Desde o mês de março (2021) está sendo vendido no México, a nova Chevrolet Captiva 2022, tratasse de um SUV importado da China, onde é vendido pela Chevrolet em parceria com a fabricante local Baojun, com o nome de Baojun 530. O SUV vem fazendo sucesso no mercado mexicano, em abril, seu primeiro mês de venda cheio, a nova Captiva 2022 conseguiu emplacar 628 exemplares, se tornando o 5º SUV mais vendido do país, logo em seu mês de estreia.
Índice desta matéria
Além do México, a nova Chevrolet Captiva 2022 também já está sendo, ou será vendida em uma série de outros mercados da América Latina, como Chile, Peru, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Já no Brasil, assim como na Argentina, não devemos receber a nova geração da Captiva. O motivo a gente não consegue explicar, acreditamos que seja estratégia de mercado, a principio o motivo para a não vinda seria que o novo SUV acabaria roubando clientes de outros modelos da Chevrolet como o próprio Tracker, já que os preços são relativamente próximos.
No México a Chevrolet Captiva 2022 está disponível em três versões: LT 5 lugares, LT 7 lugares e Premier 7 lugares, a nova Captiva mexicana tem preços bastante interessantes, que vão de R$ 107.000 até R$ 120.000 em uma conversão direta do peso mexicano. O modelo chegou ao mercado mexicano com a missão de ocupar uma faixa intermediária entre o Tracker e o Equinox. Porém curiosamente a versão mais cara do Tracker, a Premier, que no México sai por $ 459.900 (R$ 115 mil), custa mais caro que a versão intermediária LT 7 lugares da nova Captiva que sai por $ 444.900 (R$ 112 mil).
Na Colômbia os preços entre o Tracker e a Captiva são um pouco mais distantes, o Tracker Premier, sai por $ 88.900 pesos (R$ 123.200), enquanto a nova Captiva parte de $ 93.990 (R$ 130 mil) na versão mais barata LT 5 lugares, enquanto a Captiva Premier 7 lugares mas cara na Colômbia alcança o equivalente a R$ 140 mil.
Apesar de ter sido apresentada ao mundo em março de 2019, a nova Chevrolet Captiva 2022 que chegou ao México já é um modelo novo em relação ao apresentado em 2019, as mudanças estão na dianteira que traz um estilo mais moderno e harmonioso, e também no interior do modelo, que ficou mais tecnológico e equipado, trazendo novidades como central multi-mídia com 10 polegadas em pé no painel, além de teto solar panorâmico.
Porém em outros mercados da América Latina, como Chile e Colômbia, onde o modelo é vendido desde 2019, ainda segue com visual que incorpora o antigo padrão de estilo da GM, além de interior mais simples, sem painel digital, multi-mídia tradicional com tela de 8 polegadas, além de teto solar comum. Nas fotos acima você confere a Captiva vendida na América do Sul, compare com o modelo mais sofisticado vendido no México (fotos abaixo).
Lembrando que este novo modelo não tem nada haver com a antiga Chevrolet Captiva vendida no Brasil de 2008 até 2016, e que vinha importada do México, fazendo um relativo sucesso no mercado brasileiro. Este modelo chinês apenas resgatou o nome Captiva, foi inteiramente desenvolvido pela Baojun, uma recém criada fabricante chinesa que faz parte do grupo GM, esta marca foi fundada em 2010 para ser uma espécie de divisão de baixo custo da Chevrolet na China.
A Nova Captiva 2022 é praticamente um Baojun 530 (fotos abaixo), com o logo da Chevrolet, ambos os carros são praticamente idênticos.
A Nova Chevrolet Captiva 2022 tem boas dimensões, mede 4.65 m de comprimento, por 1.83 m de largura e 1.76 m de altura, seu entre-eixos é de amplos 2.75 m, ou seja, ela tem dimensões semelhantes a um Honda CR-V ou Toyota RAV-4, que são os dois SUVs de médio porte mais vendidos do mercado mexicano.
Apesar do desenho da carroceria ser pouco harmonioso, já que o modelo tem o teto demasiadamente elevado, justamente para permitir a nova Captiva ter 7 lugares, o espaço interno é um dos destaques deste novo SUV da Chevrolet. O porta-malas, mesmo com 7 pessoas à bordo leva 275 litros (o mesmo tamanho do porta malas do Jeep Renegade), enquanto que com 5 ocupantes à bordo a nova Captiva leva impressionantes 874 litros no porta-malas, porém com a segunda e terceira fileira rebatidas o espaço para cargas chega a 1051 litros.
Todas as versões do Chevrolet Captiva 2022 vêm de série equipadas com um novo motor 1.5L turbo 4 cilindros, a gasolina, da Chevrolet, capaz de desenvolver 148 CV de potência e 25.5 kgfm de torque, sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT que simula oito velocidades. Um dos seus destaques fica por conta do consumo, que chega a ser de 13 km/l, nada mau para um SUV de 7 lugares. Lembrando que a tração é sempre 4×2 dianteira.
Desde a versão de entrada a Chevrolet Captiva 2022 vem bem equipada. Sua versão mais simples, chamada de LT conta de série com itens como sistema multimídia com tela de 8 polegadas, sistema start/stop que dispensa o uso da chave para dar partida no motor, ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro, câmera de ré com linhas guias e sensor de estacionamento traseiro, quatro airbags, freio a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade e de tração, rodas de liga leve aro 17, revestimento interno dos bancos e das portas em couro ecológico, piloto automático, além de faróis com luzes diurnas em LED, faróis e lanternas de neblina. Esta versão LT tem 5 lugares, tendo os dois bancos extras como opcionais.
Já a versão top de linha Captiva Premier, inclui ainda sistema multi-mídia com tela grande de 10 polegadas, posicionada em pé no painel, com Android Auto e Apple CarPlay que dispensa o uso do cabo, para conectar o smartphone do dono com a multimídia, painel digital com tela de 7 polegadas, seis tomadas USB, retrovisores com rebatimento automático, rodas maiores aro 18, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema de monitoramento das pressões dos pneus. Destaque ainda para os bancos que são de couro, ela conta ainda com freio de estacionamento elétrico por botão, sensor de estacionamento dianteiro, teto solar panorâmico e sete lugares.
Lembrando que há diferenças no conteúdo das versões para cada pais, a versão mexicana Premier conta com itens exclusivos como a multi-mídia com tela de 10 polegadas e o teto solar panorâmico, sendo que nos outros mercados, o teto solar não é panorâmico e a multi-mídia tem no máximo 8 polegadas.
Apesar de ser montado na China, a nova Chevrolet Captiva será um carro global, além da China e das Américas Central e Latina, a nova Captiva também já está sendo vendida em uma série de outros países da Ásia e no Oriente Médio. E ai você acha que o Brasil poderia entrar nesta lista? Deixe ai sua opinião.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários