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Chevrolet Kadett de 1989 a 1998

Kadett GLS 1998

fotos: divulgação/internet

Lançado no Brasil em 1989, o Kadett foi produzido até 1999, quando foi substituído pelo Astra. O hatch marcou época, principalmente no início da década de 90, graças a boa mecânica, bons equipamentos, espaço interno razoável, e principalmente pela confiança que o carro conseguiu perante ao público, prova disto é que o modelo ainda tem uma certa procura principalmente pelo preço acessível e pelo custo de manutenção que é considerado baixo, já que as peças de reposição são encontradas com certa facilidade.

Se você está a procura de um Kadett, se puder prefira a versão GLS (foto acima) produzida depois de 1995, pois ela vem com um belo pacote de equipamentos, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de rodas de liga leve e aerofólio. Fique esperto com a versão GSi, apesar de ser a mais legal e famosa, ela traz alguns itens que são difíceis de serem repostos e que comumente apresentam defeito, ao exemplo do painel digital que se quebrar da um bom trabalho para achar outro, e do teto solar que sofre com a infiltração de água, ambos tendo custo um tanto salgado de reparo.

A história do Chevrolet Kadett

Kadett 1989

Quando foi lançado no Brasil em 1988, o Kadett era oferecido nas versões SL e SL/E e GS, sendo que a versão de entrada SL e a intermediária SL/E saiam de fábrica equipadas com um motor 1.8 de 95 cv ambos a gasolina, enquanto a esportiva GS trazia um motor 2.0 de 110 cv herdado do Monza, com opções a gasolina e a álcool. Todos ainda carburados.

Confira a ficha técnicas do Kadett SL, SL/E e GS (1989 a 1991):

Kadett SL e SL/E 1.8

Motor:

1.8 L, 4 cilindros, 8v, gasolina

Potência de 95 cv a 5.800 rpm

Torque máximo de: 14.3 kgfm a 3.000 rpm

Motor carburado (carburador de corpo duplo)

Câmbio manual 5 marchas.

Desempenho:

0 a 100km/h em 12.5 segundos e velocidade máxima de 160 km/h.

Consumo

8.5 km/l na cidade e 12.5 km/l na estrada gasolina

Rodas e pneus:

>>> Não disponível

Medidas e dimensões:

Comprimento: 3.98m de comprimento, 1.81 de altura e 2.52 m de entre-eixos.

Peso:995kg GLS

Tanque: 47 litros.

Kadett GS 1990

Kadett GS 2.0 (1989 1991)

2.0 L, 4 cilindros, 8v, gasolina e álcool

Potência de 99 cv a 5.600 rpm (110 cv álcool)

Torque máximo de: 16.2 kgfm a 3.500 rpm (17.3 kgfm álcool)

Motor carburado (carburador de corpo duplo)

Câmbio manual 5 marchas.

Desempenho:

0 a 100km/h em 11 segundos e velocidade máxima de 185 km/h (álcool).

Consumo

9.3 km/l na cidade e 12.5 km/l na estrada gasolina. (7.1 km/l cidade e 10.5 km/l álcool)

Rodas e pneus:

aro 14

185/60 R14 H

Medidas e dimensões
:

Comprimento: 3.98m de comprimento, 1.81 de altura e 2.52 m de entre-eixos.

Peso:1075kg GLS

Tanque: 47 litros.

Kadett 1991 – Novos motores e a chegada da versão GSi

Três anos depois do seu lançamento, em 1991 o Kadett, ganhou motor com injeção eletrônica EFi, outra novidade foi a chegada da famosa versão GSi que contava com visual esportivo, e da versão conversível, versão esta que era considerada ao lado do Escort XR3, um dos únicos conversíveis produzido no Brasil.

Interior Kadett de 1989 a 1994

Clique na imagem para ampliar

O espaço para quem viaja atrás é um tanto limitado, principalmente para quem tem mais de 1.80 de altura, este falta de espaço pode ser considerado a grande falha do Kadett.

 

 

Kadett 1992

Em 1992 o Kadett ganha um novo motor 1.8 agora com a moderna injeção eletrônica MPFi, ele desenvolve 98 cv e torque de 14.5 kgfm, este motor equipa a versão GL e GLS, enquanto a versão 2.0 entrega 110cv.

Ficha técnica Kadett GL e GLS 1.8  (1992)

Motor:

1.8 L, 4 cilindros, 8v,

Potência de 98 cv a 5.800 rpm

Torque máximo de: 14.6 kgfm a 3.600 rpm

injeção eletrônica Bosch.

Câmbio manual 5 marchas.

Desempenho:

0 a 100km/h em 12.8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.

Consumo:

7.5 km/l na cidade e 12.6 km/l na cidade.

Rodas e pneus:

Rodas de liga-leve aro 14 5,5j

Pneus 185/60 R 14 H

Medidas e dimensões:

Comprimento: 3.98m de comprimento, 1.81 de altura e 2.52 m de entre-eixos.

Peso:1000kg GLS

Tanque: 60 litros.

O Kadett GSI

Kadett GSi 1994

Lançado em novembro de 1991, o Kadett GSi (foto acima), ficou no lugar da versão GS,  ele agradou o publico, graças ao visual de apelo esportivo com rodas de liga leve aro 14, capô diferenciado com entrada de ar, motor com injeção eletrônica, além de vir recheado de equipamentos como painel digital, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas e retrovisores com acionamento elétrico, freio a disco nas quatro rodas, e os clássicos bancos esportivos da Recaro.

Debaixo do capô o Kadett GSi trazia um potente motor 2.0 8v a gasolina que desenvolvia 121 cv de potência e 17.6 kgfm de torque, este motor permitia o carro ir de 0 a 100km/h em 10.5 segundos a alcançar os 190 km/h de velocidade máxima.

Acima o painel do Kadett GSi, note o painel digital um dos grandes atrativos do modelo

Foto: BestCarWebSite

O Kadett GSi também era oferecido em versão conversível (foto abaixo), este contava inclusive com teto com acionamento elétrico. O Kadett GSi foi produzido até 1994.

 

 

Ficha técnica Kadett GSi (produzido de 1992 até 1994) e Kadett GSi conversível:

Motor:

2.0L, 4 cilindros, 8v,

Potência de 121 cv a 5.400 rpm

Torque máximo de: 17.6 kgfm a 3.000 rpm

injeção eletrônica Bosch.

Câmbio manual 5 marchas.

Desempenho:

0 a 100km/h em 10.5 segundos e velocidade máxima de 190 km/h.

Rodas e pneus:

Rodas de liga-leve aro 14 5,5j

Pneus 185/65 R 14 H

Medidas e dimensões:

Comprimento: 3.98m de comprimento, 1.81 de altura e 2.52 m de entre-eixos.

Peso:1.100kg GSi e 1140 kg GSI Conversível

Tanque: 47 litros.

Kadett 1994, reestilização, novas versões e fim do GSi

Kadett GSi Conversível 1993

Já em 1994, o Kadett passa a ser oferecido nas versões Lite, GL, e GLS, e sofre sua primeira reestilização, dando  sinais que seu fim estava próximo, o modelo que chegava já como ano 1995, trazia uma nova grade, faróis e para-choque, o interior também foi revisto e ganhou um novo painel com linhas mais suaves.

Porém estas mudanças parecem não ter sido suficiente e a GM faria modificações novamente no carro já no próximo ano 1996.

Kadett 1995, Reestilzação, e novas versões e equipamentos

Kadett GLS 1996

No salão do automóvel de 1995, a Chevrolet apresentou a versão 1996 do Kadett, o modelo trazia um discreto fece-lift, com leves mudanças, a versão Lite saia de linha, e agora havia apenas quatro versões GL 1.8 e 2.0,  GLS 2.0 e a esportiva Sport 2.0 que havia ficado no luga da GSi.

Interior Kadett de 1995 a 1998

Clique na imagem para ampliar

Outra novidade na linha Kadett é que ele passa a ser equipado com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica entre outros itens nas versões GSL e Sport. Confira acima o interior do Kadett após a reestilização de 1995.

1996 – Chega ao fim a versão GSi, e a perua Ipanema

Ipanema 1993

Em 1996 chegava ao fim a vida da perua Ipanema, ao total existem 65.000 exemplares da perua Kadett rodando no Brasil, apesar de não ter sido um sucesso de vendas.

 

 

Kadett 1997, agora apenas com motor 2.0

Kadett GL 1997

O modelo continuava em atividade porém as vendas já não eram como antes, até que em 1997 a Chevrolet tirou de linha o Kadett com motor 1.8, ficando agora apenas o motor 2.0 MPFi de 110cv, este motor leva o hatch de 0 a 100km/h em 10.3 segundos, tendo consumo médio de 12km/l.

Em setembro de 1998, a Chevrolet deixava de produzir o Kadett, no total o modelo teve 459.068 unidades vendidas.

Após 9 anos de produção chegava ao fim o Kadett, sendo substituido pelo Astra que chegou as lojas em outubro de 1998.

 

 

Confira abaixo algumas dicas e pontos a serem observados;

# Não estranhe se ouvir um rangido ao abrir as portas. É um problema crônico de praticamente todas as versões do Kadett. Lubrificação e reaperto de parafusos podem resolver o problema

# Os modelos produzidos entre 1989 e 1996 podem apresentar um incômodo barulho na dianteira. Se for o caso, é porque chegou a hora de trocar as bandejas

# Se a versão escolhida for um GSi, cheque o painel digital. Caso esteja quebrado, desista. Em geral é necessário trocá-lo. É uma peça rara de achar na concessionária – onde custa cerca de 2000 reais. Outra opção são os similares do paralelo, ao valor de 260 reais, porém de qualidade bem inferior ao original

# Prefira os motores com injeção MPFI (multiponto), que são mais econômicos. Como era novidade na época, a injeção EFI (monoponto) dos modelos 1992 a 1996 necessita de manutenção mais constante. Uma revisão no sistema sai por 300 reais, em média

# Veja se a pesada tampa traseira pára aberta. Em modelos mais antigos, os amortecedores podem estar gastos

fonte dados acima: Carros na Web

Outros detalhes do Kadett e como soluciona-los:

* 1) Entupimento do “pescador” do tanque de combustível causando falhas no motor ao se fazer curvas à direita; (problema só verificado em veículos à álcool. Basta desmontar o tanque e lavá-lo com gasolina. Recomenda-se procurar um mecânico caso não disponha de elevadores, habilidade e ferramental apropriado. RISCO ELEVADO DE INCÊNDIO OU EXPLOSÃO)

* 2) Quebra da solda da mola da porta (solda ao para-lama dianteiro) que frequentemente ocorrre na porta esquerda; (Na ocorrência da ruptura a mesma peça, porém do Celta, deixa a conexão mais robusta, pois ao invés da solda, utilizam-se parafusos)

* 3) Folga dos pinos das dobradiças das portas, causando ruído em vibrações.

* 4) Fadiga dos retentores de válvula no cabeçote, ocasionando queima de óleo – e a consequente e momentânea liberação de fumaça branca azulada – quando o veículo permanece quente e por algum tempo em baixa rotação;

* 5) Espaço no banco traseiro mais adequado para apenas dois passageiros; (especialmente nos modelos conversíveis)

* 6) Atrito do pneu com a lata do paralamas traseiros em casos de alteração da roda original, sem obedecer ao offset apropriado, que é de 49 mm (mais comumente indicado nas rodas como “ET 49” ou “Offset 49”). (Apesar de condenável, uma solução adotada nestes casos é o “rebatimento” do paralama, processo no qual a aba interna é dobrada para dentro)

* 7) Após vários anos de uso o carro geralmente apresenta falhas no motor ocasionadas por uma trinca na bonina do distribuidor. Quase nunca é visível, é altamente critica pois faz o consumo aumentar muito; (Notam-se falhas no funcionamento do motor principalmente nas baixas rotações, em situações de exigência de torque e temperatura elevada.

* 8) A partir do último semestre de 2006, estão registrados relatos sobre Kadetts EFi produzidos em 1993 e 1995 com dificuldades de partida por falta de ignição. A solução deste problema ainda permanece uma incógnita visto que proprietários empregaram abordagens distintas em relação à falha. Pode-se, entretanto, destacar que algumas peças foram alvo de atenção especial e em muitos casos trocadas todas elas: Bobina de Ignição, Bobina Impulsora, Tampa do Distribuidor, velas e seus respectivos cabos. Não foi necessariamente bem sucedida a solução, há relato de persistência da falha. Nestas ocasições uma boa revisão do alternador (regulador de tensão, placa, rolamentos, bornes, fixação) é altamente recomendada. Aos proprietários que enfrentam esta dificuldade fica a dica de solução paliativa: Após um breve girar do motor utilizando o método de “partida no tranco” (não é necessária a partida, basta soltar um pouco a embreagem pra que o motor ‘vire’ um pouco) basta ligar a chave que a ignição se fará presente. Aos proprietários de Kadetts à álcool um alento: Desconectando o conector do sensor de temperatura (ligado ao famoso “cebolão”) transforma-se o injetor de gasolina num “termômetro” do problema: Se não injetar gasolina, está sem ignição (problema presente). Se injetar gasolina, há ignição (problema ausente).

fonte: wikipedia

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Amigos,tenho um kadet ipanema 95,e tenho curiosidade em saber tudo dele,como ele é segundo dono o primeiro deve ter colocado fora o manual,como consigo,abraço

  • Bom dia!tenho im GSI 2.0 mpfi 94 gastei 6.300 reais no motor dele retifiquei fiz o motor completo com pecas originais. Ele esta fora do ponto,e o sistema de injeçao foi todo substituido e ele continua nao dando ponto..me disseram que pode ser a valvula do ar condicionado .pois detectei uma erosao na mangueira bifurcada e fui substitui la ele ate ai estava no ponto .mas quando tirei a mangueira notei que a saida mais grossa estava parcialmente tampada com estopas.dai coloquei mangueira nova ele nao deu ponto mais..vc pode me ajudar?

  • Boa tarde eu tenho um kadett ano 93 ele é a álcool injeção 1.8 mas eu queria saber como funciona pra enjetar gasolina ele tem ejetor aonde fica pq eu não sei se tem tem como alguém me ajudar falar aonde tem ou não tem sou clayton obrigado

  • Olá tenho um kadet ano 94 ele mpfi 1.8
    Mais vi você fala que com injeção mpfi só são os modelos 2.0 a partir de 96 isso proceder

  • Tenho um kadet 95 modelo 96 tem diferença do motor do gsi 93 ambos sao 1.8 pretendo usar algumas o pecas do gsi no meu gl alguem pode me ajudar vlw Abraços

  • INSTALEM O MODULO HEY LONGE DO DISTRIBUIDOR E OS PROBLEMAS DE IGNIÇÃO IRÃO ACABAR !!! ELE SUPERAQUECE INSTALEM NA CARCAÇA ONDE TROQUE CALOR !!

  • tenho um kadett 1995.nunca foi batido a roda dianteira lado esquerdo motorista fica pra fora do paralama.
    gostaria de saber se isso é de fabrica pois me incomoda muito

    • Tenho um na mesma situação porém foi batido aí a longarina deu problemas tem que fazer um alinhamento técnico.

  • Opaaaa. Conheço esse carro, essa foto foi tirada no Parque dos Patins na Lagoa. Rio de janeiro-RJ em 2006 ou 2007. Um GLS 98/98 chipado a alcool e outros recursos. Era o meu carro foto tirado por mim.

  • Tenho um kadett ano 93, alguém pode me informar a onde compro um pescador de combustivel.
    Como fazer a regulagem do pescador no interior do tanque?
    Ainda tenho duvida quanto a capacidade do tanque do kadett ano93 a álcool, alguémpode me informar?

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