Menos de um mês após ter sido lançado, a Chevrolet anunciou hoje (6 de novembro de 2019), um recall de todas as unidades do Onix Plus 2020 que já foram entregues, o motivo é um risco de incêndio. Pelo menos dois casos de unidades do novo Onix que pegaram fogo vieram a público, o que fez a montadora fazer este recall e suspender temporariamente a entrega do modelo aos seus futuros donos, que já fizeram a compra.
Índice desta matéria
Oficialmente a Chevrolet não divulgou o que causou os incêndios nas unidades do Onix Plus, em seu comunicado a explicação do problema ficou bastante vaga e pouco técnica, a GM fala que o problema pode ser causado pela soma de fatores ambientais em que o carro está exposto, como temperatura, umidade do ar e tipo de combustível, que pode fazer o software de gerenciamento do motor apresentar falhas, causar problemas ao motor e até incendiar o carro. Confira abaixo o comunicado oficial da Chevrolet:
“Em condições muito especificas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, condições combinadas poucos prováveis, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com riscos de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos (luz do motor).”
O serviço de reparo para corrigir este possível problema, será fazer uma atualização do software de gerenciamento do motor, que será disponibilizada na Rede de Concessionárias da Chevrolet, e eliminará o risco deste possível problema vir a ocorrer.
Para quem já tem um novo Onix Plus 2020 em sua garagem, a montadora afirma que chamará os donos para agendar o serviço de atualização do software em uma concessionária Chevrolet, o serviço será feito de forma gratuita. Apesar de não ter divulgado quanto tempo demora esta atualização, a marca informa que: “execução do serviço será rápida”.
A Chevrolet não divulgou a data que os agendamento do para o reparo do software do motor começará, em sua nota oficial, a montadora afirma que só poderá ser feito quando a atualização estiver disponível, mas não falou em data.
Todas as unidades vendidas do Onix Plus 2020 estão envolvidas neste recall, algo próximo de 9 mil carros. E como ainda não está disponível a atualização, a montadora afirma que suspenderá temporariamente a entrega dos novos veículos. Para minimizar o impacto de quem já comprou o carro e está esperando a entrega, a Chevrolet disponibilizará um veículo alugado pelo tempo necessário.
Foto: Kleiton James
Até agora, com cerca de 1 mês no mercado, houve dois relatos de incêndio do Novo Onix Plus 2020, um deles no Nordeste, segundo informações do próprio dono, o carro pegou fogo quando estava trafegando em uma estrada no Maranhão, quando o motorista ouviu um barulho e parou no acostamento, ao olhar o compartimento do motor já estava em chamas (foto acima) e pouco tempo depois o fogo consumiu o carro todo. Outro incidente deste tipo aconteceu no pátio da fábrica da Chevrolet em Gravataí, no Rio Grande do Sul porém a Chevrolet afirma que este caso, foi motivado por outro fator, que não tinha relação com o projeto do veículo.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.