A Chevrolet apresentou esta semana a totalmente nova geração do Corvette, o modelo que é um dos esportivos mais tradicionais do mundo, sofreu sua maior mudança em seus quase 70 anos de existência, esqueça qualquer parentesco com as gerações anteriores do Corvette, o C8 traz uma carroceria inteiramente nova, maior e mais aerodinâmica, interior luxuoso e recheado de equipamentos, porém a maior mudança está no desempenho e na disposição mecânica, pela primeira vez desde 1953 o Chevrolet Corvette passa a ter motor traseiro central, detalhe que mudou radicalmente o comportamento do carro, tanto que este será o mais veloz Corvette já feito, na versão mais mansa C8 Stingray com “modestos” 495 cv, ele vai de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Nesta nova geração a Chevrolet quer subir o nível de performance do Corvette, principalmente para fazer o modelo rivalizar com os supercarros europeus, como Porsche, Ferrari e Lamborghini, de acordo com o presidente da GM, “Mark Reuss”, o projeto tradicional do Corvette com motor dianteiro atingiu seu limite máximo de performance e precisava de um projeto completamente novo, por isso a Chevrolet realizou mudanças tão radicais no Corvette C8 2020, que mudou por completo suas proporções devido ao motor central, localizado logo atrás dos bancos.
Clique na imagem para ampliar
O resultado parece ter sido certeiro, graças a nova disposição do motor, o Corvette C8 tem uma distribuição do peso entre os eixos bastante equilibrada, já que o peso principal – do motor fica praticamente no meio do chassi, além disso, a cabine agora está posicionada 42 cm mais à frente em direção ao eixo dianteiro, o que permite se obter um sistema de direção ainda mais preciso, leve e dinâmico, o banco também está mais baixo, conferindo uma experiência de pilotagem ainda mais esportiva, inspirada nos carros de corrida, tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Clique na imagem para ampliar
Traduzido tudo isso, agora o Corvette deve sanar seu principal ponto fraco, as curvas velozes, até então o superesportivo americano não apresentava muita segurança e agilidade em curvas, costumava facilmente e perigosamente sair de traseira, agora o Chevrolet promete além de ser muito veloz em retas e acelerações, também ser extremamente veloz e seguro em curvas.
Há curiosidades devidas ao motor central, o Corvette C8 2020 tem dois pequenos porta malas, um na dianteira e outro na traseira, totalizado 357 litros.
Clique na imagem para ampliar
De acordo com a Chevrolet, o novo design do Corvette C8 2020 foi inspirado nos aviões caças F22 e F35, as tomadas de ar frontais e as tomadas de ar laterais foram inspiradas nestes aviões, há também inspiração nas formas aerodinâmicas dos carros de F1.
Clique na imagem para ampliar
A GM ainda não divulgou as medidas do novo Corvette 2020, porém em comparação com a geração passada, a porção dianteira do carro e o capô, estão muito mais curto, o teto ficou mais baixo e a traseira mais longa e alta, o carro tem uma aparência mais larga e agressiva, as tomadas de ar são gigantes, inclusive nas laterais, os faróis são afinados e contam com modernas luzes LED, as novas proporções lembram um pouco modelos da Lamborghini e Ferrari, o que não se sabe se foi ou não proposital.
Clique na imagem para ampliar
Já na traseira o modelo tem belas e chamativas lanternas com efeito 3D e iluminação total por LED, elas lembram um pouco as luzes do Camaro, o para-choque possui duas amplas saídas de ar, além de quatro saídas de escapamento retangulares e um difusor integrado, inspirado nos carros de corrida.
Outro detalhe interessante do novo Corvette C8 Stingray 2020 é o teto removível, a porção central do teto é removível, a peça (foto acima) é feita toda em alumínio e deve ser removido manualmente e guardado no porta malas traseiro (foto abaixo).
Note também que não há maçanetas nas portas, na verdade elas existem mas ficam muito bem escondidas, para quem não conhece o carro vai demorar um tempo até descobrir como abrir as portas, as maçanetas ficam na aba superior das tomadas de ar laterais – aquele detalhe em preto brilhante nas laterais (foto acima), também ficam muito bem escondidas os sistemas de abertura do capô dianteiro e do compartimento traseiro do motor, para abrir o compartimento dianteiro há um pequeno dispositivo na tomada de ar esquerda central, e na traseira a maçaneta de abertura fica acima do local da placa.
Clique na imagem para ampliar
Por dentro também o novo Chevrolet Corvette C8 2020 impressiona, em relação a geração passada o salto em estilo e acabamento foi gigante, a cabine está muito estilosa , o painel tem desenho assimétrico, com painel digital de 12 polegadas configurável e a tela da central multi-mídia de ultima geração com conexão com a internet, tudo fica voltado para o motorista, é como se a cabine abraçasse o piloto com um enorme console central dividindo o interior do carro. Já o local do passageiro tem um desenho próprio também com as saídas de ar camufladas na porção central do painel.
Clique na imagem para ampliar
O grande destaque de estilo no interior do novo Covertte C8 2020 é o posicionamento atípico dos botões, há uma carreira de botões que formam uma parede que vai do console central até o painel, nela há botões pequenos que controlam praticamente todas as funções do carro. O volante tem base e topo achatados, seu estilo é inspirado nos volante dos carros de F1.
Ainda no interior podemos falar da qualidade dos materiais usados na cabine, até então nas gerações passadas a cabine do Chevrolet Corvette era demasiadamente simples e pouco confortável, porém nesta nova geração o interior do carro ganhou status de luxo, é praticamente todo forrada em couro, ainda há detalhes em fibra de carbono, Alcantara, e alumínio escovado, os bancos também são maiores e prometem acomodar melhor e com maior conforto os dois ocupantes.
Não há mais alavanca de câmbio, no lugar a Chevrolet instalou um pequeno console com três botões: “R” – ré, “N” neutro e “D” drive, além de um botão a parte que torna o câmbio manual “M”. Perto dos botões há um pequeno seletor giratório (MODE) que permite ao motorista escolher entre seis modos de condução disponíveis: Weather, Tour, Sport e Track, além dos novos modos My Mode que permite ao motorista escolher e personalizar cada acerto ao seu gosto e o modo “Z” um modo personalizado mais avançado, que permite ao motorista ajustar o motor e a transmissão de forma detalhada.
Clique na imagem para ampliar
Ainda falando no interior a Chevolet pela primeira vez irá oferecer uma vasta gama de personalização para o Corvette, serão nada menos do que seis opções de cores para a cabine, entre as opções estão preto, cinza e caramelo, além disso haverá seis opções de cores para os cintos de segurança, duas opções de cores para as costuras, e três opções de bancos: GT1, GT2 e Competition Sport, sendo que este último é foi desenvolvido para carros e corrida, inclui revestimento em couro Nappa, base do encosto em fibra de carbono e sistema de ventilação e refrigeração.
Clique na imagem para ampliar
Apesar das inúmeras mudanças sofridas nesta nova geração, o motor em si do Corvette permanece o mesmo, o velho e potente V8, trata-se do “smallblock” V8 LT2, de 6.2 litros, aspirado, que produz 495 cv de potência e impressionantes 63,7 kgfm de torque, esta é a versão mais potente e com maior torque já usada por um Corvette de entrada, ele foi completamente atualizado em relação ao antigo bloco. O câmbio também é totalmente novo, trata-se de uma caixa automatizada de oito velocidades e dupla embreagem DCT, contando com borboletas atrás do volante para fazer as trocas também de forma manual sequencial. Esta nova transmissão foi desenvolvida pela própria Chevrolet em parceria com a empresa Tremec, especializada em transmissões esportivas.
Clique na imagem para ampliar
Para o público mais purista que deve estar pensando coisas como: “por que a Chevrolet não colocou um câmbio manual ? por que não uma caixa com menos marchas ? esse câmbio automático não deve diminuir a experiência e diversão a bordo?, sabendo que estas questões seriam levantadas, a própria Chevrolet afirma que a relação de marchas desta transmissão DCT de oito marchas foi pensada para garantir a diversão e esportividade ao se pilotar o Corvette Stingray, a relação de marchas conta com a primeira marcha bastante curta, para apenas para fazer o carro se mover, enquanto da 2ª até a 6ª marcha o motor tem seu funcionamento máximo em termos de desempenho, acelerações e velocidade final, já as 7ª e 8 ª marchas são destinadas apenas para uma condução mais calma em velocidade de cruzeiro, por exemplo, ao andar tranquilamente em estradas em velocidade constante e dentro dos limites da via, justamente para permitir ao motor trabalhar em um giro baixo e assim economizar combustível.
Clique na imagem para ampliar
A Chevrolet ainda faz segredo com relação ao desempenho oficial do novo Corvette C8 2020, porém a fala que podemos esperar a aceleração de 0 a 100 km/h, fique na casa dos 3 segundos, o que realmente vier a se confirmar já faria deste o Corvette mais veloz de todos os tempos, isso na versão de entrada Stingray, imagina o que podemos esperar para as versões mais potentes.
Clique na imagem para ampliar
Para quem achou pouca potência os 495 cv da versão Stingray, vale lembrar que esta é apenas a versão de entrada e mais barata do novo Corvette C8, o carro tem potencial para muito mais, ainda estão no forno as versões mais potentes Z06, que deve ter em torno dos 600 a 650 cv, além da radical ZR1, estimada para ter um potente V8 com dois supercharged e nada menos do que 800 a 850 cv de força.
Clique na imagem para ampliar
A Chevrolet afirma que começará a vender nos EUA o novo Corvette C8 Stingray no começo de 2020, o preço do modelo ainda não foi divulgado, porém é praticamente certo que os valores serão maiores do que os US$ 53 mil dólares pedidos pelo modelo atual C7 Stingray (algo próximo dos R$ 200 mil). Ainda não há informações sobre uma possível venda do Corvette no mercado brasileiro.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.