Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
A GM liberou nesse final de semana as primeiras imagens do Corvette Z06 2015, uma versão ainda mais radical e potente da nova geração do Corvette. O bólido que conta com um gigante V8 de 6.2 Litros e 625 hp (633 cv) de potência será apresentado oficialmente no Salão de Detroit, que abre as portas essa semana.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O bólido Z06 é uma alternativa americana as mais radicais máquinas europeias como Lamborghini e Ferrari e Porsche. Em termos de estilo, o Z06 esbanja mais agressividade do que a versão convencional do Novo Corvette. Na dianteira destaque para o novo capô, com uma espécie de scoop e para a nova grade com acabamento em forma de colmeia, tudo em fibra de carbono, os para-lamas também são novos e mais largos tanto na dianteira quando na traseira. Outro elemento exclusivo são os spoilers que garante uma melhor aerodinâmica, também em fibra de carbono, o modelo conta ainda com inéditas entradas e saídas de ar.
De perfil e traseira o carro também é mais trabalhado, destaque para as rodas aro 19 na dianteira e 20 na traseira forjadas em alumínio, e o vistoso aerofólio traseiro que aumentou o downforce, a parte traseira também é nova e traz sua aerodinâmica inspirada nos carros de competição. Cada elemento parece pensando para deixar o visual o mais esportivo possível. Sem dúvida esse é um dos mais belos superesportivos da atualidade.
Porém é na ficha técnica que está a principal novidade do Corvette Z06 2014 2015, ao começar pelo seu motor LT4 supercharged de 625 hp e pesados torque de 86.1 kgfm, que o torna um dos superesportivos americano mais potente de todos os tempos. A GM ainda guarda a sete chaves os seus números de desempenho, porém a expectativa é de que velocidade máxima fique em 340 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h ficando entre 3 a 4 segundos.
Serão duas opções de transmissão para o novo Corvette Z06, as duas são caixas de câmbio são novidades, a primeira é um moderno câmbio mecânico de alavanca, com nada menos do que sete velocidades, isso mesmo um câmbio mecânico com pedal da embreagem e tudo e com alavanca de sete marchas, que deve fazer a alegria dos pilotos mais puristas, ou opcionalmente o comprador pode levar o novo Vette Z06 com uma caixa de câmbio automatizada de oito velocidades 8L90 , este câmbio automático possui 4 ajustes e promete trocas mais rápidas do que o famoso câmbio PDK de dupla embreagem da Porsche, graças a um moderno algoritmo que analisa os comandos e executa a uma capacidade de 160 vezes por segundo, permite se fazer trocas de marchas com aceleração plena, fazendo trocas até 8 centésimos mais rápido do que as transmissões automática de dupla embreagem no mercado, como a renomada PDK da Porsche, usada pelo 911, este é um dos câmbios mais avançados do mundo na atualidade, e foi todo desenvolvido pela GM, e graças a sua composição em alumínio e magnésio ele consegue ser 4 kg mais leve do que o antigo câmbio automático de seis velocidades que equipava o carro na geração passada, além de ser menor, ocupando menos espaço.
A suspensão de série será eletrônica magnética, que se ajusta de acordo com a necessidade. E o Z06 2015 trará uma série de recursos tecnológicos, como controle de largada, de tração, de estabilidade, porém tudo pode ser ajustado de acordo com a necessidade, ou até mesmo desligado, para os pilotos mais corajosos.
Outra novidade são os pacotes opcionais, além do teto central removível em fibra de carbono, que torna o Corvette coupé em um targa, há o interessante pacote Z07, que além de novas partes em fibra de carbono, agrega freios especiais com discos maiores de cerâmica e carbono da marca Brembo, além de pneus especiais de alta perfomance Michelin Super Sport Cup.
Por dentro em comparação com o Corvette Stingray, o Z06 traz uma proposta mais esportiva, como um novo volante de base achatada, apliques em fibra de carbono e alumínio no painel e nas portas, além de bancos mais esportivos tipo concha de competição.
Os freios do Corvette Z06 2015 são um show a parte, ele de série traz discos de 371 x 33 mm na dianteira e 365 x 25 mm na traseira, porém com o kit Z07 pode contar com discos ainda maiores 394 x 36 mm na dianteira e 388 x 33 mm, com discos de cerâmica e carbono
Vale lembrar que a antiga geração do Corvette Z06 tinha um V8 de 512 cv, ou seja houve uma baita evolução em termos de potência e leveza estrutural nesta nova geração. Porém a versão Z06 não será a versão mais potente e radical do novo Corvette, a GM deve lançar provavelmente em 2015, o novo Corvette ZR1, versão top que na geração passada contava com motor de 638 cv, ou seja esta nova geração do ZR1 provavelmente deve passar dos 700 cv.
Acima o câmbio que é localizado na traseira do carro e o exclusivo sistema de escape do Corvette,
A GM ainda não divulgou a data de lançamento, nem o preço do novo Corvette Z06 2015. Mas a montadora já avisa que os americanos terão ainda que esperar pelo menos mais 1 ano para a novidade chegar as lojas, oficialmente a marca afirma que o novo Corvette Z06 só chega as revendas no começo de 2015.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução