Chery

Chery Himla – Primeira picape da marca é apresentada e será produzida no Brasil

A Chery vai entrar pra valer no segmento de picapes, o primeiro modelo nesta categoria será a Himla, uma picape média no mesmo porte do Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. A Chery Himla é uma picape raiz, feita sobre chassi de longarina assim como as rivais, ela foi apresentada hoje (24 de abril) no Salão do Automóvel de Xangai, China e será um produto global, ou seja, será vendida em diversos países, incluindo Europa e América do Sul, inclusive o presidente da CAOA já confirmou que a Himla será produzida no Brasil.

chery himla

Himla deve virar uma sub marca da Chery

Os planos da Chery com relação as picapes é bastante ambicioso, a Himla será apenas a primeira picape da marca, os planos do grupo é criar uma sub marca global especializada apenas em produzir picapes. Além da picape média mostrada hoje, a futura marca Himla deve ter ainda uma picape compacta, igual a Fiat Toro e uma maior com porte da F-150 e RAM 1500.

chery himla

A Chery Himla

Apesar de revelar a picape hoje no Shanghai Auto Show, a Chery ainda não divulgou os dados técnicos da Himla, o que se sabe é que esta já é a versão de produção do modelo, ou seja, a versão que chegará as lojas, sendo que a versão conceitual foi apresentada em outubro de 2024, chamada de KP11, e mudou pouca coisa em relação a modelo apresentado aqui.

Uma curiosidade o nome Himla é uma referência ao Himalaia, a mais alta cordilheira de montanhas do mundo, é nesta região que se localiza o famoso monte Everest, a maior montanha do mundo.

chery himla

Dimensões

Como dissemos, a Chery não divulgou os dados técnicos da Himla, porém pelas fotos e por quem esteve no local de apresentação, trata-se de uma picape com bom tamanho para a categoria, a principio ela é maior em relação a rival Toyota Hilux, suas dimensões devem ficar no mesmo patamar da Ford Ranger, algo em torno de 5.40 m de comprimento e 3,30 m de distância entre eixos.

chery himla interior

Interior

Por dentro a picape Chery traz uma cabine com estilo mais tradicional – sem soluções polêmicas e com um bom acabamento, o grande destaque é a e gigante central multimídia que aparentemente tem algo em torno de 15 polegadas, enquanto o painel de instrumentos é compacto e fica praticamente escondido no centro do painel. O acabamento também chama atenção, painel, console e as portas são forrados em material softouch que imita couro, a cabine também tem revestimento em dois tons, com detalhes como painel e o teto em preto e os bancos em couro caramelo.

Pelas imagens divulgadas a picape Himla será bastante tecnológica, virá com câmbio eletrônico com alavanca do tipo joystick, além de tração 4×4 eletrônica com diferentes modos de atuação e freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão, detalhes que por exemplo, não existem na Toyota Hilux nem na Chevrolet S10 aqui no Brasil.

chery himla

Motor ainda é segredo

A Chery ainda faz segredo com relação a motorização da Himla, oficialmente a montadora fala apenas que o modelo usará a plataforma híbrida CSH (Chery Super HYBRID), provavelmente ela terá um conjunto mecânico similar ao da BYD Shark, ou seja será plugin híbrida.

Além do motor eletrificado, a picape Chery deve ter também opções de motores mais tradicionais, a diesel e provavelmente também a gasolina 2.8.

Quando chega?

A Chery ainda não revela quando sua picape entrará em produção, mas tudo indica que deve estrear ainda em 2025. Este será um modelo global e será apenas a primeira de várias picapes que a marca deve lançar nos próximos anos.

chery himla

A picape Chery será produzida no Brasil?

Na apresentação da Chery Himla, surgiu também a noticia que a CAOA já está trabalhando com a Chery Internacional para passar a produzir esta picape aqui no Brasil no regime CKD, é o mesmo tipo de produção que hoje a CAOA Chery utiliza nos modelos Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8, todos montados pela CAOA lá em Anápolis, Goiás.

A produção da Himla aqui no Brasil foi confirmada pelo próprio Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, o CEO do grupo CAOA, em uma entrevista ao portal UOL Carros durante a apresentação do modelo em Xangai.

E ai gostou? deixe sua opinião sobre a primeira picape da Chery? Será que tem qualidades para super a rival Toyota Hilux?

Picapes chinesas virão para ficar

Após dominar os carros elétricos e híbridos no mundo, as montadoras chinesas agora devem passar a mirar no rentável segmento de picapes, um segmento que assim como os SUVs vem crescendo a passos largos no mundo tudo, de acordo com dados do IHS somente em 2025 serão vendidas no mundo 5.67 milhões de picapes e este numero até 2030 deve superar as 6,3 milhões de unidades por ano.

No Brasil as picapes chinesas estão chegando aos poucos, em 2024 estrearam no mercado a BYD Shark e o JAC Hunter, sendo que agora em 2025 deve chegar ainda a picape da GWM a Poer, que será produzida no Brasil, a nova geração da VW Amarok deve chegar em 2027 e será baseada em uma picape chinesa, ou seja, estamos testemunhando uma grande e inédita ofensiva chinesa em relação as picapes tradicionais como Ford, Toyota, Mitsubishi, Nissan e GM.

Equipe Encontracarros

Publicado por:
Equipe Encontracarros

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.