Foto: Roadshow.com
A Chevrolet está trazendo agora em setembro para o Brasil o Novo Bolt 2022, apresentado no inicio desse ano nos EUA, a nova geração do compacto elétrico chega ao país custando a bagatela de R$ 317.000 e vai rivalizar com modelos elétricos como Renault Zoe, Fiat 500e e Nissan Leaf.
Foto: Roadshow.com
Apresentado no começo de 2011, o Chevrolet Bolt 2022 traz uma série de evoluções em relação ao seu antecessor, ao começar pelo visual que está mais futurista e atraente. Destaque também para a nova autonomia do carro, que foi ampliada na nova geração, agora o Bolt vai mais longe, é capaz de rodar até 416 km com uma carga completa das baterias, pode não ser o suficiente para encarar uma viagem longa como SP/ Rio de Janeiro (434 km de distância), porém é mais do que o necessário para a maioria das pessoas rodarem no dia a dia nas grandes cidades sem a necessidade de ter que recarregar o carro todos os dias.
Índice desta matéria
Design Chevrolet Bolt 2022
No design do Bolt 2022 há o novo conjunto ótico com uma aparência bem mais futurista em relação a primeira geração, na parte superior da dianteira há faixas de LED diurnos, que são integradas através de uma aplique em Black piano aos faróis principais, que agora estão mais abaixo na dianteira do carro.
Por se tratar de um carro elétrico, não há necessidade de uma abertura frontal para entrada de ar, o que confere uma aparência mais limpa a dianteira do modelo, já de perfil o destaque fica por conta da linha de cintura elevada com um vinco na altura da maçanetas e pelo teto alto que agora tem um estilo do tipo flutuante, ou seja, a última coluna tem um acabamento em Black Piano que confere a impressão que o teto está flutuando. Estas mudanças deixaram o Bolt com um perfil mais próximo a um SUV compacto.
Interior do Novo Chevrolet Bolt 2022
Por dentro o Novo Bolt 2022 está mais luxuoso e equipado, o elétrico da Chevrolet conta agora com uma generosa tela multimídia de 10.2 polegadas, equipada com Wi-Fi e internet 4G, além de conectividade com smartphones por meios dos aplicativos Appe CarPlay e Android Auto sem a necessidade de cabos. Em termos de estilo a cabine ganhou uma aparência mais limpa e moderna, há poucos botões, a maior parte dos comandos estão concentrados na tela do sistema multimídia, o acabamento ficou mais sofisticado, há revestimentos em Black Piano e couro no painel e no console, porém vale lembrar que o Bolt não é um carro de luxo, apesar de custar mais de R$ 300 mil.
Equipamentos de série Chevrolet Bolt 2022
A boa notícia é que o modelo elétrico da Chevrolet apesar de caro, virá de série muito bem equipado, a lista de itens de série inclui equipamentos como sistema de câmera de 360 graus, dez airbags, frenagem de emergência automática com alerta de colisão e detecção de pedestres, alerta de saída de faixa, monitoramento de pontos cegos, porém estranhamento faltou o principal recurso o piloto automático adaptativo ACC, já presente em modelos mais baratos no Brasil.
A lista de itens continua com carregador wireless para smartphones, sistema de áudio premium da marca Bose com sete alto falantes + subwoofer, central multimídia com conectividade com smartphones WI-Fi e 4G, bancos em couro, ar condicionado digital com zonas de temperatura individuais, painel digital, freio de estacionamento elétrico entre outros itens.
Quem comprar na pré-venda levará um Wall Box
Além disso, quem adquirir o Novo Bolt 2022 durante o período de pré-venda (agosto e setembro), irá levar o carro para casa com um carregador de alta potência do tipo Wallbox com 7.4 kw de potência, o dispositivo tem de ser instalado na parede da garagem e usa a rede elétrica da casa, ele permite recarregar o carro de forma muito mais rápida, dando uma autonomia de 40 quilômetros a cada hora de carga.
Motor do Chevrolet Bolt 2022
Em termos de motorização o Chevrolet Bolt 2022 não traz grandes alterações, assim como o modelo anterior o Novo Bolt 2022 vem de série com um motor 100% elétrico, capaz de desenvolver uma potência equivalente a 203 CV e 36.7 kgfm de torque, este motor é alimentado por um pack de baterias de íons de lítio, agora tendo no total de 66 kwh, permitindo autonomia para rodar até 416 km com uma carga completa.
Elétrico tem bom desempenho…
Como o torque do motor elétrico é instantâneo, ou seja, toda a potência está disponível de forma total 100% do tempo, o Bolt tem um bom desempenho em termos de aceleração, indo de 0 a 100 km/h em 7.3 segundos, o modelo conta ainda com um modo esportivo, que permite uma condução mais divertida e veloz.
Dirigindo apenas com o pedal do acelerador…
Outro destaque é a possibilidade de conduzir o Chevrolet Bolt usando apenas um pedal, graças ao modo de condução “One-Pedal”, visando economizar combustível e aproveitar o máximo da energia gerada pelas frenagens, neste modo o carro freia de forma automática e gradativa assim que o motorista tira o pé do acelerador, permitindo então conduzir o modelo utilizando apenas um único pedal, o do acelerador.
Dimensões do Chevrolet Bolt
Apesar das mudanças no visual, a carroceria do Chevrolet Bolt não teve suas dimensões alteradas, o Chevrolet Bolt 2022 mede 4.14 m de comprimento por 1.63 m de altura, a largura é de 1.76 m e a distância entre-eixos fica em 2.60 m. O espaço interno no porta-malas de acordo com a Chevrolet é de 478 litros, uma boa medida levando em conta as proporções do carro.
Bolt é um dos elétricos mais caros do Brasil
Apesar de todas as boas evoluções como a autonomia ampliada, infelizmente o Novo Chevrolet Bolt 2022 chega ao Brasil com um preço muito mais salgado em relação aos seus principais rivais como o Fiat 500e e o Novo Renault Zoe, que custam na faixa dos R$ 200.000, o preço de R$ 317.000 pedido por este novo modelo são um tanto irracionais para o Brasil levando em conta o porte do carro, infelizmente o preço elevado ainda é o maior inimigo dos carros elétricos no Brasil.
Foto: Roadshow.com
Acima o Bolt EUV, versão mais comprida do Bolt não deve ser vendida no Brasil pelo menos não por enquanto
Versão EUV é novidade, porém apenas nos EUA
Vale lembrar que o Bolt foi lançado nos EUA com duas opções de carroceria, a EV que é o modelo que está lançado no Brasil e a EUV, que não tem previsão de lançamento por aqui. A EUV tem uma carroceria maior, com 20 cm a mais no comprimento em relação a versão EV, já a motorização, autonomia é conjunto de equipamentos são exatamente os mesmos da EV.