Foto: Claudio Larangeira / Quatro Rodas abril de 1996
Considerado o último carro brasileiro de luxo, o Omega foi lançado em agosto de 1992 com a missão de substituir o famoso Opala. Ele foi um dos carros mais desejados pelos brasileiros, na época apresentava luxo, espaço, equipamentos e desempenho em níveis únicos, boa parte disto vindo dos carros da Opel na Europa. Até que em 1994 o governo abriu o mercado brasileiro para os veículos importados, que então roubaram um pouco do brilho do Omega.
De início o Omega era equipado com um modesto motor na versão de entrada GLS, com motor 2.0 (oferecido em versões a álcool ou gasolina) e desenvolvia 130 cv e 18.6 kgfm de torque, com ele o Omega GLS atingia os 186 km/h. Mais tarde em 1994 o Omega GLS passou para um um ainda mais fraco 2.2 litros de quatro cilindros de 116cv e 20.1 kgfm de torque. Segundo teste da revista Auto Esporte na época 1994, o Omega GLS 2.2 fazia 8.6 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada. Ele podia alcançar os 191 km/h de velocidade máxima.
Já a versão top de linha CD trazia um moderno motor alemão 3.0, 6 cilindros em linha de 165 cavalos, e 23.5 kgfm de torque máximo, já caso o motorista abastece-se com gasolina de 95 octanas este bloco rendia até 177 cv. Por muitos este é o melhor motor que já equipou o Omega. O câmbio era manual de cinco marchas ou automático de 4 velocidades. A versão com câmbio manual ia de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos, e poderia alcançar os 205 km/h.
Acima o Omega CD 3.0 1993
Em 1994 este motor 3.0 foi substituído pelo conhecido nacional, 4.1 litros, 6 cilindros de 168 cv, e 29 kgfm de torque, o mesmo que equipava as versões mais potente do Opala, porém claro este motor recebeu algumas melhorias como injeção eletrônica, ele tinha um ótimo desempenho, levando o Omega 4.1, de 0 a 100 km/h em 9.5 segundos na versão manual ou 10.5 s na versão automática, a velocidade máxima ficava na casa dos 215km/h, (212 km/h na versão automática) em compensação o consumo também era bastante elevado, fazendo em torno de 6 km/l na cidade e 9.6 km/l na estrada.
Foto: Claudio Larangeira / Quatro Rodas abril de 1996
Lembrando que todas as versões do Chevrolet Omega tinham tração traseira. O porta malas acomodava 496 litros, e o tanque de combustível tinha entre 70 a 75 litros.
Em 1994 o Omega saía de fábrica equipado com equipamentos dignos de carros de luxo e até então raramente visto nos carros brasileiros, como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, freios com ABS, na versão top de linha CD vinha ainda com teto solar, câmbio automático, piloto automático, painel digital e computador de bordo.
Acima uma das ultimas versões do Omega de 1997
O espaço interno do Omega chamava atenção, o sedan de 4.73, 192 m de largura, 1 .44 m de altura, o entre eixos era de 2.73 metros. Ou seja o espaço interno era bastante amplo.
O golpe final no vida do Omega brasileiro foi dado com a chegada do Vectra, isto em maio de 1996, mesmo disputando em um segmento inferior no mercado, o Omega logo perdeu a uma importante faixa de mercado que ocupava e passou a figurar como um carro “antiquado” no mercado.
O Omega Suprema…
Seguindo de longe o sucesso do Omega sedan, a versão perua foi vendida no Brasil durante os anos de 1993 a 1996, ela tinha um enorme porta-malas com 540 litros, e trazia todos os acessórios do sedan, mas as vendas já não foram tão boas assim, principalmente pelo seu visual um tanto polêmico.
Acima o Omega CD 1996
O Omega ficou no mercado até o final de 1997, quando em maio de 1998 a Chevrolet passou a importar da Austrália a nova geração do sedan que trazia uma infinidade de equipamentos e tecnologia, mas devido ao preço alto esta nova geração do Omega foi elitizada o que refletiu em suas vendas. Mas isto é outra história.
algumas fotos via: www.bestcarswebsite.com.br
Revista Quatro Rodas de abril de 1996
Divulgação Chevrolet
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Ver comentários
Ola...to com uma duvida o motor 4.1 foi inserido no ano de 1994 ou 95...pq estou vendo um omega cd 1994/94 com motor 4.1 mas no doc ta 3000 cilindradas....o que sera que esta errado ou o cara trocou o motor .
qual desses omegas ai e o melhor que nao bebe muito
bom dia tenho um omega 3.0 ano 93 completo mecânico e a gás alguém teria um mecânico bom porque achar um mecânica bom que conhece este carro e ponta a ponta e bom e arrume e difícil de preferencia na zona norte
óTIMO carro ainda quero ter um
estou comprando um omega cd 3.0 1993 mas nao sei ao certo quanto ele vai gastar de gasolina por km alguém pode me ajudar?
Ohi. Já tiver um 3.0 CD 1993. É covardia comparar com as máquinas que podemos andar hoje. .....AVIÃO.... Faz na cidade 6/7 e estrada 8.9/10.5 na ponta do pé. Queria te ver dentro de um 3.0 CD vinho. MEU DEUS!!!!!!! Jota.
tenho um omega cd 93 automatico e gostaria de saber quantos litros de oleo vão no cambio automatico!
Tenho um Omega GLS 97/98 2.2 e acho o consumo alto, gostaria de mais informações sobre consumo e desempenho,e o que poderia fazer para melhorar o desempenho.
caros amigos, já tive 3 omegas um 2.0 e três 4.1 e dezesseis caros da gm entre eles chevette, monza, kadett, montana, corsa , celta , prisma e digo a vcs o melhor carro até hj sem dúvida é o omega 4.1 cd , possuo um prisma zero e tenho na minha garagem depois de quatorze anos um omega . já dirigi o 3.0 cd , arrancada frouxa, ele é lento até na quarta marcha e na quinta desenvolve lentamente, já o 4.1 é um canhão da primeira até na quarta, e não tem prá ninguém não , abraços !!!!!!!
vc não deve saber andar então... eu tenho um 3.0....
Olá! Gostaria de saber mais fotos detalhadas de adesivos e adesivos de revisão, pois tenho um omega CD 97 4.1 automático e estou colocando de volta as originalidades necessarias. Obrigado
SOU ENGENHEIRO MECANICO, E DIGO COM TODA CERTEZA QUE O OMEGA 4.1 IMPRESSIONOU TODAS AS MARCAS O MOTOR TEM UMA ESPLOSÃO, CARA É UMA LOUCURA , VC COLA NO BANCO E VE A VELOCIDADE SUBI NUM PISCAR DE OLHOS JÁ TA EM 200 KM/H,DUZENTÃO FROXO . IMPRESSIONADO...