Um dos lançamentos mais aguardados do ano acaba de ser revelado, a Citroën apresentou oficialmente nesta quinta feira (dia 27 de abril) o aguardado C3 AirCross 2023. Este SUV promete mudar a história da marca no Brasil, terá produção local, tem uma carroceria robusta e chamativa, porém o grande diferencial é o espaço para 7 ocupantes, algo inédito entre os SUVs compactos no país. O preço ainda é segredo, porém a Citroën fala que este será um modelo “acessível”. Apesar de estar sendo apresentado agora em abril, o C3 Aircross chega as lojas apenas no final de 2023.
Índice desta matéria
O visual do C3 AirCross 2023 é muito mais interessante do que o do C3 Hatch (ambos compartilharem a mesma base CMP). É um ponto positivo ver que a Citroën não simplesmente pegou a frente do C3 e colocou no seu novo SUV, a marca buscou criar uma carroceria completamente nova, com identidade própria para o Novo C3 AirCross, seu visual lembra os SUVs da marca vendidos na Europa, como o C5 AirCross, sendo bastante moderno e imponente promete chamar muita atenção nas ruas.
A grade frontal conta com acabamento em Black Piano e grandes tomadas de ar, os faróis têm assinatura em LED (porém as lâmpadas são comuns), as caixas de rodas são grandes e alargadas se projetam para fora da carroceria, reforçando a sensação de imponência do carro. A suspensão é elevada e as rodas serão aro 17 na versão top de linha. A altura em relação ao solo é 20 cm.
Dependendo da variante escolhida o C3 Aircross 2023 poderá vir com teto pintado em uma cor diferente do resto da carroceria. Enquanto na traseira chama atenção o desenho das lanternas em formato de “C”, similares as do C3 hatch, há ainda um friso em preto brilhante ligando as lanternas.
Ainda falando no design, um detalhe interessante é a coluna traseira do C3 Aircross, para não deixar o modelo com um jeitão de minivan de sete lugares como a Chevrolet Spin, os arquitetos da Citroën alargaram a coluna “C”, quem via na terceira fileira de bancos não conta com janelas laterais. Porém o visual externo do modelo ficou muito legal.
Medido 4.32 metros de comprimento e com entre eixos 2.67 metros, o Novo C3 AirCross traz uma carroceria robusta e ampla, ele será o maior entre os SUVs compactos do mercado brasileiro, tanto é que a Citroën conseguiu colocar três fileiras de bancos no modelo que será o primeiro SUV da categoria com 7 lugares, além de ter o maior porta malas, são 489 litros.
Apesar de ser maior em relação aos demais SUVs compactos do Brasil, o novo Citroën C3 Aircross não é tão grande assim para ter 7 lugares, ele mede apenas 5 cm a mais do que um Chevrolet Tracker ou VW Nivus, chama atenção também o fato do Citroën ter praticamente a mesma distância entre eixos do VW T-Cross (2.65 m), mas então qual o segredo? Como o C3 Aircross consegue levar 7 ocupantes à bordo?
O segredo é que os assentos da terceira fileira de bancos são compactos, indicados apenas para viagens curtas ou crianças. Até porque o C3 Aircross é cerca de 10 cm menor em relação a Spin. O modelo de 7 lugares da Chevrolet mede 4.41 metros, contra 4.32 metros do 7 lugares da Citroën, ou seja, não há milagres.
Lembrando que o modelo também será oferecido com versões de cinco lugares nesta mesma carroceria (foto acima). Os bancos da terceira fileira do C3 Aircross podem ser dobrados ou removidos por completo (os dois juntos) ou apenas um deles, a operação de remoção promete ser fácil, já que cada banco pesa apenas 8 kg.
Apesar do espaço interno na terceira fileira ser limitado, é muito legal o fato de termos mais um modelo de 7 lugares acessível no mercado brasileiro, atualmente só existe a minivan Spin com este tipo de configuração, com exceção claro de SUVs de luxo, como a Toyota SW4 ou Land Rover Discovery Sport, ambos na faixa dos R$ 380.000. Certamente o fato de levar 7 ocupantes será um dos diferenciais e chamarizes do novo C3 Aircross no mercado.
O C3 Aircross é o segundo produto desta nova fase da Citroën focada nos países emergentes, o primeiro foi o C3 hatchback, sendo que em 2025 chegará ainda um inédito sedan compacto nesta mesma plataforma CMP.
O novo C3 Aircross foi desenvolvido pelo pessoal da Stellantis na Índia e no Brasil, foram mais de 500 mil km rodados em testes de resistência, indo do calor do nordeste brasileiro, até o frio congelante do Circulo Polar Ártico. De acordo com a fabricante, motores, suspensão e câmbio terão especificações próprias para as necessidades e condições de cada país, ou seja, o carro será totalmente adaptado ao nosso mercado local, inclusive as peças de reposição, a Citroën promete um baixo custo de manutenção e uma grande oferta de peças.
Além do Brasil, onde será produzido na fábrica da Stellantis em Porto Real, RJ, o Novo C3 AirCross 2023 também será montado na planta da Citroën em Thriruvallur na Índia, país onde o SUV foi inicialmente apresentado nessa terça-feira (28 de abril).
A Índia exportará o SUV para um série de países da Ásia, como a Indonésia, enquanto o Brasil vai fazer o mesmo, porém fornecerá o SUV para países da América do Sul, como a Argentina. A lista completa de países será divulgada posteriormente.
Na Índia o C3 AirCross 2023 será equipado com motor 1.2L turbo a gasolina com cerca de 108 CV e estará disponível com câmbio manual ou automático ambos de seis velocidades.
Já no Brasil o SUV contará com duas opções de motores flex, o bloco 1.0L turbo de 130 cv da Fiat, o mesmo usado no Pulse e no Fastback, enquanto as configurações mais baratas virão com o já conhecido 1.6L 16v EC5 aspirado de 120 cv, usado pelo C3 hatch e pelo C4 Cactus.
O câmbio será automático do tipo CVT na versão 1.0 turbo ou automático de seis velocidades na 1.6.
Enquanto por fora a Citroën buscou diferenciar o C3 AirCross do C3, o mesmo infelizmente não ocorreu no interior que é praticamente o mesmo visto no hatch.
A cabine do C3 Aircross tem um desenho sem graça com excesso de plástico duro, o acabamento fica devendo um pouco mais de qualidade, realmente na cabine o modelo deixa claro se tratar de um projeto de baixo custo. Como as forrações das portas que não contam sequer com revestimentos em tecido, porém o que mais chama atenção é a falta dos botões do vidro elétrico nas portas traseiras, para economizar fiação e dois botões extras, a Citroën resolveu colocar os botões no final do console central entre os bancos dianteiros, para assim os mesmos botões atender tanto o motorista quanto os passageiros do banco traseiro.
A lista de equipamentos de série inclui itens bons como central multimídia de 10 polegadas com conectividade com smartphones sem o uso de cabo, além de um painel de instrumentos digital de 7 polegadas customizável e cinco entradas USB.
Por ser um projeto de baixo custo, destinado a países emergentes, o conjunto de equipamentos do C3 Aircross será mais simples do que os outros SUVs compactos vendidos no Brasil, tudo para não encarecer o preço final do modelo.
O ar condicionado por exemplo, será manual ao invés de automático, não há itens como partida do motor por botão ou carregador wireless para smartphones, itens de luxo como teto solar então nem pensar. Também não espere equipamentos de segurança avançada como frenagem de emergência automática, piloto automático ACC, câmeras 360 graus, monitoramento de pontos cegos, itens hoje presentes em SUVs como o Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Por enquanto a Citroën ainda não divulgou as versões e preços do novo C3 Aircross brasileiro, isso deve ocorrer em uma data mais próxima do carro chegar as lojas, o que deve acontecer apenas no último trimestre deste ano.
Acreditamos que os valores comecem da casa dos R$ 110.000 para as versões 1.6 de 5 lugares, alcançando até R$ 140.000 para a configuração 1.0 turbo e 7 lugares.
A Citroën ainda não confirmou se o lançamento vai aposentar o C4 Cactus ou se ambos conviverão no mercado.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
👏👏👏👏👏