O Chevrolet Classic é um dos carros mais queridos do consumidor brasileiro, mesmo hoje em 2025 ainda tem qualidades e pode ser uma ótima opção para quem está em busca de comprar o seu primeiro carro. O Classic agrada principalmente pelo seu custo benefício, hoje em 2025 um Classic ano 2010 tem preço de R$ 21 mil, apesar da idade avançada ainda entrega um conjunto honesto com mecânica simples e confiável, motor econômico, manutenção barata e um porta malas relativamente amplo com 390 litros, seu estilo mesmo hoje em dia ainda agrada. Nesta matéria falaremos sobre o Chevrolet Classic de 2010 até 2016, trazendo detalhes que devem ajudar você que está pensando em comprar.
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O Chevrolet Classic na verdade é o velho e bom Corsa Sedan de primeira geração, originalmente lançado em 1996, virou “Classic” a partir de 2002 com a chegada da segunda e totalmente nova geração do Corsa Sedan ao país. Na época, a GM acertadamente optou por manter o Classic em produção como uma opção mais barata, porém o resultado deu tão certo que o modelo ficou no mercado até 2016.
Em abril de 2010 a Chevrolet lançava no Brasil o Classic 2011, o modelo sofreu sua primeira e única reestilização em relação ao Corsa Sedan de 1996, nesta ocasião mudaram a dianteira e traseira assumindo um estilo mais moderno e fluído, abandonando por completo o design do Corsa MK1.
Porém o Classic 2011 não mudou de geração, ou seja, com exceção da dianteira e da traseira todo o resto do projeto foi mantido, inclusive o interior que manteve o velho e elogiado painel do Corsa de 1994, mudando apenas o volante que passou a ser similar ao do Celta, além do acabamento dos bancos e das portas que foram melhorados no modelo 2011.
Com relação a lista de equipamentos o Classic 2010/2011 não trouxe nenhuma evolução, o modelo era ofertado em versão única de acabamento a “LS” e fazia jus aos carros populares da época, ou seja, vinha praticamente pelado. Esqueça itens de conforto no Classic, a grande maioria dos modelos produzidos em 2010 e 2011 saiam de fabrica nas configurações básicas, ou seja, a direção é mecânica e não há vidros elétricos, muito menos ar condicionado, estes itens eram todos opcionais. Como este carro tinha foco no preço baixo grande parte dos consumidores da época optavam por abrir mão destes itens que hoje são raridades nos modelos usados.
De série o Chevrolet Classic vinha apenas com para-choques, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, preparação para som e protetor de carter, as rodas eram aro 13 medidas 175/70 R13. Como opcional haviam rodas aro 14 em liga leve 175/70 R14, porém também raras de achar.
Na parte mecânica não há novidades, o Chevrolet Classic de 2010 até 2016 traz o velho e confiável motor VHC-E 1.0 quatro cilindros aspirado, usado desde 2008 no modelo e utilizado também no Celta nesta mesma época. Desenvolve bons 77 cv com gasolina ou 78 cv com etanol, para um torque de 9,5/9,7 kgfm respetivamente. O câmbio era sempre manual 5 marchas.
Um dos pontos fortes do Chevrolet Classic é sua economia de combustível, por ser um sedan compacto e bastante leve (pesa apenas 905 kg), o modelo na época era um dos carros mais econômicos do Brasil, fazia com gasolina 13.3 km/l na cidade ou 17.8 km/l na estrada, já com etanol o sedan faz 9.5km/l na cidade e 12.8km/l na estrada.
Com seu tanque de 54 litros o Chevrolet Classic tem autonomia para rodar 900 km com um tanque cheio na gasolina.
Em agosto de 2012 a Chevrolet lançava o Classic 2013, como novidade o sedan compacto ganhou como opcional airbag duplo e freios ABS.
O Classic 2013 seguia tendo apenas uma única versão de acabamento a LS, que custava na época interessantes R$ 25.780. sendo que a partir de 2013 o Classic passou a ter mais opções de equipamentos opcionais, no total eram 6 kits ofertados que incluíam desde direção hidráulica, vidros elétricos, CD Player, ar-condicionado, rodas em liga leve, até airbag duplo e freios ABS.
Na linha Classic 2014 o sedan finalmente ficou mais equipado, passou a vir com vidros elétricos dianteiros com função one touch, além de alarme com controle remoto na chave, ganhou também um novo volante mais encorpado, além de bolsas porta revistas no encostos dos bancos dianteiros e revestimentos melhorados no interior.
Em março de 2014 a Chevrolet lançava o Classic Advantage 2015, uma espécie de série especial top de linha do modelo que vinha recheada de equipamentos com itens raros até então no sedan, trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, rodas em liga leve aro 14, travas e vidros elétricos, computador de bordo com aquela telinha clássica ao centro do painel, além de sistema de som com CD Player, USB, MP3 e Bluetooth.
Em julho de 2014 a Chevrolet lançava o Classic 2015, o modelo para tentar acompanhar os rivais que na época já estavam muito mais modernos e equipados passou a vir de série com ar-condicionado, além disso, agora oficialmente o Classic tinha duas versões a LS e Advantage, porém a partir daqui os preços subiram cerca de R$ 5 mil a R$ 7 mil, o que na época era muita coisa, por isso hoje em dia o Classic de 2015 e 2016 não custam tão baratos no mercado de usados saem por até R$ 35 mil. Este foi o começo do fim do Classic no Brasil.
Além do ar-condicionado o Classic 2015 LS passou a vir com o mesmo acabamento interno da versão Advantage, os plásticos usados no interior foram revistos, passando a ser em dois tons combinando partes em preto com cinza escuro.
Lembrando que desde janeiro de 2014 o Classic já vinha de série com airbag duplo e freios com ABS, obrigatórios pela nova lei que entrou em vigor no Brasil naquele ano.
Em 2015 já como Classic 2016, finalmente o modelo passou a vir com direção hidráulica de série, sim, apesar de ter ganho ar-condicionado de série na linha 2015 o Classic ainda não tinha direção hidráulica de série. A versão Advantage deixou de ser ofertada.
Em agosto de 2016, após 21 anos de produção continua o Chevrolet Classic saiu de linha no Brasil. Apesar de ter diversas qualidades o modelo não conseguia mais competir com os rivais mais modernos, espaçosos e bem acabados.
Além disso, com a adoção obrigatória de airbags e freios ABS, além do ar-condicionado e direção hidráulica de série, o Classic deixou de fazer sentido no Brasil. O carro perdeu o seu maior atrativo que era o preço baixo. Só para entendermos em 2011 o Classic saia por R$ 25.700, porém apenas 4 anos depois em 2015, o mesmo Classic LS agora mais equipado já custava R$ 34.600, ou seja, sofreu um aumento de 40% em apenas 4 anos.
O GM Classic foi um dos carros mais vendidos na história recente no Brasil, foram mais de 1,6 milhões de unidades comercializadas de 2002 até 2016. Tanto é que o famoso VW Fusca vendeu no Brasil pouco mais de 3 milhões de unidades.
Em 2026 farão 10 anos que o Chevrolet Classic deixou de ser produzido no Brasil, o que exige alguns cuidados extras ao comprar o modelo, principalmente nas versões mais antigas.
Cuidado com o ferrugem: Muita gente quanto fala em comprar um carro usado mais antigo foca na mecânica, porém em carros com mais de 10 anos, há um vilão ainda maior, o ferrugem, que dependendo do caso pode dar uma grade dor de cabeça ao novo dono principalmente com relação a infiltração de água na chuva. Como o Classic tem projeto mais antigo, seu processo de construção e pintura são mais simples em relação aos veículos mais modernos.
Antes de fechar negócio procure por pontos de corrosão nas bordas dos vidros, nas caixas de ar, nas calhas do teto, assoalho e principalmente no porta malas, são comuns abrir pequenos pontos de ferrugem no porta malas. Fique esperto com o cheiro também, carros com cheiro de mofo e pontos de mofo no teto por exemplo, podem indicar infiltração de água.
Valores consultados tabela FIPE janeiro 2025
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