Nova Chevrolet Montana 2024 – Chega com preços entre R$ 134.990 a R$ 140.490, confira motor, consumo, dimensões e equipamentos

nova chevrolet montana 2024

O lançamento mais esperado do ano acaba de ser revelado oficialmente a Nova Chevrolet Montana 2024, totalmente nova, a picape já está disponível em pré-venda com valores a partir de R$ 134.490 e chega com a missão de desafiar o domínio da Fiat no segmento de picapes, e ai será que ela tem qualidades para isso?

chevrolet montana 2024

Versões Chevrolet Montana 2024

A nova Montana chegará já como modelo 2024, embora a fase de pré-venda comece agora em dezembro, a novidade chegará as lojas apenas em fevereiro de 2023 e as primeiras unidades devem ser entregues entre abril e maio. Inicialmente disponível em apenas duas configurações: LTZ, que custa R$ 134.490 e a top de linha Premier que sai por R$ 140.490.

A Chevrolet informa que no decorrer de 2023 chegarão novas versões com preços mais acessíveis.

Preços Chevrolet Montana 2024

Montana LTZ – R$ 134.490

Montana Premier – R$ 140.490

chevrolet montana 2024

Motor Nova Montana 2024

Tanto a LTZ quanto a Premier sairão da fábrica equipadas com o já conhecido motor 1.2L turbo 3 cilindros, acoplado a câmbio automático de seis velocidades e dotada de tração 4×2 dianteira. Esse motor, que é o mesmo usado pelo Tracker em suas versões mais caras, recebeu uma calibração exclusiva para a Montana, porém sua potência não foi alterada, segue entregando com etanol 133 CV de potência para 21.4 kgfm de torque, enquanto que com gasolina são 132 cv e 19,4 kgfm.

Mais barata, porém menos potente que a Fiat Toro…

Comparada com a Toro, a Montana é muito menos potente, a picape Fiat conta com um bloco 1.3L Turbo com 185 CV e 27.5 kgfm de torque, estamos falando de uma diferença considerável de 52 cv e 6 kgfm.

Porém a picape da Chevrolet custará menos que a “rival” Fiat, a versão mais cara da Montana, a Premier, custará R$ 3.000 a menos em relação a opção mais barata da Fiat Toro (Endurance 1.3 turbo R$ 143.500).

Podemos dizer que a diferença gigante na motorização deixa claro que Chevrolet Montana e Fiat Toro não irão se enfrentar diretamente, a Chevrolet quis posicionar a Montana abaixo da Toro, além disso, a picape Fiat tem ainda a opção de motor diesel e da tração 4×4, inexistentes no modelo Chevrolet. Lembrando que os valores da Toro chegam a R$ 220.000, ou seja, custam quase R$ 100.000 a mais em relação a Montana.

Rival da Renault Oroch e não da Fiat Toro

A briga direta da Nova Montana será com a Renault Oroch, modelo que é equipado com motor 1.6 de 118 cv ou 1.3 turbo de 170 cv e atualmente custa entre R$ 113.600 até R$ 145.700, praticamente a mesma faixa de preço do modelo Chevrolet quando as versões mais baratas com câmbio manual chegarem ao mercado.

A Montana também tentará roubar compradores da Fiat Strada. Alias o posicionamento de mercado da Montana pode ser o grande trunfo para o sucesso do modelo, comentaremos mais sobre isso ao final do texto.

Consumo Chevrolet Montana 2024

A vantagem de ter motor pouco potente é o consumo de combustível mais baixo, alias a Montana será bastante econômica para uma picape.

Segundo dados divulgados pela fábrica, a Nova Chevrolet Montana 2024 faz com gasolina 11.1 km/l na cidade e 13.3 km/l na estrada. Já com etanol no tanque os números ficam em 7.7 km/l na cidade e 9.3 km/l na estrada.

Ainda de acordo com a GM em um segundo momento a Montana também estará disponível com câmbio manual, que será ainda mais econômica, porém a montadora não especificou uma data exata para que isso ocorra.

nova chevrolet montana 2024

Design nova Chevrolet Montana 2024 foi inspirado na Toro?

Como você já deve ter percebido da antiga Montana só restou o nome, em sua terceira geração a Chevrolet Montana se tornou uma picape média. Enquanto as gerações anteriores enfrentavam modelos como Fiat Strada e VW Saveiro, agora a Chevrolet quer disputar em um segmento superior e mais rentável.

Para isso, a Montana passará apostar também em seu visual para ganhar compradores, sua carroceira tem linhas agressivas e de apelo mais jovem, visando fazer sucesso e conquistar diferentes tipos de consumidores, não só pessoas que querem uma picape por necessidade. É o mesmo conceito dos SUVs, a maioria das pessoas não precisa mas acham legal ter um.

chevrolet montana 2023

Qualquer semelhança é mera coincidência

Não, o design da Nova Montana não é uma cópia ou foi “inspirado” na Fiat Toro. Apesar de que realmente os elementos visuais da dianteira principalmente o conjunto ótico, lembrarem bastante o visual da Fiat Toro (foto abaixo), a nova Montana estreia no Brasil o novo padrão de estilo que a Chevrolet vem adotando em seus lançamentos no mercado norte americano, como na nova Trailblazer.

fiat toro 2023

E ai o que você achou do visual da nova Montana? Deixe sua opinião nos comentários mais abaixo.

nova chevrolet montana 2024

Se de frente a Montana chega a lembrar a Toro, de perfil e traseira ela é muito mais original, tendo uma identidade própria. De perfil a picape traz um porte robusto e limpo, o teto e as janelas têm um jeitão mais quadrado, e por se tratar de uma picape com chassi monobloco (tipo carro de passeio) a caçamba fica integrada com o resto da carroceria.

Enquanto que na traseira, chama atenção o conjunto de lanternas, as peças são conectadas por um aplique preto brilhante que imita vidro.

nova chevrolet montana ltz 2024

As versões LTZ e Premier trazem diferenças visuais entre si, mudando o acabamento da grade frontal, que é cromado na LTZ e preto brilhante na Premier, o desenho das rodas aro 17 é diferente, elas são diamantadas na LTZ e preto brilhante na Premier, além dos faróis que possuem lâmpadas normais na versão mais barata e Full LED na versão mais cara.

chevrolet montana 2023

Dimensões Chevrolet Montana 2024, são menores que a Toro

Com 4.72 metros de comprimento contra 4.94 m da Fiat Toro, fica evidente que a Nova Montana ocupará uma posição inferior a Toro, a picape Chevrolet é 22 cm mais curta, além de ser 4 cm mais estreita, a largura é de 1.80 m contra 1.84 m da Toro, outra diferença importante é no espaço interno, muito menor na pick up Chevrolet.

Infelizmente a Chevrolet preferiu fazer segredo com relação a distância entre-eixos e a altura da nova Montana.

As dimensões da Nova Montana são mais próximas da Oroch, comprimento e largura são praticamente os mesmos da pick up Renault (4.72 m de comprimento e 1.83 m de largura).

chevrolet montana 2023 caçamba
Caçamba da nova Montana tem 874 litros

Tamanho da caçamba da nova Montana

A caçamba da nova Chevrolet Montana tem volume de 874 litros, perde para a Fiat Toro que tem 937 litros, porém supera com folga a Renault Oroch que acomoda apenas 683 litros em sua caçamba.

Só para efeito de comparação, a Chevrolet S10 tem caçamba de 1.061 litros.

Por enquanto a Chevrolet não revelou qual é a capacidade de carga da nova Montana.

nova chevrolet montana 2024

Destaque para a caçamba inteligente que possui diversas opções de configuração interna. Opcionalmente a picape pode vir equipada com sistema de divisórias, chamado de Multi-Board, permitindo uma grande otimização do espaço no compartimento de carga, com a possibilidade de transportar pequenos objetos como chaves ou ferramentas sem que fiquem soltos na caçamba (foto acima e abaixo), além de facilitar ao acesso e organização da carga.

chevrolet montana 2023

O equipamento Multi-Board, virá de série nos 2.000 primeiros exemplares vendidos da Nova Montana nesta fase de pré-venda, porém será vendido como uma acessório opcional, ainda não foi revelado seu preço.

Interior da Chevrolet Montana 2024

nova chevrolet montana 2024 interior

Interior da nova Chevrolet Montana 2024 fica devendo

O interior da Nova Chevrolet Montana 2024 não ousa muito em termos de estilo, seu painel adota o novo padrão dos carros da Chevrolet no mercado externo, esse desenho estará presente na versão renovada do Onix e Onix Plus que deverão chegar às ruas até 2024, o estilo é marcado pela tela da central multimídia que fica em uma posição levemente voltada para o motorista.

nova chevrolet montana 2024 interior ltz

O acabamento é apenas Ok, a cabine é simples não há luxos à bordo, sendo que a versão mais cara Premier será a única a contar com revestimento soft touch na porção central do painel nas forrações das portas.

chevrolet tracker rs 2023 interior painel

Interior da Montana tem a mesma arquitetura do Tracker RS (foto acima) apresentado na China, porém é mais simples

Nos modelos da Chevrolet lá fora, como no Tracker RS (foto acima), este interior conta com itens mais sofisticados como painel digital e freio de estacionamento com botão (foto acima), infelizmente a Chevrolet quis economizar na picape brasileira, o painel é tradicional e o freio de estacionamento é por alavanca, tudo para baratar o modelo.

Vale lembrar que a Fiat Toro já vem com painel digital de 7 polegadas, desde sua versão mais barata.

chevrolet montana 2023 interior bancos dianteiros

chevrolet montana 2023 interior banco traseiro

Equipamentos de série da nova Chevrolet Montana

O conjunto de equipamentos também não traz grandes evoluções, quem esperava recursos tecnológicos como piloto automático adaptativo, frenagem frontal automática e sistema de câmeras, ou ainda uma super multimídia com tela grande irá se decepcionar, a Nova Montana traz apenas um arroz com feijão em termos de equipamentos.

Nova Montana LTZ – R$ 134.490

• 6 airbags
• Chevrolet MyLink 8″ integrado
• OnStar e Wi-Fi nativo
• Rodas de alumínio 17”
• Chave com sensor de aproximação
• Câmera e sensor de ré
• Protetor de Caçamba
• Capota marítima com a melhor vedação
• Transmissão automática
• Portas com sensor de aproximação
• Partida sem chave
• Descansa-braços
• Bancos com acabamento de alto padrão em tecido + revest. premium

Equipamentos Nova Montana Premier – R$ 140.490

• Todos os itens da LTZ mais:
• Ar-condicionado digital automático
• Alerta de ponto cego
• Faróis full LED
• Banco com revestimento premium
• Carregador sem fio

Projeto brasileiro…

Vale lembrar que a nova Chevrolet Montana é um projeto que foi capitaneado pelo centro de desenvolvimento da GM no Brasil, contando com ajuda dos centros de pesquisa e desenvolvimento da Chevrolet na América do Norte e Ásia, o modelo é feito sobre a mesma plataforma do Tracker. Será montado na fábrica da GM em São Caetano do Sul, SP, além do Brasil também será exportada para outros países.

nova chevrolet montana ltz 2024

Preço deve ser o grande trunfo da nova Montana:

Quem esperava que a Nova Chevrolet Montana fosse uma rival direta para a Fiat Toro, já viu que este não será o caso, ela é menor, tem motor menos potente, oferece apenas tração 4×2, tem interior e lista de equipamentos mais simples, porém isso é proposital, o preço mais baixo.

A estratégia da Chevrolet é posicionar a Nova Montana entre a Fiat Strada que na sua versão mais cara custa próximo dos R$ 130.000 e abaixo da Fiat Toro, que hoje em suas versões principais saem por cerca de R$ 170.000.

Estes dois modelos Fiat dominam amplamente o segmento de picapes no Brasil. A Fiat detém a impressionante fatia de 49% de todo o mercado de picapes, enquanto a GM tem apenas 7%. Segundo dados da Fenabrave.

Se consideramos as vendas de janeiro até novembro de 2022, Fiat Strada e Fiat Toro somam um total 148.560 unidades, isso é mais do que a soma de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Volkswagen Saveiro, juntas neste mesmo período.

É este consumidor de picape Fiat que a Chevrolet quer fisgar com a nova Montana. Tanto é que a Chevrolet já anunciou que a Montana terá uma versão mais barata LT com câmbio manual, possivelmente preço na casa dos R$ 120.000.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas