A Chevrolet começou a vender agora em agosto em suas revendas no Brasil, o Chevrolet Cruze 2022, além da mudança de ano e de um leve aumento nos preços, o Cruze não traz nenhuma alteração em seus equipamentos ou no visual, vale lembrar, que no inicio desse ano, a GM já havia promovido uma alterações nas versões do carro adicionando novamente a configuração LTZ ao cardápio. Disponível nas carrocerias hatch e sedan, distribuídas em três versões de acabamento: LT, LTZ e Premier, os preços do Chevrolet Cruze 2022 partem de R$ 124.290 tanto para o hatch quanto para o sedan.
Índice desta matéria
Tanto o Cruze hatch (Sport6) quanto o sedan, vêm equipados com o já tradicional motor 1.4L Turbo Flex, calibrado para desenvolver 150 CV com gasolina ou 153 CV com etanol, já o torque fica em 24.56 kgfm com álcool ou 24 kgfm com gasolina. O câmbio do Cruze é sempre automático de seis velocidades.
O Chevrolet Cruze Sport6 2022 tem um comportamento esportivo, pelo menos para a realidade brasileira, ele vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinge velocidade máxima de 214 km/h, este dado é o mesmo no hatch Sport6 quanto no Cruze sedan.
O consumo do Chevrolet Cruze 2022 com etanol fica em 7.6 km/l na cidade ou 9,4 km/l na estrada. Já com gasolina no tanque o Cruze faz 11 km/l na cidade, alcançando 13,9 km/l rodando na estrada.
O modelo hatch (Sport6) apesar de ter a mesma velocidade e aceleração do sedan, consegue ser um pouco mais econômico, ele roda na cidade em média 7.8 km/l com etanol ou 11.4 km/l com gasolina. Já na estrada os dados são de 9.8 km/l com etanol ou 14 km/l com gasolina.
A proposta do Chevrolet Cruze é ser uma alternativa mais equipada e espaçosa em relação a sedans compactos como VW Virtus e Chevrolet Onix Plus e uma opção bem mais em conta em relação aos sedans de marcas premium como BMW e Mercedes que custam acima dos R$ 200.000. No caso do hatch Sport6 o modelo é praticamente a única opção restante no mercado de hatchbacks premium no Brasil, já que modelos como VW Golf e Ford Focus saíram de linha no Brasil já há um bom tempo.
O Chevrolet Cruze sedan rivaliza diretamente com o Toyota Corolla e Honda Civic, porém o Cruze vem amargando vendas muito mais baixas que os rivais japoneses, enquanto o Corolla de janeiro até julho de 2021 emplacou 23.821 unidades e o Civic vendeu 10.538 unidades, o Cruze conseguiu vender apenas 2.723 unidades, de acordo com dados da Fenabrave.
O posto de versão de entrada em ambas as carrocerias do Cruze 2022 fica com a configuração LT, com preço de R$ 124.590 tanto para o hatch Sport6 quanto para o sedan.
O Cruze LT vem de série equipado com um ótimo conjunto de equipamentos de série, a lista inclui itens com rodas em liga leve aro 17, bancos em couro sintético, seis airbags, ar condicionado do tipo digital automático, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sensor de esquecimento de pessoas no banco traseiro, câmera de ré, computador de bordo, piloto automático, volante com ajuste de altura e profundidade, sistema Start/Stop que desliga o motor de forma automática nas parada para economizar combustível, faróis com LED diurnos, faróis de neblina, além da central multimídia MyLink com tela de 7.
Na sequencia temos a versão intermediaria LTZ, ele sai por R$ 137.090 na configuração sedan ou R$ 138.290 no Cruze Sport6 2022. Entre os itens que são adicionados na LTZ em relação a versão de entrada LT, estão equipamentos como a nova geração do sistema multimídia MyLink com tela de 8 ao invés de 7 polegadas, além de uma nova interface, novas funcionalidades como conectar dois celulares por Bluetooth e comandos por voz.
Há ainda câmera de ré de alta resolução com imagens em HD, sistema keylesss com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, sensores de estacionamento também na parte dianteira do carro, retrovisores que se rebatem eletricamente quando o carro estaciona, rodas aro 17 com acabamento na cor grafite, faróis com acendimento automático, detalhes cromados na carroceria, para-choque com visual exclusivo, chave inteligente com comando para ligar o motor e o ar-condicionado a distância de forma remota, bancos com revestimento premium com couro sintético Jet Black, além de teto solar elétrico porém esse último estranhamente é exclusivo do hatchback Cruze Sport6 2022.
Quem quer algo ainda mais completo, pode recorrer a versão top de linha Premier, com tag de R$ 144.740 no sedan e R$ 145.820 no Sport6, ela tem um conjunto de itens de fazer inveja a vários rivais trazendo itens como frenagem de emergência automática, com alerta de colisão frontal e detecção de pedestres, monitoramento de pontos cegos, farol alto adaptativo, sistema de auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, carregador por indução de smartphones, bancos do motorista com ajustes elétricos, sistema de estacionamento totalmente automático Park Assist, sensor de chuva, rodas em liga leve aro 17 com acabamento diamantado e desenho exclusivo para a versão, além de acabamento interno em couro marrom (Umber).
Acima o Cruze 2022 na configuração top de linha Premier
Vale lembrar que a GM vai lançar no Brasil antes do final do ano uma edição limitada do Cruze, alguns dizem que poderia ser algo no molde da versão Midnight, com tonalidade externa e interna em preto.
Um detalhe importante é que o Cruze vem apenas com a coz metálica Azul Eclispe, todas as outras opções de pintura são opcionais: Branco Summint (sólida) R$ 850, as pinturas metálicas Cinza Satin, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade custam adicionais R$ 1600, enquanto a pintura branca perolizada Branco Abalone sai por R$ 2000.
Para encerrar vamos rapidamente comentar quanto custa manter anualmente um Cruze 2022 na configuração sedan e na hatch.
Cruze Sedan
Começando pelo Cruze LT 2022 sedan, o preço do seguro varia entre R$ 4 a 5 mil reais dependendo do perfil do dono, já o IPVA fica em torno de R$ 5.000 em um estado como SP.
Já o Cruze LTZ na configuração sedan tem seguro entre R$ 5.000 e R$ 6.000 e IPVA de R$ 5.500 em São Paulo.
Por fim o Cruze Premier tem seguro de R$ 5.000 a R$ 6.00 e IPVA de R$ 6.000 tendo como base o estado de SP.
Sport6
Passando para o Cruze Sport6 na configuração LT, seu IPVA fica em R$ 5.000, enquanto o seguro em média em R$ 4.500, o modelo LTZ tem IPVA de R$ 5.500 e seguro de R$ 5.000.
Por fim o Premier tem IPVA de R$ 6.000 e seguro de R$ 5.500.
Com o mercado de seminovos passando por um fase de valorização desenfreada, o Cruze assim como a maior parte dos carros praticamente não sofreu desvalorização no último ano, pelo contrário a versão LT do Chevrolet Cruze teve valorização de 1.8%. Já a LTZ teve 0% de desvalorização a única exceção fica por conta da Premier que perdeu – 6% de seu valor em 1 ano.
Os preços do Cruze Sport6 se valorizaram ainda mais, a LT ganhou 6.79% de valor no mercado, enquanto a LTZ subiu 6,78% e a Premier 6.72%.
Lembrando que essas informações são da tabela KBB.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários