A Citroën revelou na Europa o inédito sedan C4 X, bem na verdade ele não é um sedan comum, sua carroceria é uma mistura de diferentes propostas em um carro só, o Citroën C4 X chama atenção pelo seu design e também pela motorização, o modelo terá opção de motor 100% elétrico com 360 km de autonomia. Ele usa base CMP, a mesma do Peugeot 208, então será que virá ao Brasil?
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Sedan crescido…
É difícil classificar o Citroën C4 X 2023, oficialmente a fabricante fala que este modelo surgiu para ser uma proposta diferente entre os hatchbacks e os SUVs compactos, lembrando que na Europa os hatchbacks são muito mais populares que os sedans.
Feito sobre a já conhecida plataforma CMP – a mesma usada no Peugeot 208, o Citroën C4 X tem 4.60 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,67 metros, largura de 1,80 m e altura de 1,52 m, seu porta malas impressiona com 510 litros de capacidade. Em tamanho ele se enquadra na categoria dos sedans médios como Toyota Corolla e Honda Civic.
Design ousado…
A dianteira traz o já conhecido e um tanto polêmico padrão de estilo atual da marca Citroën, do para-choque frontal até a metade da carroceria ele tem exatamente o mesmo desenho já visto na nova geração do C4 hatch, lançado em 2021 lá na Europa, destaque para os faróis divididos em dois grupos e que possuem luzes totalmente em LED nas versões mais caras, compondo um desenho bastante agressivo a dianteira, deixando o C4 X com cara de bravo.
Nas laterais, o C4 X conta com caixas de rodas amplas com 69 cm de diâmetro, que lembram um SUV, dai o “X” no nome, ou seja, o carro tem sim uma proposta mais aventureira, as rodas são grandes aro 18 e há apliques em plástico sem pintura para justamente proteger o Citroën em suas incursões fora do asfalto.
Dai a altura mais elevada, enquanto por exemplo o Toyota Corolla tem 1,45 m de altura, o Citroën C4 X tem 1,53 metros, é cerca de 8 cm mais elevado em relação ao rival japonês, esta altura extra, além do visual mais imponente, permitirá ao C4 X ter capacidade off-road maior em relação a outros carros deste porte.
Vida além dos SUVs
A Citroën é uma das poucas montadoras no mundo a apostar atualmente em lançar carros fora dos padrões, indo inclusive contra a tendência mundial dos SUVs, o C4 X mostrado aqui com seus 4,60 metros, ficará posicionado entre o novo C4 que é um misto de hatchback com coupé, com 4,36 metros de comprimento, e o novo C5 X, que tem 4,80 metros, sendo atualmente o top de linha da Citroën na Europa, e que também não tem uma classificação clara, é um misto de perua com coupé.
Ainda falando no desenho diferente da carroceria, o teto do C4 X é curvo e a traseira é extremamente curta, o que confere um jeitão de coupé ao sedan da Citroën, porém ele não é um “fastback”, já que o vidro traseiro não abre junto com a tampa do porta-malas, tem abertura normal igual a outros sedans, o que é estranho já que apesar do porta-malas ser profundo com mais de 500 litros, a tampa tem uma abertura pequena e estreita (foto acima).
Interior do C4 X…
Por dentro, o Citroën C4 X traz uma proposta mais simples e racional, ao invés de um desenho polêmico e super moderno, o painel tem linhas retas e sóbrias, sem grandes soluções de design ou que impressiona ao primeiro olhar, o que é até estranho, já que a Citroën sempre foi famosa por fazer interiores bastante diferentes e futuristas, este é o mesmo painel do C4 2022.
O interior do C4 X tem erros e acertos, os bancos são largos tem revestimentos interessantes, mescla couro com camurça, há saída de ar-condicionado e tomada USB do tipo “A” e tipo “C” para os passageiros do banco traseiro, as versões mais caras virão com um teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, detalhes interessantes que não existem por exemplo, no Toyota Corolla.
O modelo da Citroën será um dos únicos da categoria a contar com sistema de aquecimento nos bancos dianteiros e também nos bancos traseiros, além de aquecimento para o para-brisa e também para o volante, sendo que os bancos dianteiros tem até função de massagem.
Suspensão hidráulica…
O Citroën C4 X também promete se diferenciar pelo conforto ao rodar, graças a suspensão com amortecedores hidráulico auto ajustáveis em dois estágios, um para compressão e outro para descompressão, apesar de ser muito menos complexo e mais barato que o antigo sistema de suspensão com bolsas de ar, o sistema “Progressive Hydraulic Cushions” que é patenteado pela Citroën, promete um rodar completamente diferente a bordo do C4 X, muito mais confortável comparado com os outros carros nesta categoria de mercado, é o mesmo sistema usado no SUV C5 Aircross..
Agora vamos aos pontos polêmicos, o acabamento do painel é simples, nada de revestimento em materiais softouch ou couro, como acontece nos rivais, a central multimídia apesar da tela grande com 10 polegadas, é praticamente a mesma presente no Peugeot 208 vendido no Brasil, não que seja ruim, porém não é uma novidade, além disso, o painel digital tem tela pequena e não é configurável, enquanto os rivais já tem telas maiores e mais completas.
Motorização elétrica é o grande diferencial…
Além do design que segue uma proposta diferente dos outros sedans, o Citroën C4 X se destacará por contar com opção de motorização 100% elétrica, algo inexistente em outros sedans, esta versão elétrica será chamada de ë-C4 X.
O ë-C4 X terá motor de 100kW, o equivalente a 136 cv de potência, 26 kgfm de torque, alimentado por um pack de 50 kwH de baterias de lítio, que permitirá ao C4 X elétrico ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, porém a velocidade máxima é de apenas 150 km/h.
De acordo com a Citroën o e-C4 X, poderá rodar até 360 km com uma carga completa das baterias. A carga completa pode ser feita em diferentes voltagens, o tempo varia entre 30 minutos para 80% de carga quando o carro é plugado em um ponto de recarga de alta potência, já existente nas grandes cidades atualmente.
Enquanto que em casa são necessárias 7,5 horas para uma carga completa, usando um carregador wallbox doméstico com potência de 7,5 kW, e possível também fazer a recarga em uma tomada caseira 220 v, porém ai o dono terá que ter paciência, já que são necessárias mais de 12 horas para se obter a carga completa. A Citroën oferecerá garantia de 8 anos ou 160.000 km para as baterias.
Para os que ainda não acham o sistema elétrico muito pratico ou precisam fazer viagens mais longas, a Citroën oferecerá versões mais tradicionais do C4 X, equipadas com motor a gasolina ou diesel.
Motor a gasolina e diesel
Serão duas versões baseadas no bloco 1.2 Puretech, turbo, com injeção direta, 3 cilindros, e dois níveis de potência: 100 cv combinado com câmbio manual de seis marchas, ou 130 cv acoplado a um câmbio automático de 8 marchas. Enquanto a versão diesel, não será vendida na Europa, terá 130 cv e câmbio de 8 marchas automático.
Vale apena comentar que rivais como Honda Civic e Toyota Corolla tem versões muito mais potentes a combustão, como o 2.0 de 180 cv do Corolla e o 1.5 turbo de 183 cv do Civic, fato que deixará o C4 X em desvantagem com seu modesto 1.2 turbo de 130 cv.
Itens de segurança…
Assim como manda a cartilha atual, o C4 X contará de série com uma ampla gama de recursos de segurança ativa, como frenagem frontal automática, piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go, além de alerta de saída da faixa de rolagem.
Como opcional haverá monitoramento de pontos cegos, sistema de câmeras 360 graus, alerta de desatenção do motorista, farol alto inteligente em LED, leitura de placas e sinais de transito, além de auxílio para manter o carro dentro da faixa.
Virá ao Brasil ?
Não, por enquanto o Citroën C4 X será vendido apenas nos países da Europa, além do Oriente Médio e África, sua produção acontecerá na fábrica do grupo Stellantis em Madri na Espanha, as vendas começam em outubro de 2022.
Porém calma não desanime ainda. Vale lembrar que, como o C4 X usa plataforma CMP, uma possível vinda ao Brasil não seria algo impossível de acontecer, por dois motivos, primeiro porque o Peugeot 208 montado lá na Argentina já usa esta mesma base CMP, o segundo motivo é que após o final da produção do C4 Lounge em 2020, a Citroën ficou órfã de um sedan médio aqui na América do Sul. E ai você acha o C4 X seria uma boa aqui no Brasil para enfrentar Toyota Corolla e Honda Civic?
Respostas de 4
No meu corolla não, viu! Kkkk Na minha opinião um motor 3 cilindros 1.2 litros é um motor pequeno, ineficiente e chato para dirigir e sem nenhum prazer. Já o Toyota Corolla tem motor 1.8 na versão híbrida junto com o motor elétrico embaixo do mesmo capô, é mais potência e eficiência energética. Ou pode-se escolher o Corolla XEI 2.0 dynamic possui 140 cavalos.
Assim com o novo lançamento da Fiat, está nascendo morto, não sei como têm alguém que aprova ser lançado um veículo desde, estão perdendo o sendo-se ridículo 🇧🇷♠️.
Realmente a (baixa) potência do Citroen reduz bastante a satisfação ao volante algo esperado em um carro dessa categoria e o inferioriza em relação aos seus concorrentes
Se vier pro Brasil, venderia tão pouco que não paga nem o custo da estamparia.