Felizmente Enzo Ferrari tinha um temperamento nervoso, se não fosse a personalidade difícil do lendário criador da Ferrari, alguns dos carros mais espetaculares do século passado provavelmente não teriam existidos. Um deles foi o Lamborghini Miura SV, lançado em 1966, na época ele era o carro top de linha da recém nascida fabricante Lamborghini, diz a lenda que Ferrucio Lamborghini até então dono de uma bem sucedida fábrica de tratores, decidiu produzir esportivos após uma desavença com Enzo Ferrari. Feruccio que tinha uma Ferrari 250 GT0 resolveu reclamar de problemas mecânicos que o carro apresentava diretamente com Enzo, que não gostou nada da conversa. Após a briga entre os dois, Ferruccio prometeu que um dia produziria carros melhores do que os do rival.
Equipado com um motor 3.9L V12, posicionado a 60°, capaz de desenvolver 350 cv e um torque máximo de 37.4 kgfm, o Lamborghini Miura era possivelmente na época (1966) um dos carros de série mais rápido do planeta, ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 288 km/h. Na época a marca era tão impressionante quanto um carro capaz de passar dos 400 quilômetros por hora nos dias de hoje.
Uma das características revolucionarias do Miura era seu design aerodinâmico inspirado no Ford GT 40 e nos carros da Ferrari na época, sua construção com formas simples porém que visavam se obter o máximo em equilíbrio, o chassi foi desenvolvido por Gian Paolo Dallara que mais tarde fundaria Dallara, empresa que faz chassi para carros de competição, e o claro o seu peso extremamente baixo, ele pesava apenas 980 kg.
Nos anos seguintes em que foi lançado, o Miura foi ganhado versões ainda mais potentes, em 1968 a Lamborghini lançou a versão S que contava com 370 CV, algum tempo veio a monstruosa versão que trazia 400 CV de potência.
O Miura acabou dando origem a uma linhagem de superesportivos incríveis na Lamborghini, que até hoje tem um representante entre os carros mais rápidos do mundo. No mesmo ano em que deixou de ser produzido, o Miura ganhou um autêntico herdeiro, o Coutach LP400, que por sua vez, duas década depois acabou dando origem ao Lamborghini Diablo, em 2002 o Diablo foi substituído pelo Murcielago, que em 2011 deu lugar ao monstruoso Lamborghini Aventador. Ou seja de certa forma o Miura foi o pai de todos os Lamborghinis.
Produzido entre 1966 até 1973 o Lamborghini Miura é hoje uma raridade disputada por colecionadores. Cada um dos exemplares originais do Miura estão avaliados em alguns milhões de dólares.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.