A CAOA Chery anunciou mais uma redução de preços para os seus modelos, todos os carros da marca ficaram 7% mais baratos. Com isso, o grande destaque da linha passa a ser o Tiggo 5X 2025 que impressiona pelo custo benefício. Apesar de ser um dos SUVs mais baratos do Brasil, o modelo da Chery por R$ 114.990 entrega motor turbo de 150 cv, câmbio automático CVT e uma lista de equipamentos generosa, já com itens como painel digital e sistema multimídia de 10.2 polegadas. Enquanto que por R$ 129.900 já vem com teto solar panorâmico e por R$ 144.990 entrega conjunto híbrido leve e sistema de condução semi-autonoma. Vamos conhecer em detalhes…
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O Chery Tiggo 5x 2025 é oferecido em três versões de acabamento: Sport, Pro e Pro Hybrid MAX Drive, seus preços variam entre R$ 114.990 até R$ 144.990, confira abaixo:
O custo benefício do CAOA Chery Tiggo 5X Sport realmente chama atenção quando comparado com outros SUVs de entrada. O novo Citroën C3 Aircross parte de R$ 112.900, porém sequer possui airbags laterais, o VW T-Cross Sense custa R$ 119.990 e não vem nem mesmo com um simples rádio AM/FM, o Renault Duster de entrada sai por R$ 122.990 e acredite, ainda aposta no ultrapassado motor aspirado 1.6 de apenas 118 cv e câmbio manual.
Indo para a versão intermediária “Tiggo 5X Pro“, por R$ 129.990 é simplesmente o SUV 0km mais barato que você pode comprar hoje no Brasil equipado teto solar panorâmico, farois Full LED, bancos em couro e ar-condicionado dual zone. Itens que nos rivais Creta, T-Cross, Tracker e Renegade, so aparecem nas versões a partir de R$ 170 mil.
Enquanto a versão top de linha Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive se diferencia pelo sistema híbrido leve de 48v e motor de 160 cv, sendo o modelo híbrido mais barato do Brasil por R$ 144.990, além de vir com um sofisticado sistema de condução semi-autonoma com piloto automático adaptativo ACC, monitoramento de pontos cegos e outros recursos que você raramente encontra em um SUV compacto.
Foto Autonobre
Embora seja a versão de entrada, a configuração Sport já apresenta um interessante conjunto de equipamentos de série. A lista inclui itens como ar condicionado manual com saída para o banco traseiro e botões do tipo touch, bancos forrados com couro sintético, painel e portas com revestimentos em material softouch, chave com comando a distância para ligar o motor e o ar-condicionado, partida do motor por botão no painel, central multimídia de 10,25 polegadas com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de som com seis alto falantes.
A lista também inclui 6 airbags, faróis com iluminação diurna por LEDs, acendimento automático e ajuste elétrico de altura dos faróis, volante multi-funcional com ajuste de profundidade e altura, quadro de instrumentos digital com 7 polegadas, retrovisores elétricos com rebatimento automático e sistema de aquecimento, descansa braço entre os bancos dianteiros, descansa braço retrátil no banco traseiro com porta copos, freio a disco nas quatro rodas, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partidas em rampas e assistente de descidas, dois modos de condução Sport e ECO, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico por botão e função Auto Hold.
Calma que ainda tem mais, há rodas em liga leve aro 17 com acabamento diamantado, iluminação ambiente em LED no painel e nas portas com várias opções de cores configuráveis, câmbio eletrônico com alavanca do tipo Joystick, faróis e lanterna de neblina, monitoramento da pressão dos pneus em tempo real, piloto automátio e detalhes cromados no exterior, enfim é uma baita lista por R$ 114.990.
A versão Pro, que custa R$ 15.000 a mais, adiciona itens como teto panorâmico em vidro, ar condicionado automático digital de duas zonas independentes, bancos do motorista com ajuste elétrico e ajuste lombar, sistema de câmeras 360 graus, farois Full LED com faról alto e farol baixo em LED, além de rodas maiores aro 18, carregador wireless para smartphones e limpador de para-brisa com sensor de chuva.
O teto panorâmico vem de série no Tiggo 5X nas configurações Pro e Hybrid Max Drive
Por fim, a versão top de linha Pro Hybrid Max Drive, custa R$ 15 mil a mais em relação a Pro e entrega um conjunto híbrido leve de 48 v, que auxília o motor gasolina em algumas situações, além de alimentar parte dos recursos elétricos do carro. Graças ao sistema híbrido o Tiggo 5X híbrido é 10 cv mais potente em relação as outras versões.
Destaque também para o sistema Max Drive, que vem emprestado dos SUVs mais caros da CAOA Chery, que conta com: piloto automático adpatatitivo ACC, frenagem frontal automática com alerta de colisão frontal, alerta de distância e detector de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado traseiro que avisa a presença de veículos e pedestres cruzando a traseira do carro na hora de dar marcha ré, há ainda alerta de saída de faixa, farol alto inteligente em LED que não ofusca os motoristas no sentido contrário.
No mais a lista de equipamentos é a mesma da versão Pro.
Sob o capô, o SUV chinês produzido no Brasil se destaca por possui motor 1.5 Turbo Flex, 4 cilindros de 150 cavalos e 21,4 kgfm de torque. Essa força é transmitida para as rodas dianteiras por meio de um câmbio automático do tipo CVT que simula 9 velocidades.
A configuração híbrida tem 160 cv de potência e 25 kgfm de torque.
O Tiggo 5x vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade máxima de 193 km/h, é um desempenho bom para a categoria, superando os rivais 1.0 turbo.
Com os seus 10 cavalos a mais, a versão híbrida é um pouco mais rápida do que a Sport. Enquanto a versão de entrada vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, a configuração top de linha híbrida precisa de 9,2 segundos, mantendo a velocidade máxima em 193 km/h, o que faz uma grande diferença em acelerações e ultrapassagens.
Aqui vai um dos pontos negativos do conjunto mecânico do Tiggo 5X, o consumo de combustível é alto. Culpa do motor 1.5 que apesar de ser turbo, tem 1500 cilindradas e quatro cilindros, enquanto os rivais têm 1000 cilindradas e apenas três cilindros. Outra desvantagem deste bloco 1.5 é que a Chery usa injeção tradicional multiponto MPI ao invés de injeção direta de combustível que é mais moderna e ajudaria a reduzir o consumo.
Nas versões Sport e Pro o Tiggo 5X faz na cidade apenas 6,9 km/l com álcool ou 9,9 km/l com gasolina. Enquanto que na estrada os números não melhoram muito ficam em 8.1 km/l com etanol ou 11.5 km/l com gasolina.
A versão híbrida do Tiggo é curiosa, ela melhora o consumo na cidade, já que o sistema híbrido é mais utilizado no anda e para, fazendo 8.1 km/l com álcool ou 11.1 km/l com gasolina. Porém na estrada o consumo é inferior a versão não híbrida, faz em média 8,3 km/l com álcool e 10,9 km/l com gasolina, isso porque na estrada em ritmo constante o sistema híbrido é menos utilizado.
Vantagens de ter um carro híbrido no Brasil
Vale lembrar que, além do melhor desempenho e do consumo consumo urbano, há outros pontos positivos de ter um híbrido. Na cidade de São Paulo e em algumas outras cidades espalhadas pelo país, carros híbridos como o Tiggo 5x possuem uma série de benefícios fiscais. Na capital paulista por exemplo, o proprietário tem direito a recuperar parte do valor pago no IPVA, além de estar livre das restrições do rodízio.
Como pode ser visto nas fotos, o 5X tem dimensões compactas, mede 4,31 metros de comprimento por 1,83 metro de largura e 1.67 m de altura. Já a distância entre eixos fica em 2,63 metros. Com essas dimensões, o Tiggo 5x acaba ficando um pouco em desvantagem com relação aos rivais, um exemplo disso é seu porta malas que tem apenas 340 litros (332 l na versão híbrida), enquanto rivais como VW T-Cross, Nissan Kicks, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker todos com compartimento de carga na faixa dos 400 litros.
Apesar de ter uma série de atrativos, o Tiggo 5x Pro sofre com a forte concorrência no Brasil. No último ano, de acordo com dados da Fenabrave, o SUV vendeu 14.400 unidades, um número que não é ruim, mas está muito abaixo dos rivais, como o Volkswagen T-Cross, que foi o SUV mais vendido do Brasil, com 72.400 unidades, e o Chevrolet Tracker, que ficou na segunda posição, com 66.643 unidades, com esta redução nos preços a CAOA Chery espera conseguir fazer o 5X alcançar uma fatia maior do mercado aumentar suas vendas.
O Tiggo 5x é produzido no Brasil, mais precisamente na fábrica da CAOA em Catalão, Goiás, o que ajuda com relação a oferta de peças e seu custo de manutenção. Além disso a CAOA Chery oferece garantia de 5 anos para todo o carro.
As versões Sport e Pro contam com apenas 3 opções de pintura: preto, prata ou branco, sendo que destas três apenas o preto é de série, as demais opções custam adicional de R$ 2.000. A versão Hybrid Max Drive ainda tem a opção da exclusiva da pintura azul, também por R$ 2 mil.
Fonte e maiores informações: CAOA Chery.
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