foto: Revista Auto Esporte
Lançado oficialmente no Brasil em outubro de 1998, o Chevrolet Astra trouxe muita inovação no segmento dos hatch médios. Na época ele substituiu o antiquado Kadett, o Astra começou a ser produzido no Brasil apenas dois anos depois de ter sido lançado na Europa, um grande avanço que o colocou bem a frente dos rivais na época, principalmente no seu design moderno e interior simples porém caprichado e bem equipado. Hoje ele pode ser uma boa opção de usado, já que oferece bons equipamentos e espaço interno razoável, por um preço mais baixo de que popular um 0km, oferecendo espaço, conforto e desempenho em boas doses.
O Chevrolet Astra brasileiro era de início oferecido apenas com carroceria 2 portas, nas versões GL (1.8) e GLS 2.0. Em março de 1999 a Chevrolet lançou o Astra Sedan. A partir do final do ano 2001 a versão GLS virou CD e ganhou a opção do câmbio automático.
foto: Revista Auto Esporte
O Astra com suas linhas avantajadas, e retas, trazia como principal atrativo seu espaço interno bastante interessante, tanto na versão hatch quanto sedan ele possui 2.61 metros de entre-eixos, sendo apenas 2.6 centímetros menor que o Vectra. O porta malas também traz um bom espaço, são 332 litros no hatch, um dos maiores da categoria. Enquanto que a versão sedan o porta-malas acomoda até 460 litros.
Um dos pontos fracos desta primeira geração do Astra nacional, é o fato de ele não possuir 4 portas, o que complica o acesso ao banco traseiro. A versão hatch com 4 portas chegou somente no ano de 2002, quando o modelo passou por sua primeira reestilização. Porém já chegou as revendas como modelo 2003. (Leia mais sobre o Astra 2003 em diante aqui no site).
Motores e consumo:
Quando chegou ao Brasil o Astra recebeu motores nacionais, o 1.8 que equipa o modelo hatch e o sedan, era o já conhecido propulsor 1.8 de 110 cv usado no Kadett e em outros carros da GM. Já o 2.0 litros venho do Vectra, ele recebeu algumas alterações e era oferecido em duas versões, uma com 8 válvulas e 112 cv de potência, e a partir de 1999 o 2.0 16v com 128 cv. A partir de 2000 a versão do Astra Sedan 1.8 passou a ser oferecida também com motor a álcool. Confira as ficha técnicas de todas as versões do Astra logo mais abaixo:
foto: QuatroRodas
Ficha técnica Chevrolet Astra de 1999 a 2002:
Astra GL 1.8
Potência 108 cv
Torque 15.8 kgfm a 4800 rpm
Aceleração 0 a 100km/h:
Velocidade máxima:
Consumo cidade 10.5 km/l;
Consumo estrada 12.8 km/l
Astra GLS 2.0 8v
Potência 112 cv
Torque 17.3 kgfm a 4.000 rpm
0 a 100km/h em 10.3 segundos
Velocidade máxima 186.2 km/h
Consumo cidade 9 km/l;
Consumo estrada 12.9km/l. (*segundo teste feitos pela revista Auto Esporte outubro de 1998)
Astra GLS / CD 2.0 16v
Potência 128 cv
Torque 19.2 kgfm a 4.000 rpm
0 a 100km/h em 10 segundos;
Velocidade máxima: 193.4km/h
Consumo cidade 6.8 km/l;
Consumo estrada 12.3km/l (* dados segundo teste feito pela revista Quatro Rodas maio ano 2000)
Astra Sedan 2.0 8v
Potência 110cv;
Torque 15.8 kgfm a 5.400 rpm;
0 a 100km/h em 13.1 segundos;
Velocidade máxima 186 km/h;
Consumo médio 11.6km/l sem ar-condicionado e 9.2km/l com o ar ligado;
Astra GLS / CD Sedan 2.0 16v (*dados da Chevrolet)
Potência: 128cv
Torque de 19.2 kgfm a 4.000 rpm
Velocidade máxima 203 km/h
0 a 100km/h em 9.3 km/h
Consumo: não disponível.
Equipamentos:
Um dos atrativos do Chevrolet Astra é seu bom conjunto de itens, se puder escolher na hora da compra de seu Astra opte pelo GLS, é sempre mais equipado, e fuja da versão GL, ele vinha de fábrica praticamente pelada, tanto na versão hatch quanto sedan, nem mesmo calotas vinham de fábrica, som então nem pensar. Fique esperto com os itens que eram oferecidos como opcionais eles valorizam bastante o carro na hora da revenda, e consequentemente na hora da compra.
Confira os itens abaixo:
Astra GL 1999 a 2002 equipamentos de série:
Direção hidráulica; ar quente e vidros traseiro com desembaçador.
Astra GLS / CD 2.0 8v: (1999 a 2002)
De série:
Rodas de liga leve aro 15, conta giros, faról de neblina, volante com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido, direção hidráulica e desembaçador traseiro.
Opcionais: ar-condicionado, sistema de som com CD Player, vidros e travas e retrovisores elétricos, airbag duplo, e freios ABS.
Astra GLS / CD 2.0 16v 1999 – 2002
Todos os itens de série da versão GLS 8v mais vidros e travas elétricas, abertura das portas por controle remoto, cintos de segurança de três pontos.
Opcionais:
Ar-condicionado, som com CD Player, teto solar elétrico, direção eletro-hidráulica, computador de bordo, check control, banco do motorista com regulagem de altura, airbag duplo e freios com ABS.
Preços:
Confira os preços médio do Chevrolet Astra modelo 1999 até 2001, segundo a tabela fipe:
Astra GL 1.8 ano 1999 – R$ 16.500 – 2000 R$ 17.500 – 2001 R$ 18.800
Astra GLS / CD 2.0 ano 1999 R$ 18.055 – 2000 R$ 18.780 – 2001 R$ 19.464
Astra GLS / CD 2.0 16v R$ 18.275 – 2000 R$ 19.119 – 2001 R$ 20.832
Astra Sedan GL 1.8 – 1999 R$ 17.700 – 2001 R$ 19.190
Astra Sedan GLS 2.0 – 1999 R$ 18.360 – 2001 R$ 20.699
Astra Sedan GLS 2.0 16v – 1999 R$ 19.191 – 2001 R$ 20.982
Fique esperto !
Ar condicionado, bancos de couro e câmbio automático podem elevar o preço do carro em até 4.500 reais.
Se puder prefira o modelos GLS / CD, ao invés do GL, além de trazer o motor 2.0 é sempre mais equipada, ele custa em média apenas R$ 1.5 mil a mais no preço o que compensa o investimento. e é bem mais valorizada na hora da revenda.
O GL não traz nem conta giros e vem com rodas de aço sem calota.
Pontos fortes do Astra:
Design simples ainda agrada;
Desempenho muito bom na versão 2.0 16v;
Bem equipado;
No sedan o espaço interno no banco traseiro é bom; e o porta malas é grande;
Preço atrativo.
Pontos fracos do Astra
Acabamento interno um tanto simples, com muitos materiais plásticos, e costumam apresentar ruídos.
Consumo um tanto alto, mesmo na versão 1.8.
A primeira geração do hatch até 2002, só tem 2 portas, o que complica o acesso ao banco traseiro.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Boa tarde... comprei um astra 2001/02 1.8 sedã o mesmo está sem o módulo conforto que trava as porta e o porta malas e a portinhola do combustível precisava saber o número de série para adquirir outro??
Boa tarde, estou pensando em adquirir um astra 2000 gls 2.0. Esta boas condições e com 108 mil km segundo dona. Preço 11mil. Sera q vale a pena.
Gostei muito do site com muito informação boa,pretendo comprar um Astra Sport como primeiro carro e estava na dúvida sobre a potencia e o torque dos motores 8v e 16v (diferença).
Estão de parabéns.
Saudades do tempo que carro com duas portas era preferência! Antigamente quando um carro de 4 portas se aproximava de deduzia logo se tratar de um táxi
Conferi o suspiro do tanque de combustível, pode estar entupido.
Faz um teste: De partida com a tampa do tanque aberta.
oi Boa tarde amigos me tire uma dúvida tenho um astra 99 1. 8 quando está quente custa a pegar ja mexi em várias Oficina e nunka resolveram meu problema pod me dizer o q pode ser? obrigado
Luiz, é complicado e quase impossível falar alguma coisa sem realmente analisar o carro, o jeito mesmo é levar em um algum mecânico capacitado para ver qual é o problema real e passar um scanner no motor, mas tudo indica que seja algo relacionado com a parte elétrica do veículo, como bobina, cabos de injeção ou mesmo a central eletrônica, que quando aquece deixa de funcionar corretamente, ou tem seu desempenho prejudicado.
De uma olhada neste vídeo onde é relatado um problema similar ao seu:
abraço esperamos ter ajudado
Amigo isso é o aterramento sonda lampda
Ola amigos conheci um astra que esta à venda
Ano 99 4 portas 16v e marca que é 1.6 eu achava que só tinha 1.8 em diante , o que é o correto ? Por favor quem puder me tirar esta dúvida des de já eu agradeço !
Paulo realmente não existe Astra equipado com motor 1.6, somente 1.8 e 2.0 e 2.0 16v.
abraço
Boa tarde, senhores. Quais eram os itens de série no Astra Expression 2002 e quais os itens opcionais? Os que vinham com airbag duplo necessariamente vinham com o ABS (como nos VW Golf) ou essa "dupla" vinha separadamente? E a motorização? Era 2.0 8V ou 16V? E a potência declarada? Grato.
Olá, recebi uma proposta de uma amigo, de um astra sedam 2.0 ano 2000
Gostaria de saber se é uma boa opção, pois seria meu primeiro carro, e tenho dúvidas a respeito de consumo e tbm de peças, se são mais caras realmente! Gostaria de uma opinião de vcs, se seria um bom negócio pra mim ou não.. Ele pediu 10 mil..
Obs precisa fazer a pintura..
Aguardo sua resposta.. Obg
Então amigo de acordo com a tabela Fipe, um Astra Sedan 2.0 ano 2000, dependendo do modelo tem preço de acordo com a versão variando em torno de R$ 14.500 a R$ 15.500, portanto o valor pedido está bom, se baseado no preço de tabela do modelo.
Bem se é um bom carro, é sim, mesmo após sua idade é um bom carro, ele é completo, espaçoso, sua mecânica é simples de mexer, e confiável, fazendo a manutenção preventiva básica, trocando sempre óleo, filtros, correia dentada e etc no prazo, dificilmente você terá algum problema, e este motor 2.0 empurra muito bem o Astra, garantindo um ótimo desempenho, principalmente na estrada.
Agora com relação ao consumo, bem esse é o grande ponto a ser pensado, se você pretende rodar diariamente, isso pode incomodar bastante, este motor 2.0, bebe razoavelmente, lembrando que ele é movido apenas a gasolina, pode esperar algo em torno de 8 km/l rodando na cidade e 11km/l na estrada, o que faz uma grande diferença para quem roda diariamente, pesando no bolso.
Claro que trata-se de um carro com 15 anos de vida, é normal que alguns problemas aparecem principalmente se o antigo dono não dedicava muita atenção ao carro, o que merece uma atenção mais detalhada antes da compra, pra não encontrar problema graves após a compra.
Resumindo
Se você procura um veículo pra rodar apenas nos finais de semana, e o carro que você esta querendo pegar esteja mecanicamente em boas condições e você tem tempo e dinheiro para se dedicar a manutenção preventiva, até que este Astra 2000 pode ser uma boa pelo preço que está sendo pedido e confiabilidade da mecânica do carro, agora se você pretende rodar diariamente com ele, não tem tempo ou dinheiro para enfrentar uma manutenção mais cara quando necessário, o melhor é optar por um carro mais novo e com motor menor, um 1.0 ou 1.6 no máximo.
Abraço e boa sorte
Equipe Encontracarros.com
Olá!
Tenho um Astra Sport ano e modelo 2.000, gostaria de saber qual o consumo médio estrada e cidade de 15 metros cúbicos de gnv!
De acordo com dados de testes feitos por revistas especializadas na época o Astra Sport 2.0 faz 7km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
abraço