Goste ou não, o futuro é dos carros elétricos, vários países já aprovaram leis para banir veículos a combustão até 2035. Montadoras como a Volvo hoje já lança apenas modelos elétricos. Nesse panorama, vários carros estão migrando para a eletricidade, um deles é o tradicional Cadillac Escalade, famoso por usar os potentes e beberrões motores “big block” V8, agora se rendeu a eletricidade. Batizado de Escalade IQ, a nova geração do SUV desembarcará nas revendas em 2024 prometendo impressionar não só pela motorização 100% elétrica, com 750 cv e autonomia para superar os 700 km, mas também pelo visual e, principalmente pela inovadora tecnologia a bordo, trazendo recursos inéditos como uma tela curva de 55 polegadas que percorre todo o painel.
Índice desta matéria
A nova Cadillac Escalade 2024 / 2025 chegará as ruas dos EUA prometendo ser um carro superlativo em todos os sentidos, ao começar pelo tamanho gigante, a carroceria terá 5.69 m de comprimento, 2,39 m de largura e 1,93 m de altura, já o entre eixos será de 3.46 m, dimensões maiores até mesmo que as da versão alongada ESV da geração atual que tem hoje entre-eixos de 3,40 metros. A largura também chama atenção, aumentou mais de 10 cm nesta nova geração.
Além do tamanho, o Cadillac Escalade IQ se sobressai pelo seu visual, combinando elementos do Escalade tradicional com a nova proposta futuristas de design já vista no SUV elétrico Lyriq (o primeiro desta safra elétrica da Cadillac), lançado recentemente pela marca. Podemos dizer que os projetistas acertaram a mão, o resultado final é um design impressionante, futurista porém, ao mesmo tempo elegante e não muito exagerado, prometendo agradar a vários gostos, inclusive ao público que consome os SUVs europeus.
Na dianteira, destaca-se a iluminação inovadora da nova Escalade. Por se tratar de um carro 100% elétrico, não é necessário a abertura de ar para o radiador, porém a Cadillac, fez questão de simular uma grade formada por uma série de pontos de LED. Os faróis também são especiais, contam com LED dinamicos, ou seja, as lâmpadas possuem animação e movimento, além da possibilidade mudarem de cor, elas também são capazes de se ajustarem de acordo com a luminisidade do ambiente, acompanham a direção das curvas e não ofuscam os demais motoristas, os faróis são capazes de direcionar o facho de luz, iluminando apenas onde é necessário.
De perfil chama atenção a rodas gigantes de 24 polegadas – as maiores já oferecidas em um Escalade. Ao contrário das gerações anteriores que tinham teto reto e carroceria em formato de caixa, nesta nova geração o teto está mais baixo e tem caimento acentuado na traseira, deixando o SUV com um perfil um pouco mais esportivo.
Na traseira o design do Cadillac IQ inova pelo estilo das lanternas, as luzes principais ficam em uma posição mais abaixo, porém mais acima nas colunas, próximas ao vidro traseiro, há mais um conjunto de luzes. Todas as luzes em LED da traseira também são dinâmicas.
O interior também é um show à parte no Cadillac Escalade IQ 2024/2025, podemos dizer que este SUV é uma limousine sobre rodas, o principal destaque fica por conta do inédito sistema de telas no painel, são na verdade três telas intregadas, que formam uma única tela de 55 polegadas, percorrendo praticamente o painel de um lado ao outro. Embaixo destas telas, meio que camufladas, ficam as saídas de ar do painel.
Praticamente não há botões físicos no Cadillac IQ, para facilitar a vida do motorista e passageiros, há no console central uma espécie de tablet, que abriga atalhos para diversas funções do carro, sendo controlada tanto por toques na tela, quando por um seletor giratório no console.
O acabamento, pelos menos nas imagens divulgadas pela Cadillac, aparenta ser de alto luxo, não fica devendo em nada para os carros mais caros de Land Rover, BMW e Mercedes. Seu interior foi inspirado no sedan Celestiq, um gigante 100% elétrico que custa nada menos 300.000 dólares, projetado para competir com carros como europeus como Rolls Royce Ghost e Mercedes Classe S Maybach.
Depedendo da configuração escolhida, este Cadillac vem com bancos individuais na traseira que mais parecem poltronas de sala de estar, com direito a sistema de aquecimento, ventilação e massagem, além de apoio para os pés e sistema elétrico para reclinar os encostos. Quem viaja atrás desfruta ainda de um majestoso sistema de entretenimento com duas telas OLED de 12,6 polegadas cada com entrada HDMi, Wi Fi, internet 5G e Bluetooth, além de bandejas reclináveis que permitem acomodar um notebook. Entre os bancos traseiros há uma tela touch que permite aos passageiros controlarem diversas funcões do carro, como a temperatura, sistema multimídia, abrir e fechar o teto e etc.
Ainda falando em automação, o Cadillac IQ tem um sistema de abertura e fechamento elétrico das quatro portas, é possível abrir ou fechar as portas apenas com um toque de botão. Inclusive a segunda e a terceira fileiras de bancos são acionadas de forma elétrica, por exemplo, quando não é necessário 7 lugares, as fileiras traseiras podem ser dobradas com apenas com um toque de botão.
Mesmo na versão mais simples a lista de equipamentos do Cadillac IQ impressiona, vindo com um sistema de áudio com nada menos do que 19 altos falantes assinado pela marca AKG, enquanto na mais cara a quantidade de alto falantes chega a 36, isso mesmo são quase 40 alto falantes, incluindo ai falantes posicionados nos escostos de cabeça dos bancos. Podemos citar ainda o super ar-condicionado com nada menos do que 5 zonas independentes de temperatura é possível setar uma temperatura diferente para cada setor do carro, as rodas traseiras contam com sistema de esterçamento para faciltiar na hora de manobras, e o carro possui ainda suspensão a ar ajustável.
Entre os equipamentos de série destaque ainda para o Super Cruiser, um inovador sistema de direção autonoma da Cadillac, que em mais de 643.000 km de estradas dos EUA e Canadá, já torna possível dirigir sem colocar as mãos no volante, o carro praticamente acelera, freia, faz curvas e até ultrapassagens de forma totalmente automática. Na cidade, no transito, o Cadillac é capaz de seguir o carro a frente anda e para sozinho e se mantém na faixa, enquanto em esquinas, cruzamentos ou rotatórias, o carro conta com sensores que detectam quando um veículo se aproxima de forma perigosa, podendo frear o Cadillac automaticamente para evitar uma colisão, há ainda um sofisticado sistema de visão noturna de longo alcançe, que exibe imagens da estrada no quadro de instrumentos, marcando possíveis pontos de alerta como animais ao longo da via.
Além disso, o Cadillac Escalade 2024 / 2025 conta com o Enhanced Automatic Parking Assist, que estaciona o carro automaticamente tanto em vagas paralelas como perpendiculares, mas ao contrário do atual Park Assist já presente em vários veículos, no caso do Cadillac IQ, o modelo faz a operação de estacionamento de forma 100% automática, sem a intervenção do motorista, é possível inclusive estacionar o carro a distância, de forma remota através da chave.
Segundo dados de fábrica, o Escalade IQ poderá rodar ate 724 km com uma carga completa, uma das maiores autonomia entre os carros elétricos a venda hoje nos EUA, isso graças a uma verdadeira usina com 24 módulos de baterias do tipo Ultium (desenvolvidas pela GM e feitas pela LG), produzindo mais de 200 kWh.
A potência do Cadillac IQ vai variar de acordo com a versão, indo de 680 CV até 750 CV. A aceleração de 0 a 96 km/h acontece em menos de cinco segundos, um desempenho impressionante para um carro desse porte. Lembrando que atualmente, o Cadillac Escalade nas lojas usa um V8 6.2 litros a gasolina de 420 cv, o mesmo motor do Camaro.
Ambas as versões do Escalade IQ tem tração integral 4×4. A capacidade de reboque também chama atenção, podendo puxar até 3,629 kg, com isso pode rebocar até barcos, trailers ou tratores.
Um detalhe curioso é que os motores são montados diretamente sobre cada uma das rodas, por isso, não há motor embaixo do capô na dianteira, neste lugar a Cadillac colocou um segundo porta malas com 345 litros de espaço (foto acima).
Em um carregador ultrarápido de 800 volts, é possível com apenas 10 minutos plugado na tomada obter energia suficiente para rodar 161 km. Já em um carregador caseiro rápido de 19,2 kw, em cada hora de carregamento aumenta a autonomia em 59,5 km.
Assim como outros elétricos vendidos nos EUA, como a Ford F-150 elétrica, o Escalade IQ conta com carregamento bidirencional, com isso pode ser usado como um gerador elétrico para alimentar uma residencia em caso de pane na rede elétrica, provacada por algum evento climático, como tempestades, furacões, etc..
Nos EUA, o Cadilllac Escalade IQ 2025 custará a partir de 130.000 dólares, cerca de R$ 630.000 em uma conversão direta. Se considerarmos os custos de importação e os impostos, ter um desses no Brasil não custará menos de R$ 1.2 milhão. Isso para a versão base, porém com todos os recursos disponíveis e a potência máxima do motor, este valor salta para 180.000 dólares (R$ 900.000), lembrando que serão um total de quatro versões para o Escalde IQ: Luxury, Sport, Luxury 2 e Sport 2.
Lembrando que o preço inicial do Escalade elétrico será quase o dobro da versão de entrada atual com motor V8, que custa hoje na faixa dos 80.000 dólares.
Fonte: Cadillac
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.