Foto: Claudio Larangeira / Quatro Rodas abril de 1996
Considerado o último carro brasileiro de luxo, o Omega foi lançado em agosto de 1992 com a missão de substituir o famoso Opala. Ele foi um dos carros mais desejados pelos brasileiros, na época apresentava luxo, espaço, equipamentos e desempenho em níveis únicos, boa parte disto vindo dos carros da Opel na Europa. Até que em 1994 o governo abriu o mercado brasileiro para os veículos importados, que então roubaram um pouco do brilho do Omega.
De início o Omega era equipado com um modesto motor na versão de entrada GLS, com motor 2.0 (oferecido em versões a álcool ou gasolina) e desenvolvia 130 cv e 18.6 kgfm de torque, com ele o Omega GLS atingia os 186 km/h. Mais tarde em 1994 o Omega GLS passou para um um ainda mais fraco 2.2 litros de quatro cilindros de 116cv e 20.1 kgfm de torque. Segundo teste da revista Auto Esporte na época 1994, o Omega GLS 2.2 fazia 8.6 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada. Ele podia alcançar os 191 km/h de velocidade máxima.
Já a versão top de linha CD trazia um moderno motor alemão 3.0, 6 cilindros em linha de 165 cavalos, e 23.5 kgfm de torque máximo, já caso o motorista abastece-se com gasolina de 95 octanas este bloco rendia até 177 cv. Por muitos este é o melhor motor que já equipou o Omega. O câmbio era manual de cinco marchas ou automático de 4 velocidades. A versão com câmbio manual ia de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos, e poderia alcançar os 205 km/h.
Acima o Omega CD 3.0 1993
Em 1994 este motor 3.0 foi substituído pelo conhecido nacional, 4.1 litros, 6 cilindros de 168 cv, e 29 kgfm de torque, o mesmo que equipava as versões mais potente do Opala, porém claro este motor recebeu algumas melhorias como injeção eletrônica, ele tinha um ótimo desempenho, levando o Omega 4.1, de 0 a 100 km/h em 9.5 segundos na versão manual ou 10.5 s na versão automática, a velocidade máxima ficava na casa dos 215km/h, (212 km/h na versão automática) em compensação o consumo também era bastante elevado, fazendo em torno de 6 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada.
Foto: Claudio Larangeira / Quatro Rodas abril de 1996
Lembrando que todas as versões do Chevrolet Omega tinham tração traseira. O porta malas acomodava 496 litros, e o tanque de combustível tinha entre 70 a 75 litros.
Em 1994 o Omega saía de fábrica equipado com equipamentos dignos de carros de luxo e até então raramente visto nos carros brasileiros, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, freios com ABS, na versão top de linha CD vinha ainda com teto solar, câmbio automático, piloto automático, painel digital e computador de bordo.
Acima uma das ultimas versões do Omega de 1997
O espaço interno do Omega chamava atenção, o sedan de 4.73, 192 m de largura, 1 .44 m de altura, o entre eixos era de 2.73 metros. Ou seja o espaço interno era bastante amplo.
O golpe final no vida do Omega brasileiro foi dado com a chegada do Vectra, isto em maio de 1996, mesmo disputando em um segmento inferior no mercado, o Omega logo perdeu a uma importante faixa de mercado que ocupava e passou a figurar como um carro “antiquado” no mercado.
O Omega Suprema…
Seguindo de longe o sucesso do Omega sedan, a versão perua foi vendida no Brasil durante os anos de 1993 a 1996, ela tinha um enorme porta-malas com 540 litros, e trazia todos os acessórios do sedan, mas as vendas já não foram tão boas assim, principalmente pelo seu visual um tanto polêmico.
Acima o Omega CD 1996
O Omega ficou no mercado até o final de 1997, quando em maio de 1998 a Chevrolet passou a importar da Austrália a nova geração do sedan que trazia uma infinidade de equipamentos e tecnologia, mas devido ao preço alto esta nova geração do Omega foi elitizada o que refletiu em suas vendas. Mas isto é outra história.
algumas fotos via: www.bestcarswebsite.com.br
Revista Quatro Rodas de abril de 1996
Divulgação Chevrolet
Respostas de 29
Ola…to com uma duvida o motor 4.1 foi inserido no ano de 1994 ou 95…pq estou vendo um omega cd 1994/94 com motor 4.1 mas no doc ta 3000 cilindradas….o que sera que esta errado ou o cara trocou o motor .
qual desses omegas ai e o melhor que nao bebe muito
bom dia tenho um omega 3.0 ano 93 completo mecânico e a gás alguém teria um mecânico bom porque achar um mecânica bom que conhece este carro e ponta a ponta e bom e arrume e difícil de preferencia na zona norte
óTIMO carro ainda quero ter um
estou comprando um omega cd 3.0 1993 mas nao sei ao certo quanto ele vai gastar de gasolina por km alguém pode me ajudar?
Ohi. Já tiver um 3.0 CD 1993. É covardia comparar com as máquinas que podemos andar hoje. …..AVIÃO…. Faz na cidade 6/7 e estrada 8.9/10.5 na ponta do pé. Queria te ver dentro de um 3.0 CD vinho. MEU DEUS!!!!!!! Jota.
tenho um omega cd 93 automatico e gostaria de saber quantos litros de oleo vão no cambio automatico!
Tenho um Omega GLS 97/98 2.2 e acho o consumo alto, gostaria de mais informações sobre consumo e desempenho,e o que poderia fazer para melhorar o desempenho.
caros amigos, já tive 3 omegas um 2.0 e três 4.1 e dezesseis caros da gm entre eles chevette, monza, kadett, montana, corsa , celta , prisma e digo a vcs o melhor carro até hj sem dúvida é o omega 4.1 cd , possuo um prisma zero e tenho na minha garagem depois de quatorze anos um omega . já dirigi o 3.0 cd , arrancada frouxa, ele é lento até na quarta marcha e na quinta desenvolve lentamente, já o 4.1 é um canhão da primeira até na quarta, e não tem prá ninguém não , abraços !!!!!!!
vc não deve saber andar então… eu tenho um 3.0….
Olá! Gostaria de saber mais fotos detalhadas de adesivos e adesivos de revisão, pois tenho um omega CD 97 4.1 automático e estou colocando de volta as originalidades necessarias. Obrigado
SOU ENGENHEIRO MECANICO, E DIGO COM TODA CERTEZA QUE O OMEGA 4.1 IMPRESSIONOU TODAS AS MARCAS O MOTOR TEM UMA ESPLOSÃO, CARA É UMA LOUCURA , VC COLA NO BANCO E VE A VELOCIDADE SUBI NUM PISCAR DE OLHOS JÁ TA EM 200 KM/H,DUZENTÃO FROXO . IMPRESSIONADO…
também sou mecanico e preparador de motores o 3.0 tem marcha longa , e o 4.1 responde mais rapido, já testei um omega 4.1 e acredito no johnny nascimento, isso varia do cuidado do dono regulagem certa e uma boa reta sem obstaculos e transito, é um dos melhores carros da GM, ESSE SIM É CANHÃO
sou mecanico da chevromec a 25 anos acredito no johnny nascimento porque o 4.1 bem regulado impressiona qualquer carrão por ai
eu acredito no dinho….se o carro dele for 3.0….o 3.0 se estiver bem regulado ele vai ate 288km/h agora 4.1 ate 250 km/h….manuteçao 4.1 mais barata e 3.0 mais cara
MORO EM POUSO REDONDO TENHO UM 4.1 VELOCIDADE FINAL NA RETA DOS CLAUDINO 263 KM/H CARA É IMPRESSIONANTE A FORÇA DO MOTOR
Dino vc é mto mentiroso… falar q seu carro da 282km/h conta outra
poxa ta certo q o mega é um excelente carro e tal, mas o comentario do DINO dizerq o omega delebota 282 Km/h ja é demais néhh. Tem q ter uma preparação p da essa velocidade toda, afinal de contas tenho um e o maximo q coloquei nele foi 260 Km/h em ladeira abaixo….
EU TENHO UM OMEGA 3.0 DIAMONT OTIMO CARRO O MEU ANDA MUITO DE 3 MARCHA A 3 MIL GIROS ELE JA ESTA A MAIS DE 100 KM POR HORA OTIMO CARRO TBM E MINH PAIXÃO OMEU A 93/94 COR CINZA BARDOQUE SOU DE SP DIADEMA
eu tenho um omega 3.0 que me deu o maior poblema com o cabio mais eu troquei o cabio e coloquei o manual e ate hoje nunca mais tive poblema
ao comentário dos colegas vai aqui minha experiencia sobre o omega 3.0 automático e 4.1 ; tenho um 3.0 e foi difícil achar inteiro,porem eu fiz o cambio dele pois confiei na manutenção do antigo dono pois ele tinha até a nota fiscal da oficina , ficou r$4.000 reais, quanto os demais componentes do carro não tenho problema algum , quanto ao consumo o meu faz 7.5 km na cidade ,12 km na estrada p/ litro de gasolina. e quanto a velocidade de 0/100km/h é 8 segundos e a velocidade máxima eu já cheguei á 282 km/h. agora sobre o omega 4.1 a desvantagem é que ele é mais barato na manutenção;mais perde no consumo,velocidade dele final 250km/h e cv de força.OBS(omega 3.0 veio para o Brasil modificado pra 165 cv contra 168 cv do 4.1 mais o que poucos sabem que o 3.0 da pra voltar o que era de fabrica e passa a 204 cv a GM não divulga isso porque já pensou se época os proprietários soubesse disso ,jamais venderiam. e me desculpe os proprietários de omega 4.1 mais o 3.0 até hoje tem tecnologia mais moderna mais a minha paixão pelo omega tanto faz 3.0 ou 4.1 ,por isso a GM fez a marca -(OMEGA O ABSOLUTO ).
Amigo, quais os cuidados na hora de comprar uma suprema 3.0 automatica? Tem algum macete? No geral os Omegas automaticos são menos rodados e mais conservados porem o valor é menor tbem. Se eu tiver problemas com o cambio automatico tem a possibilidade de eu por um manual?
Resposta – FÁBIO
Primeiramente se você não quiser ter se preocupar com o câmbio, tente optar por uma versão manual, já que este câmbio automático precisava de uma manutenção cuidadosa do antigo dono, se não as dores de cabeça serão constante e difíceis de serem resolvidas, reparar um câmbio deste pode custar caro, algo em torno de R$ 4 a 5 mil.
Bem mas se você estiver decidido a fechar negócio com este Omega Suprema automático, há um teste pratico e fácil de ser feito para testar o câmbio, ligue o carro e coloque o câmbio em Drive, pise no freio o pé esquerdo, com o freio pressionado acelere lentamente e progressivamente. Se o a rotação do motor (mostrada no conta-giros) ficar entre 2000 rpm a 3000 rpm, é sintoma que o câmbio está OK e você pode comprar. Caso contrário se a rotação do motor ir além dos 3.000 rpm, este câmbio pode estar como se diz popularmente "patinando", com problemas no conversor de torque, ou algo mais grave.
No caso fazer a troca do câmbio automático para uma caixa manual, é quase inviável, já que exige muitas peças e mão de obra especializada.
abraço
Bom Dia! Gostaria de saber como desativar o alarme de fábrica do Ômega GLS 93, pois o meu está apresentando problemas e tudo indica que é o alarme. Se não, poderia indicar algum site que contém esta dica? Desde já agradeço de coração.
Santos
Infelizmente não temos esta informação
Tente procurar nos forums especializado no Omega, segue o link abaixo:
<a href="http://www.omegaclube.com/forum/” target=”_blank”>www.omegaclube.com/forum/
abraço
olá,sabes me imformar quato valia em reais o omega 93 2.0 na epoca? o omega 93 tem o modelo 2.2? valeu amigos obrigado.
Os motores 3.0 e 4.1 nâo são em v são 6 cilindros em linha.
Obs:
Disse que o 3.0 automatico da 200km/h isto e o que a gm autorisa e garante, tenho um 3.0 automatico e ja fiz nele 240km/h e dava pra fazer mais, me disseram que da 252km/h, depois disto ate mandei olhar se o velocimetro estava certo e realmente estava, e ja fiz de novo.
Com relaçao ao consumo, na cidade realmente da 6,5km/l mas na estrada da 11,7km/l pois como todos devem saber o carro automatico na estrada e muito mais economico que o manual, ja
a manuntenção depende, comprei o meu barato pois sabia que estava com problemas na caixa, mas so deu problema por falta de manuntençao, pois estava com a mangueira do radiador da caixa entupuda (automatico possui) e o pouco de oleo que possuia na caixa estava vencido, ficou em R$4,5000 mas conheços omegas automaticos 3.0 do clube do omega com 200.000km que o motor e caixa nunca foram arbetos. Para isto é so estar completando o oleo com um bom oleo, eu recomendo trocar a cada 20.000km pois a gm recomenda 40.000. Essa caixa e tao boa que sao usadas nas bmw da epoca e algumas ainda usam ate hoje. Ja sobre o automatico 4.1 ja nao sei te dizer muito mao so sei que o 3.0 e melhor na minha opiniao.
abç. a todos.
Por favor necessito saber quais as características do Câmbio Automático que equipou o ômega CD 1993.
David Rodrigues
O câmbio automático do Chevrolet Omega CD 1993 é sequencial de 4 marchas. Ele possuia três ajustes eletrônico de funcionamento, normal, antipatinação e esportivo.
O Omega 3.0 automático, vai de 0 a 100km/h em 11.7 segundos, tendo velocidade máxima de 200km/h. O consumo médio era de 6.5 km/l na cidade e 9.8km/l na estrada.
Se você está querendo comprar um fique esperto por que o câmbio automático do Omega exige bastante manutenção, gastando bem mais que o modelo manual.