Chevrolet Corvette C8 Stingray 2020 – Nova geração do esportivo americano chega com motor central de 495 cv

A Chevrolet apresentou esta semana a totalmente nova geração do Corvette, o modelo que é um dos esportivos mais tradicionais do mundo, sofreu sua maior mudança em seus quase 70 anos de existência, esqueça qualquer parentesco com as gerações anteriores do Corvette, o C8 traz uma carroceria inteiramente nova, maior e mais aerodinâmica, interior luxuoso e recheado de equipamentos, porém a maior mudança está no desempenho e na disposição mecânica, pela primeira vez desde 1953 o Chevrolet Corvette passa a ter motor traseiro central, detalhe que mudou radicalmente o comportamento do carro, tanto que este será o mais veloz Corvette já feito, na versão mais mansa C8 Stingray com “modestos” 495 cv, ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.


Clique na imagem para ampliar

Novo patamar de performance do Chevrolet Corvette

Nesta nova geração a Chevrolet quer subir o nível de performance do Corvette, principalmente para fazer o modelo rivalizar com os supercarros europeus, como Porsche, Ferrari e Lamborghini, de acordo com o presidente da GM, “Mark Reuss”, o projeto tradicional do Corvette com motor dianteiro atingiu seu limite máximo de performance e precisava de um projeto completamente novo, por isso a Chevrolet realizou mudanças tão radicais no Corvette C8 2020, que mudou por completo suas proporções devido ao motor central, localizado logo atrás dos bancos.

Clique na imagem para ampliar

O resultado parece ter sido certeiro, graças a nova disposição do motor, o Corvette C8 tem uma distribuição do peso entre os eixos bastante equilibrada, já que o peso principal – do motor fica praticamente no meio do chassi, além disso, a cabine agora está posicionada 42 cm mais à frente em direção ao eixo dianteiro, o que permite se obter um sistema de direção ainda mais preciso, leve e dinâmico, o banco também está mais baixo, conferindo uma experiência de pilotagem ainda mais esportiva, inspirada nos carros de corrida, tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Clique na imagem para ampliar

Um Corvette mais amigo das curvas…

Traduzido tudo isso, agora o Corvette deve sanar seu principal ponto fraco, as curvas velozes, até então o superesportivo americano não apresentava muita segurança e agilidade em curvas, costumava facilmente e perigosamente sair de traseira, agora o Chevrolet promete além de ser muito veloz em retas e acelerações, também ser extremamente veloz e seguro em curvas.

Há curiosidades devidas ao motor central, o Corvette C8 2020 tem dois pequenos porta malas, um na dianteira e outro na traseira, totalizado 357 litros.

Clique na imagem para ampliar

Design do novo Corvette C8 2020 é inspirados nos aviões

De acordo com a Chevrolet, o novo design do Corvette C8 2020 foi inspirado nos aviões caças F22 e F35, as tomadas de ar frontais e as tomadas de ar laterais foram inspiradas nestes aviões, há também inspiração nas formas aerodinâmicas dos carros de F1.

Clique na imagem para ampliar

A GM ainda não divulgou as medidas do novo Corvette 2020, porém em comparação com a geração passada, a porção dianteira do carro e o capô, estão muito mais curto, o teto ficou mais baixo e a traseira mais longa e alta, o carro tem uma aparência mais larga e agressiva, as tomadas de ar são gigantes, inclusive nas laterais, os faróis são afinados e contam com modernas luzes LED, as novas proporções lembram um pouco modelos da Lamborghini e Ferrari, o que  não se sabe se foi ou não proposital.

Clique na imagem para ampliar

Já na traseira o modelo tem belas e chamativas lanternas com efeito 3D e iluminação total por LED, elas lembram um pouco as luzes do Camaro, o para-choque possui duas amplas saídas de ar, além de quatro saídas de escapamento retangulares e um difusor integrado, inspirado nos carros de corrida.

No detalhe acima o teto removível do Corvette C8 Stringray

Outro detalhe interessante do novo Corvette C8 Stingray 2020 é o teto removível, a porção central do teto é removível, a peça (foto acima) é feita toda em alumínio e deve ser removido manualmente e guardado no porta malas traseiro (foto abaixo).

Acima o porta malas traseiro do novo Corvette C8, ele pode ser usado para armazenar o teto, há ainda outro pequeno porta malas na dianteira do carro

Aonde estão as maçanetas das portas do novo Corvette ?…

Note também que não há maçanetas nas portas, na verdade elas existem mas ficam muito bem escondidas, para quem não conhece o carro vai demorar um tempo até descobrir como abrir as portas, as maçanetas ficam na aba superior das tomadas de ar laterais – aquele detalhe em preto brilhante nas laterais (foto acima), também ficam muito bem escondidas os sistemas de abertura do capô dianteiro e do compartimento traseiro do motor, para abrir o compartimento dianteiro há um pequeno dispositivo na tomada de ar esquerda central, e na traseira a maçaneta de abertura fica acima do local da placa.

Clique na imagem para ampliar

Interior impressiona pelo estilo e refinamento…

Por dentro também o novo Chevrolet Corvette C8 2020 impressiona, em relação a geração passada o salto em estilo e acabamento foi gigante, a cabine está muito estilosa , o painel tem desenho assimétrico, com painel digital de 12 polegadas configurável e a tela da central multi-mídia de ultima geração com conexão com a internet, tudo fica voltado para o motorista, é como se a cabine abraçasse o piloto com um enorme console central dividindo o interior do carro. Já o local do passageiro tem um desenho próprio também com as saídas de ar camufladas na porção central do painel.

Clique na imagem para ampliar

O grande destaque de estilo no interior do novo Covertte C8 2020 é o posicionamento atípico dos botões, há uma carreira de botões que formam uma parede que vai do console central até o painel, nela há botões pequenos que controlam praticamente todas as funções do carro. O volante tem base e topo achatados, seu estilo é inspirado nos volante dos carros de F1.

Ainda no interior podemos falar da qualidade dos materiais usados na cabine, até então nas gerações passadas a cabine do Chevrolet Corvette era demasiadamente simples e pouco confortável, porém nesta nova geração o interior do carro ganhou status de luxo, é praticamente todo forrada em couro, ainda há detalhes em fibra de carbono, Alcantara, e alumínio escovado, os bancos também são maiores e prometem acomodar melhor e com maior conforto os dois ocupantes.

Não há mais alavanca de câmbio, no lugar a Chevrolet instalou um pequeno console com três botões: “R” – ré, “N” neutro e “D” drive, além de um botão a parte que torna o câmbio manual “M”. Perto dos botões há um pequeno seletor giratório (MODE) que permite ao motorista escolher entre seis modos de condução disponíveis: Weather, Tour, Sport e Track, além dos novos modos My Mode que permite ao motorista escolher e personalizar cada acerto ao seu gosto e o modo “Z” um modo personalizado mais avançado, que permite ao motorista ajustar o motor e a transmissão de forma detalhada.

Clique na imagem para ampliar

Ainda falando no interior a Chevolet pela primeira vez irá oferecer uma vasta gama de personalização para o Corvette, serão nada menos do que seis opções de cores para a cabine, entre as opções estão preto, cinza e caramelo, além disso haverá seis opções de cores para os cintos de segurança, duas opções de cores para as costuras, e três opções de bancos: GT1, GT2 e Competition Sport, sendo que este último é foi desenvolvido para carros e corrida, inclui revestimento em couro Nappa, base do encosto em fibra de carbono e sistema de ventilação e refrigeração.

Clique na imagem para ampliar

Motor tradicional V8 ainda segue vivo no novo Corvette C8

Apesar das inúmeras mudanças sofridas nesta nova geração, o motor em si do Corvette permanece o mesmo, o velho e potente V8, trata-se do “smallblock” V8 LT2, de 6.2 litros, aspirado, que produz 495 cv de potência e impressionantes 63,7 kgfm de torque, esta é a versão mais potente e com maior torque já usada por um Corvette de entrada, ele foi completamente atualizado em relação ao antigo bloco. O câmbio também é totalmente novo, trata-se de uma caixa automatizada de oito velocidades e dupla embreagem DCT, contando com borboletas atrás do volante para fazer as trocas também de forma manual sequencial. Esta nova transmissão foi desenvolvida pela própria Chevrolet em parceria com a empresa Tremec, especializada em transmissões esportivas.

Clique na imagem para ampliar

Câmbio será automático de oito marchas e dupla embreagem

Para o público mais purista que deve estar pensando coisas como: “por que a Chevrolet não colocou um câmbio manual ? por que não uma caixa com menos marchas ? esse câmbio automático não deve diminuir a experiência e diversão a bordo?, sabendo que estas questões seriam levantadas, a própria Chevrolet afirma que a relação de marchas desta transmissão DCT de oito marchas foi pensada para garantir a diversão e esportividade ao se pilotar o Corvette Stingray, a relação de marchas conta com a primeira marcha bastante curta, para apenas para fazer o carro se mover, enquanto da 2ª até a 6ª marcha o motor tem seu funcionamento máximo em termos de desempenho, acelerações e velocidade final, já as 7ª e 8 ª marchas são destinadas apenas para uma condução mais calma em velocidade de cruzeiro, por exemplo, ao andar tranquilamente em estradas em velocidade constante e dentro dos limites da via, justamente para permitir ao motor trabalhar em um giro baixo e assim economizar combustível.

Clique na imagem para ampliar

Desempenho do novo Corvette C8 2020 ainda é mantido em segredo…

A Chevrolet ainda faz segredo com relação ao desempenho oficial do novo Corvette C8 2020, porém a fala que podemos esperar a aceleração de 0 a 100 km/h, fique na casa dos 3 segundos, o que realmente vier a se confirmar já faria deste o Corvette mais veloz de todos os tempos, isso na versão de entrada Stingray, imagina o que podemos esperar para as versões mais potentes.

Clique na imagem para ampliar

Versões mais potentes do novo Corvette ainda estão no forno…

Para quem achou pouca potência os 495 cv da versão Stingray, vale lembrar que esta é apenas a versão de entrada e mais barata do novo Corvette C8, o carro tem potencial para muito mais, ainda estão no forno as versões mais potentes Z06, que deve ter em torno dos 600 a 650 cv, além da radical ZR1, estimada para ter um potente V8 com dois supercharged e nada menos do que 800 a 850 cv de força.

Clique na imagem para ampliar

Quando chegará as lojas o novo Corvette C8…

A Chevrolet afirma que começará a vender nos EUA o novo Corvette C8 Stingray no começo de 2020, o preço do modelo ainda não foi divulgado, porém é praticamente certo que os valores serão maiores do que os US$ 53 mil dólares pedidos pelo modelo atual C7 Stingray (algo próximo dos R$ 200 mil). Ainda não há informações sobre uma possível venda do Corvette no mercado brasileiro.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.