Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A preparadora alemã Cam Shaft fez um belo trabalho tuning neste raro Lotus Esprit V8 de 1996, eles fizeram alterações na parte mecânica dando alguns cavalos extras no motor, mas o que mais chama atenção é a pintura em homenagem ao Lotus John Player Special número 12, de Ayton Senna, foi com este carro que o piloto brasileiro tri-campeão de F1, conseguiu sua primeira vitória na categoria.
Um detalhe interessante é a assinatura de Ayrton Senna nas laterais do carro, e a inscrição abaixo em português, “Obrigado por tudo”.
Clique na imagem para ampliar
Claro que além da pintura o Cam Shaft também realizou outras mudanças no Lotus Esprit V8, o modelo recebeu várias alterações no motor, como turbos modificados, novo intercooler, novo software na central eletrônica do motor, e um novo sistema de exaustão de alta performance, algumas partes vieram do Lotus Omega (Vauxhall Lotus Carlton), no final da preparação o motor V8 de 3.5 litros, tudo em alumínio, passou de 350 hp e 40 kgfm de torque, para 485 hp.
A transmissão também foi modificada, eles substituíram uma caixa tradicional 5 marchas, por uma mais moderna com 6 velocidades.
O resultado das mudanças mecânicas surtiram efeito no desempenho do Esprit V8, a aceleração de 0 a 100 km/h passou de 4.9 segundos para 4.3, já a velocidade máxima saltou de 282 km/h para 305 km/h.
A preparadora também realizou mudanças no sistema de freios, o Esprit V8 recebeu um novo conjunto da marca AP Racing, com discos de 330 mm, similares ao usados em carros de competição, por fim as rodas também são novas, assim como os pneus de alta performance da marca.