A Chevrolet conseguiu o impensável no Corvette ZR1. O “King of the Hill” retorna com o V8 mais potente já produzido na América por uma montadora, com mais de 1000 cv de potência e design icônico para desafiar os melhores supercarros do mundo o novo Corvette ZR1 2025 chega em variantes cupê e conversível.
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O Corvette ZR1 possui um motor V8 central (posicionado logo atrás do bancos) de 5,5 L, biturbo DOHC, de manivela plana, apelidado de LT7, este bloco surpreender ao produzir exatos 1.064 cavalos de potência a 7.000 rpm e 828 lb-ft de torque a 6.000 rpm, de acordo com as diretrizes da SAE – é a maior potência já obtida em um Corvette de fábrica e o V8 mais potente já produzido nos Estados Unidos por uma montadora. Em uma época onde o “politicamente correto” no mundo automotivo está matando todo motor grande em função dos motores elétricos ou blocos menores mais econômicos, a Chevrolet fez bonito ao manter vivo o espirito dos famosos “big blocks” V8 americanos que não têm vergonha de beber muita gasolina. Lembrando que este bloco V8 do Corvette é baseado no famoso LT6, o motor V8 de produção aspirado mais potente de todos os tempos.
O Corvette ZR1 ostenta uma velocidade máxima estimada pela GM de mais de 345 km/h (215 mph) e percorrerá o quarto de milha com um tempo estimado pela GM de menos de 10 segundos. A aceleração de 0 a 100 km/h deve ficar na casa dos 2 segundos.
O pacote aerodinâmico de fibra de carbono também é exclusivo do novo ZR1 2025 e cria mais de 1.200 libras de força descendente em velocidade máxima, fazendo com que o Corvette cole no chão em curvas ou velocidades elevadas. Para tentar baixa o peso final do modelo (que não foi divulgado pela Chevrolet), eles abusaram da fibra de carbono, capô, aerofólio, tomadas de ar, teto e até mesmo as rodas são fibra de carbono, enquanto no interior os bancos, volante também são em fibra de carbono.
Claro que nem só de potência vive um super carro, a Chevrolet com a potência maior teve que retrabalhar todo o conjunto de suspensão e freios do Corvette ZR1 em relação as demais versões, os freios são gigantescos, usam discos de cerâmica e carbono, o dianteiro tem nada menos do que 400 mm de diâmetro, enquanto o traseiro 390 mm, são os maiores freios já usados em um Corvette. Os pneus são especiais para superesportivos, Michelin Pilot Sport Cup 2 R, os mesmos pneus usados nos carros mais caros de marcas como Ferrari, Porsche e Lamborghini. Em apenas 24 segundos o novo Chevrolet Corvette ZR1 C8 vai de 130-320 km/h e volta para 130 km/h – 22% mais rápido que o Corvette ZR1 C7 e 53% mais rápido que o Corvette ZR1 C6.
O ZR1 revive um dos estilos mais icônicos da história do Corvette: a janela traseira dividida. “A equipe que revolucionou o Corvette com uma arquitetura de motor central assumiu outro desafio: levar o ZR1 para o próximo nível”, disse Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet. “O Corvette ZR1 tenta superar os limites com potência bruta e inovação de ponta. Do Stingray ao Z06, E-Ray e agora ZR1, a família Corvette continua a se elevar a cada novo modelo – e desafiar os melhores do mundo.”
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