Pode não parecer mas o carro acima é um Chevrolet Celta após uma colisão a apenas 64 km/h
Você certamente já deve ter questionado a segurança dos conhecidos carros populares vendidos no Brasil, e que grande parte da população tem acesso, o recém criado Latin NCAP, órgão que testa literalmente a segurança dos modelos vendidos na América Latina, fez uma bateria de testes com os modelos populares vendidos no Brasil e o resultado foi decepcionante, praticamente todos os carros ficaram devendo em muito em relação a segurança.
Os carros testados foram: Fiat Novo Uno, Chevrolet Celta, Ford Ka, Chevrolet Classic, e o recém lançado Nissan March, o instituto Latin NCAP ainda testou o Nissan Tiida, Chevrolet Cruze e Ford Focus hatch.
O crashtest da Latin NCAP foi feito da seguinte manteira, com carros vindo a velocidade de 64 km/h, batendo de forma parcial na dianteira. Analisando e classificando a segurança oferecida para adultos e crianças, através de estrelas, indo de 1 a 5.
De todos estes modelos, o pior foi o Chevrolet Classic (foto acima), que curiosamente é o que detém o projeto mais velho datando de 1996, o pequeno sedan da Chevrolet foi classificado apenas com uma estrela, ou seja foi o pior na avaliação, tanto para passageiros adultos, quanto para crianças.
O Chevrolet Celta e o Fiat Novo Uno também decepcionaram, ambos receberam apenas 1 estrela (o pior resultado) para adultos e 2 estrelas para crianças, em 5 possíveis.
Dos populares o Nissan Tiida foi o melhor, porém a de se levar em conta que o modelo era equipado com airbag duplo, ele ganhou 2 estrelas. (1 estrela para crianças).
O Tiida, outro modelo da Nissan presente neste teste de colisão, foi regular na versão com 1 airbag, alcançando 3 estrelas, e conseguiu um bom resultado na versão equipado com airbag duplo, atingindo a boa marca de 4 estrelas. Porém a de se ressaltar que o hatch médio da Nissan foi mal com relação a segurança das crianças, em ambas as versões, se manteve com apenas 1 estrela.
Claro que os modelos mais caros são os mais seguros, o Ford Focus e o Chevrolet Cruze, foram os melhores neste teste do Latin NCAP, ambos alcançaram 4 estrelas para passageiros adultos e 3 estrelas para crianças.
Estes testes foram feitos na Alemanha, seguindo o mesmo padrão adotado nos “crashtest” do EURO NCAP, que analisa a segurança dos carros vendidos na Europa.
O secretário geral do Global NCAP (que rege as regras do Latin NCAP), David Ward analisa os teste: “Atualmente, os automóveis mais vendidos na América Latina oferecem níveis de segurança de vinte anos atrás (em relação à Europa e Estados Unidos). A estrutura frágil e a ausência de airbags coloca em risco a vida dos motoristas latino-americanos”.
Confira abaixo o resultado dos testes do Latin NCAP:
Chevrolet Celta (sem airbag): 1 estrela adultos – 2 estrelas crianças
Ford Ka Fly Viral (sem airbag): 1 estrela adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Classic (sem airbag): 1 estrela adultos – 1 estrela crianças
Fiat Novo Uno (sem airbag): 1 estrelas adultos – 2 estrelas crianças
Nissan March (2 airbags): 2 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (1 airbag): 3 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (2 airbags): 4 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Ford Focus II (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Cruze (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
Confira abaixo os vídeos dos crashtestes (vale a pena dar uma assistida):
Ford Focus
Chevrolet Cruze
Nissan March
Ford Ka
Chevrolet Classic
Chevrolet Celta
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Nossa. Que isso!
Tem razão, se as montadoras for investir em segurança, a maioria dos brasileiros não ira comprar mais carro zero, os impostos no Brasil consome qualquer tipo de investimento, não minha opinião 3 culpados, A montadora que não se manifesta e aceita a posição da omissão do Brasil. O Brasil por não se importar com a segurança da população. E o povo brasileiro que compra esses carros horríveis, compre um seminovo com todos os itens de segurança e pare de comprar esses carros pobre de tecnologia e segurança. Fazendo desse modo alguém vai tomar providência.
Eu sempre tive raiva dos carros brasileiros, além de serem caros, nao tem luxo , conforto e segurança muito menos potencia, porq o brasil tem que ter tanto imposto,
Nossos carros brasileiro são caros e sem segurança,
eu vejo isso, os carros novos que são fabricados podem ser sem segurança mais os carros velhos não? '-' Foda, hoje em dia vc tem que trabalhar muito pra ter dinheiro e comprar do bom e melhor, si for pobre, no brasil vc ta morto,
Esse é meu modo de pensar
obg, Um Salve ae ao site