanto o câmbio é automático apenas com uma única marcha a frente.

De acordo com dados de fábrica o BYD Yuan Pro vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e tem velocidade máxima de 160 km/h.

O Yuan Pro tem autonomia de apenas 250 km no padrão PBEV do Inmetro

Autonomia é inferior ao Dolphin

Outro ponto negativo que pode atrapalhar a vida do Yuan Pro no Brasil, infelizmente, é sua baixa autonomia, de acordo com dados de fábrica o SUV tem autonomia para rodar apenas 250 km no padrão PBEV do Inmetro, 380 km (no padrão chinês NEDC), autonomia inferior ao BYD Dolphin que em sua versão mais barata de R$ 149.000, tem capacidade para rodar 291 km no padrão PBEV do Inmetro e 400 km no padrão chinês.

Culpa do motor potente com a bateria pequena

Esta autonomia menor em relação ao Dolphin é um problema, principalmente pelo fato do Yuan Pro custar R$ 30 mil mais caro, ambos têm praticamente a mesma bateria, 44.9 kWh no Dolphin contra 45,1 kWh do Yuan Pro, porém no caso do SUV, além de ser mais pesado (1.550 kg) o seu motor é muito mais potente, são 177 cv contra apenas 95 cv no Dolphin, por isso a autonomia ruim.

Analise, o BYD Yuan Pro vale a pena?

Ao contrário de outros elétricos da BYD como o Dolphin, Dolphin Mini e o recém lançado BYD King, que realmente têm vários apelos e qualidades para agradar ao público brasileiro, o Yuan fica devendo. A não ser que você realmente queira um SUV 100% elétrico, há opções melhores no mercado, inclusive na própria BYD.

O BYD Dolphin é mais barato, parte de R$ 149.900 e tem bom nível de equipamentos e maior autonomia. Caso você não exija um carro 100% elétrico, o sedan BYD King (R$ 170 mil) tem um potente conjunto híbrido de até 230 cv, roda mais de 1000 km com um tanque, além de ter um bom espaço interno e bons equipamentos.

O recém lançado Song Pro custa a partir de R$ 189.900, é um SUV muito maior em relação ao Yuan Pro, além de ser um híbrido plugin com autonomia para rodar mais de 1100 km, faz 20 km/l na gasolina na cidade, tem um modo elétrico que permite andar 68 km sem precisar de gasolina e custa apenas R$ 7 mil a mais em relação ao Yuan Pro.

 

Cores do BYD Yuan Pro

Serão 5 opções de cores para o Yuan Pro, além dos padrões tradicionais branco, cinza e azul escuro, há opções diferentes como o rosa ou verde claro. Lembrando que em todas as versões o interior tem apenas um padrão de acabamento o cinza claro.

Garantia de até 8 anos e wallbox grátis

Para marcar o início das vendas do Yuan Pro no Brasil, agora em setembro a BYD fornecerá aos compradores um wallbox grátis (estação de recarga caseira), lembrando que hoje um wallbox custa na faixa dos R$ 8 mil.

Importante comentarmos sobre a garantia que é de 6 anos para o carro em si e 8 anos somente para as baterias.

 

ESPECIFICAÇÕES E EQUIPAMENTOS DO BYD YUAN PRO 2025:

Tipo de bateria – Bateria Blade (LFP)
Capacidade da bateria (kWh) 45,1
Autonomia elétrica NEDC (km) 380
Autonomia elétrica PBEV (km) 250
Função de descarga do veículo (V2L)
Forma de carregamento + potência (kW) AC (até 6,6) / DC (até 60)

Tração Dianteira
Aceleração 0-100 km (s) 7,9
Velocidade máxima (km) 160
Consumo energético (MJ/km) 0,51

Motor elétrico
Torque máximo (N•m) 290
Potência máxima (cv) 177
Tipo de energia elétrica
Comprimento (mm) 4.310
Largura (mm) 1.830
Altura (mm) 1.675
Entre-eixos (mm) 2.620
Raio de giro (m) 5,25
Distância do solo (mm) 170
Peso em ordem de marcha (kg) 1.550

Volume do porta-malas (L) 265/1210
Pneus 215/60R17
Suspensão dianteira – Tipo McPherson
Suspensão traseira – Barra de torção

Freio dianteiro – Freio a disco ventilado
Freio traseiro – Freio a disco
Assentos 5

Equipamentos:

Lanterna traseira LED
Antena impressa no vidro traseiro
Faróis dianteiros de LED
Luz central dianteira tipo contínua
Faróis de neblina traseiros
Ajuste manual da altura do farol
Faróis automáticos (acendimento automático)
Luzes diurnas LED
Função “Follow Me Home” (iluminação temporizada após desligar o carro)
Painel de instrumentos de 8,8″ em LCD
Volante multifuncional
Carregamento sem fio para celular
Bancos com revestimento premium sustentável
Bancos traseiros bipartidos rebatíveis
Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções
Ajuste elétrico do banco do passageiro em 4 direções
Iluminação ambiente interna multicolor
Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil
Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores
Espelho retrovisor com desembaçador
Rebatimento elétrico dos retrovisores
Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares
Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares
Chave presencial
Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções
Airbag frontal do motorista
Airbag frontal do passageiro
Airbags laterais dianteiros
Airbags de cortina lateral (dianteiro e traseiro)
Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado
Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado
Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado
Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS)
Freios ABS
Controle de tração
Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem
Assistência de partida em rampas
Função de frenagem confortável
Controle de cruzeiro
Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC)
Freio de estacionamento eletrônico
Filtro de ar PM2.5
Ar-condicionado automático digital 1 zone
Sistema D-Link
Atualização remota por OTA (Over-the-Air)
Pacote de tráfego 4G
GPS integrado
Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android
Comandos de voz
Tela flutuante rotativa (pol) de 12,8 polegadas
Câmera 360 graus
Compatibilidade com cartão NFC* (O cartão NFC deve ser adquirido à parte diretamente na concessionária.)
Sistema de som 6 alto-falantes
Entrada USB 2 (tipo A) / 2 (tipo C)

Equipe Encontracarros

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