Carros populares brasileiros são reprovados em crashtest do Latin N-CAP

Pode não parecer mas o carro acima é um Chevrolet Celta após uma colisão a apenas 64 km/h

Você certamente já deve ter questionado a segurança dos conhecidos carros populares vendidos no Brasil, e que grande parte da população tem acesso, o recém criado Latin NCAP, órgão que testa literalmente a segurança dos modelos vendidos na América Latina, fez uma bateria de testes com os modelos populares vendidos no Brasil e o resultado foi decepcionante, praticamente todos os carros ficaram devendo em muito em relação a segurança.

Os carros testados foram: Fiat Novo Uno, Chevrolet Celta, Ford Ka, Chevrolet Classic, e o recém lançado Nissan March, o instituto Latin NCAP ainda testou o Nissan Tiida, Chevrolet Cruze e Ford Focus hatch.

O crashtest da Latin NCAP foi feito da seguinte manteira, com carros vindo a velocidade de 64 km/h, batendo de forma parcial na dianteira. Analisando e classificando a segurança oferecida para adultos e crianças, através de estrelas, indo de 1 a 5.

De todos estes modelos, o pior foi o Chevrolet Classic (foto acima), que curiosamente é o que detém o projeto mais velho datando de 1996, o pequeno sedan da Chevrolet foi classificado apenas com uma estrela, ou seja foi o pior na avaliação, tanto para passageiros adultos, quanto para crianças.

O Chevrolet Celta e o Fiat Novo Uno também decepcionaram, ambos receberam apenas 1 estrela (o pior resultado) para adultos e 2 estrelas para crianças, em 5 possíveis.

Dos populares o Nissan Tiida foi o melhor, porém a de se levar em conta que o modelo era equipado com airbag duplo, ele ganhou 2 estrelas. (1 estrela para crianças).

O Tiida, outro modelo da Nissan presente neste teste de colisão, foi regular na versão com 1 airbag, alcançando 3 estrelas, e conseguiu um bom resultado na versão equipado com airbag duplo, atingindo a boa marca de 4 estrelas. Porém a de se ressaltar que o hatch médio da Nissan foi mal com relação a segurança das crianças, em ambas as versões, se manteve com apenas 1 estrela.

Claro que os modelos mais caros são os mais seguros, o Ford Focus e o Chevrolet Cruze, foram os melhores neste teste do Latin NCAP, ambos alcançaram 4 estrelas para passageiros adultos e 3 estrelas para crianças.

Estes testes foram feitos na Alemanha, seguindo o mesmo padrão adotado nos “crashtest” do EURO NCAP, que analisa a segurança dos carros vendidos na Europa.

O secretário geral do Global NCAP (que rege as regras do Latin NCAP), David Ward analisa os teste: “Atualmente, os automóveis mais vendidos na América Latina oferecem níveis de segurança de vinte anos atrás (em relação à Europa e Estados Unidos). A estrutura frágil e a ausência de airbags coloca em risco a vida dos motoristas latino-americanos”.

Confira abaixo o resultado dos testes do Latin NCAP:

Chevrolet Celta (sem airbag): 1 estrela adultos – 2 estrelas crianças
Ford Ka Fly Viral (sem airbag): 1 estrela adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Classic (sem airbag): 1 estrela adultos – 1 estrela crianças
Fiat Novo Uno (sem airbag): 1 estrelas adultos – 2 estrelas crianças
Nissan March (2 airbags): 2 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (1 airbag): 3 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (2 airbags): 4 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Ford Focus II (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Cruze (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças

Confira abaixo os vídeos dos crashtestes (vale a pena dar uma assistida):

Ford Focus

Chevrolet Cruze

Nissan March

Ford Ka

Chevrolet Classic

Chevrolet Celta

admin

Ver comentários

  • Tem razão, se as montadoras for investir em segurança, a maioria dos brasileiros não ira comprar mais carro zero, os impostos no Brasil consome qualquer tipo de investimento, não minha opinião 3 culpados, A montadora que não se manifesta e aceita a posição da omissão do Brasil. O Brasil por não se importar com a segurança da população. E o povo brasileiro que compra esses carros horríveis, compre um seminovo com todos os itens de segurança e pare de comprar esses carros pobre de tecnologia e segurança. Fazendo desse modo alguém vai tomar providência.

  • Eu sempre tive raiva dos carros brasileiros, além de serem caros, nao tem luxo , conforto e segurança muito menos potencia, porq o brasil tem que ter tanto imposto,

    Nossos carros brasileiro são caros e sem segurança,

    eu vejo isso, os carros novos que são fabricados podem ser sem segurança mais os carros velhos não? '-' Foda, hoje em dia vc tem que trabalhar muito pra ter dinheiro e comprar do bom e melhor, si for pobre, no brasil vc ta morto,

    Esse é meu modo de pensar

    obg, Um Salve ae ao site

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.