Categorias: Chevrolet

Chevrolet Omega 1993 – 1997 – Algumas fotos, um carro, a história

Foto: Claudio Larangeira / Quatro Rodas abril de 1996

Considerado o último carro brasileiro de luxo, o Omega foi lançado em agosto de 1992 com a missão de substituir o famoso Opala. Ele foi um dos carros mais desejados pelos brasileiros, na época apresentava luxo, espaço, equipamentos e desempenho em níveis únicos, boa parte disto vindo dos carros da Opel na Europa. Até que em 1994 o governo abriu o mercado brasileiro para os veículos importados, que então roubaram um pouco do brilho do Omega.

De início o Omega era equipado com um modesto motor na versão de entrada GLS, com motor  2.0 (oferecido em versões a álcool ou gasolina) e desenvolvia 130 cv e 18.6 kgfm de torque, com ele o Omega GLS atingia os 186 km/h. Mais tarde em 1994 o Omega GLS passou para um um ainda mais fraco 2.2 litros de quatro cilindros de 116cv e 20.1 kgfm de torque. Segundo teste da revista Auto Esporte na época 1994, o Omega GLS 2.2 fazia 8.6 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada. Ele podia alcançar os 191 km/h de velocidade máxima.

Já a versão top de linha CD trazia um moderno motor alemão 3.0, 6 cilindros em linha de 165 cavalos, e 23.5 kgfm de torque máximo, já caso o motorista abastece-se com gasolina de 95 octanas este bloco rendia até 177 cv. Por muitos este é o melhor motor que já equipou o Omega. O câmbio era manual de cinco marchas ou automático de 4 velocidades. A versão com câmbio manual ia de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos, e poderia alcançar os 205 km/h.

Acima o Omega CD 3.0 1993

Em 1994 este motor 3.0 foi substituído pelo conhecido nacional, 4.1 litros, 6 cilindros de 168 cv, e 29 kgfm de torque, o mesmo que equipava as versões mais potente do Opala, porém claro este motor recebeu algumas melhorias como injeção eletrônica, ele tinha um ótimo desempenho, levando o Omega 4.1, de 0 a 100 km/h em 9.5 segundos na versão manual ou 10.5 s na versão automática, a velocidade máxima ficava na casa dos 215km/h, (212 km/h na versão automática) em compensação o consumo também era bastante elevado, fazendo em torno de 6 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada.

Foto: Claudio Larangeira / Quatro Rodas abril de 1996

Lembrando que todas as versões do Chevrolet Omega tinham tração traseira. O porta malas acomodava 496 litros, e o tanque de combustível tinha entre 70 a 75 litros.

Em 1994 o Omega saía de fábrica equipado com equipamentos dignos de carros de luxo e até então raramente visto nos carros brasileiros, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, freios com ABS, na versão top de linha CD vinha ainda com teto solar, câmbio automático, piloto automático, painel digital e computador de bordo.


Acima uma das ultimas versões do Omega de 1997

O espaço interno do Omega chamava atenção, o sedan de 4.73, 192 m de largura, 1 .44 m de altura, o entre eixos era de 2.73 metros. Ou seja o espaço interno era bastante amplo.

O golpe final no vida do Omega brasileiro foi dado com a chegada do Vectra, isto em maio de 1996, mesmo disputando em um segmento inferior no mercado, o Omega logo perdeu a uma importante faixa de mercado que ocupava e passou a figurar como um carro “antiquado” no mercado.

O Omega Suprema…

Seguindo de longe o sucesso do Omega sedan, a versão perua foi vendida no Brasil durante os anos de 1993 a 1996, ela tinha um enorme porta-malas com 540 litros, e trazia todos os acessórios do sedan, mas as vendas já não foram tão boas assim, principalmente pelo seu visual um tanto polêmico.

Acima o Omega CD 1996

O Omega ficou no mercado até o final de 1997, quando em maio de 1998 a Chevrolet passou a importar da Austrália a nova geração do sedan que trazia uma infinidade de equipamentos e tecnologia, mas devido ao preço alto esta nova geração do Omega foi elitizada o que refletiu em suas vendas. Mas isto é outra história.

algumas fotos via: www.bestcarswebsite.com.br

Revista Quatro Rodas de abril de 1996

Divulgação Chevrolet

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Ola...to com uma duvida o motor 4.1 foi inserido no ano de 1994 ou 95...pq estou vendo um omega cd 1994/94 com motor 4.1 mas no doc ta 3000 cilindradas....o que sera que esta errado ou o cara trocou o motor .

  • bom dia tenho um omega 3.0 ano 93 completo mecânico e a gás alguém teria um mecânico bom porque achar um mecânica bom que conhece este carro e ponta a ponta e bom e arrume e difícil de preferencia na zona norte

  • estou comprando um omega cd 3.0 1993 mas nao sei ao certo quanto ele vai gastar de gasolina por km alguém pode me ajudar?

    • Ohi. Já tiver um 3.0 CD 1993. É covardia comparar com as máquinas que podemos andar hoje. .....AVIÃO.... Faz na cidade 6/7 e estrada 8.9/10.5 na ponta do pé. Queria te ver dentro de um 3.0 CD vinho. MEU DEUS!!!!!!! Jota.

  • Tenho um Omega GLS 97/98 2.2 e acho o consumo alto, gostaria de mais informações sobre consumo e desempenho,e o que poderia fazer para melhorar o desempenho.

  • caros amigos, já tive 3 omegas um 2.0 e três 4.1 e dezesseis caros da gm entre eles chevette, monza, kadett, montana, corsa , celta , prisma e digo a vcs o melhor carro até hj sem dúvida é o omega 4.1 cd , possuo um prisma zero e tenho na minha garagem depois de quatorze anos um omega . já dirigi o 3.0 cd , arrancada frouxa, ele é lento até na quarta marcha e na quinta desenvolve lentamente, já o 4.1 é um canhão da primeira até na quarta, e não tem prá ninguém não , abraços !!!!!!!

  • Olá! Gostaria de saber mais fotos detalhadas de adesivos e adesivos de revisão, pois tenho um omega CD 97 4.1 automático e estou colocando de volta as originalidades necessarias. Obrigado

  • SOU ENGENHEIRO MECANICO, E DIGO COM TODA CERTEZA QUE O OMEGA 4.1 IMPRESSIONOU TODAS AS MARCAS O MOTOR TEM UMA ESPLOSÃO, CARA É UMA LOUCURA , VC COLA NO BANCO E VE A VELOCIDADE SUBI NUM PISCAR DE OLHOS JÁ TA EM 200 KM/H,DUZENTÃO FROXO . IMPRESSIONADO...

Recentes

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

2 dias atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

2 dias atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

3 dias atrás

Novo Volkswagen Taos 2025 tem visual renovado, novo interior e motor de 174 cv

O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…

4 dias atrás

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

1 semana atrás

Novo Peugeot 208 2025 chega com novo visual e nova versão GT, confira em detalhes e preços

O Novo Peugeot 208 2025 está chegando ao Brasil agora em setembro com interessantes novidades,…

2 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.