A Chery-CAOA está lançando no Brasil agora em abril, a linha 2021 do Arrizo 5. O sedan ficou 11% mais econômico, graças a adoção de um novo câmbio automático do tipo CVT de 9 marchas, além disso, o sedan ganhou freio de estacionamento eletrônico e sua versão top de linha traz novas rodas de liga leve aro 17. A má noticia o Arrizo 5 está mais caro na linha 2021, é oferecido a partir de R$ 74.590 contra R$ 69,990 do modelo 2020, enquanto a versão top de linha passou de R$ 77,990 para R$ 83,590, desde o seu lançamento em 2018 ele encareceu mais de R$ 10.000 no seu preço.
Índice desta matéria
Arrizo 5 RX – R$ R$ 74.590
Arrizo 5 RT – R$ 83.590
O principal ponto forte do sedan chinês continua sendo sua boa oferta de equipamentos de série e um motor mais potente em relação aos principais rivais, como VW Virtus e o recém lançado Onix Plus, porém com o aumento ele também ficou mais caro que os rivais.
De quebra, além do aumento de preço a Chery também promoveu um mudança na nomenclatura do Arrizo no Brasil, a versão de entrada antes denominada RX, passa a se chamar RT.
Equipamentos versão RX:
De fábrica desde a versão mais barata, RT, o Arrizo 5 2021 traz itens como sistema multimídia com tela touch de 7 polegadas e conectividade para smartphones, câmera e sensor de ré, faróis em LEDs, piloto automático, controle de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, partida do motor por botão, faróis com acendimento automático.
Há ainda de série direção elétrica, ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, volante multifuncional revestido em couro, descansa braço no banco dianteiro com porta-objeto, indicador da pressão e temperatura dos pneus, faróis e lanternas de neblina, rodas de liga leve aro 16, cinto de segurança de 3 pontos para todos os cinco ocupantes, alarme com controle remoto, volante com ajuste de altura, sistema keyless para abertura e travamento das portas por aproximação, painel com display digital colorido de 3,5 polegadas.
Equipamentos versão RT:
Já a versão top de linha agora chamada de RTS (antes RXS) adiciona ainda rodas de liga leve aro 17 (na versão mais simples são aro 16), bancos em couro ecológico (enquanto de tecido na versão RT) e teto solar elétrico. Além disso, há a adição de airbags laterais e do tipo cortina, totalizando seis bolsas.
Um ponto negativo fica por conta da ausência do Android Auto na central multimídia, o equipamento só tem conectividade com Apple CarPlay ao contrário de SUVs como o Tiggo 5 e o 7. Para quem tem Android há apenas a possibilidade de fazer o espelhamento da tela do celular na tela.
Vale lembrar que o Brasil, após a Índia, é o país do mundo que mais utiliza celulares com o sistema Android.
Entre os equipamentos a novidade nesta lista fica por conta do freio de estacionamento elétrico, além disso, também houve a aplicação da função auto-hold no sistema de freios, esse recurso de segurança mantém os freios acionado mesmo que o motorista retire o pé do pedal do freio por alguns segundos, impedindo que o carro se movimente sem que o motorista pise no acelerador. Também há assistente de partida em rampa, que impede que o carro recue ao sair em aclives.
Outra novidade esta menos importante é que o display do computador de bordo agora é colorido.
O CAOA Chery Arrizo 5, mede 4.52 m de comprimento, já a distância entre – eixos fica em 2.65 m de comprimento, a largura é de 1,81 m e a altura 1,49 m, enquanto o porta-malas acomoda 430 litros. O Volkswagen Virtus tem o mesmo entre-eixos de 2,65 m, porém é 4 cm mais curto no comprimento total, mas mesmo assim tem porta-malas maior com 521 litros.
Porém a grande novidade do Arrizo 5 2021 fica por conta do seu consumo de combustível, que foi reduzido em 11% graças a adição do novo câmbio automático CVT agora com 9 marchas, lembrando que até então o modelo vinha com câmbio CVT de 6 marchas.
Essa mudança foi intencional já que os rivais apostam em motores menores e mais econômicos, 1.0 turbo de 3 cilindros, enquanto o Arrizo 5 traz um bloco maior e mais potente 1.5L, quatro cilindros turbo, flex, capaz de desenvolver 150 CV com etanol ou 147 CV com gasolina. A nova caixa de velocidades CVT de 9 marchas, além de reduzir significativamente o consumo, deve garantir respostas mais rápidas e um melhor desempenho ao sedan da Chery.
Lembrando que o conjunto mecânico do Chery Arrizo 5 é superior em potência e desempenho aos rivais, o Volkswagen Virtus em sua versão mais forte Highline TSI tem o 1.0 com 128 CV, enquanto o Chevrolet Onix Plus Premier aposta no 1.0 de apenas 116 cv.
Graças a nova configuração da transmissão, o CAOA Chery Arrizo 5 2021 vai de 0 a 100 km/h em 9.9 segundos, uma redução de quase 1 segundo em relação ao modelo 2020, as retomadas também foram melhoradas, a aceleração de 40 a 80 km/h é feita em apenas 4 segundos, enquanto a de 80 a 120 km/h em seis segundos.
O Chery Arrizo 5 2021 é capaz fazer 11 km por litros em trechos urbanos abastecido com gasolina, já em estradas ele roda 12.6 km/l. Quando o combustível utilizado é etanol, os números são de 7.6 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada.
Enfim, o sedan da Chery tem uma série de atributos, como o visual moderno que agrada bastante, o modelo é bem equipado, espaçoso e tem motor potente de 150 cv, além de agora vir com o câmbio moderno CVT que simula 9 marchas.
Mas infelizmente, com os aumentos de preços seguidos que o Arrizo 5 vem sofrendo, chegam a R$ 10 mil desde que o carro foi lançado em 2018 no Brasil, sua relação custo benefício em relação a concorrência vem diminuindo, já que o modelo da CAOA já ficou mais caro do que as versões top de linha de seus rivais “teóricos” VW Virtus e Chevrolet Onix Plus.
E para piora, os carros chineses ainda continuam sofrendo uma grande desconfiança do consumidor brasileiro devido a má fama de investidas anteriores destas marcas, além da duvida quanto a durabilidade e a alta desvalorização futura que estes carros terão, para tentar minimizar isso, a CAOA Chery já está produzindo o Arrizo 5 no Brasil e oferecer garantia total de 5 anos a maior entre os rivais.
Verdade seja dita que o Arrizo 5 frente aos rivais oferece um acabamento interno mais refinado e melhor desempenho, porém no mundo real só isso não mostra ser suficiente para o Arrizo 5 roubar muitos compradores das marcas mais tradicionais, caso a Chery não consiga reduzir seu preço, a vida do modelo tende a se complicar no mercado.
Em fevereiro de 2020 (ultima data antes da crise causada pelo Corona Vírus), o Chery Arrizo 5 vendeu apenas 151 exemplares, enquanto o VW Virtus emplacou mais de 3 mil unidades e o Chevrolet Onix Plus liderava com folga com 9.123 unidades vendidas apenas em fevereiro.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.