A tradicional marca de luxo americana Cadillac, revelou no Salão de Detroit 2014, o ATS Coupe, um modelo totalmente novo, que será o segundo membro da recém lançada família ATS, trata-se de um luxuoso coupé compacto, com dirigibilidade mais dinâmica, e design mais jovem, influenciado pela versão sedan, porém com detalhes próprios como a grade dianteira redesenhada e maior.
Em comparação com o sedan ATS, de quem ele deriva e empresta a plataforma, o entre eixos permaneceu o mesmo, são 2.77 metros, porém a carroceria é totalmente nova, ao começar pela dianteira, que é mais baixa e aerodinâmica, o desenho da tradicional grade da Cadillac, foi refeito no ATS Coupe, até mesmo o logo da marca foi reformulado, algo que não acontecia desde o ano 2000, o que causou controvérsia ao publico aficionado pela marca, já que a grade ficou demasiadamente grande, os faróis também são novos, e contam com modernas luzes de LEDs adaptativas – Adaptive Forward Lighting, assim como nos demais Cadillacs, a linha de cintura é elevada, para passar um porte robusto e imponente ao modelo, enquanto a traseira é alta e segue um estilo já visto em outros modelos da marca, com traços retos e bem resolvidos, as rodas são aro 18.
Clique na imagem para ampliar
A Cadillac teve uma grande preocupação em fazer do ATS Coupe um legitimo esportivo, que passasse diversão para quem o dirigir e não apenas fazer um coupe de luxo e imagem, por isso os engenheiros da marca se preocuparam e muito com a dirigibilidade e de se conseguir uma distribuição de peso ideal na carroceria, a Cadillac não revela a exata distribuição de peso, mas afirma que ficou próximo da ideal, ou seja, 50/50 dianteira/traseira, o centro de gravidade também foi baixado, o sistema de direção é totalmente novo, é elétrico e variável de acordo com a velocidade, é produzido pela marca ZF, os freios dianteiros são esportivos da marca Brembo, a suspensão traseira é independente com 5 links e construção com componentes especiais de alta resistência e mais leve, uma suspensão esportiva, ajustável será oferecida, trata-se da FE3 com Magnetic Ride Control, com ajuste automático magnético que se adapta em questão de milésimos de segundos para melhor se adequar a condução ou tipo de terreno.
Serão duas opções de motores para o ATS Coupe, um 2.0 turbo de 272 hp, e incríveis torque de 40 kgfm, ou um motor 3.6 litros, seis cilindros com 321 hp e 37.3 kgfm de torque. Ambos os motores possuem injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas continuamente variável, eles são acoplados a uma caixa de câmbio automática Hydra-Matic 6L45 de seis velocidades, com opção de trocas de forma manual sequencial através de borboletas atrás do volante. Enquanto a versão 2.0 turbo pode vir ainda com uma caixa manual de seis velocidades.
Este motor 2.0 Turbo, é um dos motores 2.0 mais “mais potente em termos de torque da indústria”, como vocês podem ver ele consegue ter mais torque do que o bloco V6, são 40 kgfm contra 37.3 kgfm do V6, e todo essa força de tração já está 90% disponível em baixa rotação, entre 2.100 rpm a 5.400 rpm, sendo que o torque máximo é obtido entre 3.000 a 4.600 rpm, isso é graças em boa parte ao enorme turbocharged deste motor, que pode soprar até 1.26 bar (18 psi).
De série a tração é traseira, porém o comprador pode adquirir o ATS Coupe em sua versão mais cara com tração integral na quatro rodas.
A Cadillac não divulgou os dados de desempenho do ATS Coupe, mas afirma que a aceleração de 0 a 96 km/h é estimada em 5.6 segundos.
Passando para o lado de dentro, o ATS Coupe segue firme o padrão de alto luxo e requinte que consolidaram a Cadillac no mercado, apesar de claro por ser mais barato, ele traz níveis mais modestos em termos de acabamento em comparação aos modelos top da marca, porém o coupé faz bonito com detalhes em Black Piano, alumínio e muito couro, mas o principal destaque é a lista de mimos a disposição do motorista e passageiros, como sistema multi-mídia com internet 4G, comandos de voz, Text-to-voice uma função que permite ao carro transformar em som as mensagens de texto recebidas, ou seja, o carro lê as mensagens de texto recebidas pelo telefone conectado ao veículo, o som sai nas caixas do sistema de som, há ainda sistema tela de 5.7 polegadas configurável no painel, rádio por satélite SiriusXM, head up display colorido e configurável, sistema de som BOSE com 12 alto-falantes, bancos com aquecimento entre outros itens.
Clique na imagem para ampliar
Na parte de segurança o carro traz aviso de colisão dianteira, câmera de ré, aviso de mudanças de faixa e um interessante auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, piloto automático adaptável – que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, freio de mão eletrônico, monitoramento de pontos cegos ao redor do carro, faróis auto ajustáveis e por ai vai.
O preço do Cadillac ATS Coupe ainda não foi divulgado, porém a produção do modelo deve começar apenas no segundo semestre de 2014.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Os Cadillac sempre tiveram por característica um rodar macio e silencioso. Com esses pneus de perfil tão baixo, como ficaria esse rodar? E quanto ao silêncio interno?