Uma falta grave nos modelos chineses vendidos no Brasil é que em sua grande parte não possuem a opção de câmbio automático, equipamento que em modelos mais requintados, por exemplo na faixa acima dos R$ 50.000 faz uma falta danada, pesando bastante na hora da escolha do comprador. Pois bem, depois de muitos pedidos, desde sua primeira geração lançada em 2009, finalmente chega ao mercado brasileiro a versão automática do Chery Tiggo, custando ainda interessantes R$ 57.990, este é o primeiro carro chinês no Brasil com transmissão automática.
Verdade seja dita que este câmbio do Tiggo já é um pouco ultrapassado frente ao que há no mercado mundial, o Tiggo A/T vem com um câmbio automático tradicional de apenas 4 velocidades, desenvolvido pela própria Chery na China, em parceria com a ACTECO, divisão da própria marca que desenvolve e produz motores automotivos. Este é um câmbio automático sequencial, apesar de não trazer borboletas atrás do volante, esta transmissão permite que o motorista faça as trocas de forma manual sequencial dando um toque na alavanca para frente para aumentar as marchas, ou reduzindo as marchas com um toque para trás na alavanca. O câmbio possui ainda um interessante recurso que pode ser acionado quando o carro precisar arrancar em pisos de baixa aderência, o sistema impede que as rodas destracionem.
A versão automática do novo Chery Tiggo, virá ainda de série com um inédito piloto automático, acionado através de comandos no volante, basta o motorista pisar no freio e o sistema é desligado.
Além do câmbio o conjunto mecânico do Chery Tiggo automático segue o mesmo da versão manual, o SUV vem com um 2.0 16v a gasolina, que desenvolve 138 cv de potência e 18.2 kgfm de torque, o Tiggo é disponibilizado no Brasil apenas com tração 4×2, dianteira.
A lista de equipamentos do Tiggo é razoável, de série ele traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura, airbag duplo, freios com ABS e EBD, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, sistema de som com CD Player MP3 e entrada USB, volante multi-funcional, faróis dianteiros com LEDs diurnos, sensor de ré, display no retrovisor interno com bússola, altitude e pressão atmosférica.
Apesar de custar bem mais do que a versão mecânica, o Tiggo automático sai por R$ 57.990, contra R$ 51.990 da versão manual, o Tiggo frente aos concorrentes é o SUV com câmbio automático mais barato do Brasil, só para citar alguns o Ford Ecosport, sem o pedal da embreagem parte de salgados R$ 69.600, enquanto o Renault Duster sai por R$ 65.090.
O Chery Tiggo tem garantia de fábrica de 5 anos, e está disponível nas cores: branco, preto, vermelho, prata e cinza. Lembrando que a Chery é uma das marcas chinesas que está construindo fabrica no Brasil, a unidade de produção ficará em Jacareí, SP, tendo capacidade para montar 150 mil carros por ano, as obras já estão em 83%, a unidade deve ser inaugurada no segundo semestre.
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Comprar um veículo desses por quase 60 mil reais no Brasil e saber que na Inglaterra se compra um Land Rover Evoque por 70 mil reais é chamar brasileiro de otário, infelizmente. Até quando isso acontecerá no Brasil.