A Chevrolet está trazendo de volta na nova geração do Camaro, o pacote esportivo 1LE, trata-se de um kit com alterações que deixam o modelo com um visual bastante diferente e intimidador, o kit também incluem aprimoramentos na mecânica do Camaro, inspiradas no modelo de competição.
Pela primeira vez o kit 1LE, será oferecido em duas versões, tanto para a configuração V6 (não vendida no Brasil), quanto para a V8, haverá claro mudanças entre elas, confira o que cada versão trará.
Camaro LT V6 1LE (carro verde das fotos)…
A versão de entrada LT V6 do Camaro pela primeira vez poderá vir com o kit 1LE, no caso ele agregará alterações visuais como novo capô na cor Setin black, spoiler frontal maior, spoiler na tampa do porta malas e no para-choque traseiro em três partes, spoiler na tampa do porta malas, grade frontal com acabamento diferenciado, rodas especiais em alumínio forjada aro 20, mais leves e resistentes do que as rodas normais de liga leve. Elas são calçadas por pneus Goodyear Eagle F1 medidas 245/40 R20 na dianteira e 275/35 R20 na traseira.
Enquanto na parte mecânica Camaro LT V6 1LE traz suspensão retrabalhada vinda do Camaro SS, FE3 com detalhes como amortecedores especiais e barras estabilizadoras, sistema de escapamento com dois modos de operação, novos componentes do sistema de arrefecimento do motor vindo das pistas de corrida, como no óleo, diferencial e transmissão, sistema de freios da Brembo, com pinças mais eficientes com 4 pistões na dianteira e pintura em vermelho, além de diferencial traseiro com escorregamento limitado e uma nova relação 3.27.
Já por dentro o comprador encontrará volante revestido em camurça, e pode equipar o modelo com bancos esportivos da Recaro, além de um interessante sistema de telemetria PDR Video Data, que é capaz de gravar detalhes sobre a condução do veículo.
O motor é um V6 3.6 litros, com 335 cv de potência, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas.
Camaro SS V8 1LE:
A versão mais extrema do Caramo SS V8 1LE, conta com praticamente os mesmos aparatos visuais da versão V6 1LE, mas com alguns diferenciais, como no spoiler dianteiro, grade frontal, capô, retrovisores e spoiler traseiro tudo exclusivo da versão. As rodas são aro 20 forjadas em alumínio, calçadas por pneus Goodyear Eagle F1 Supercar, com um tipo de composto especial feito excepcionalmente para o Camaro ser usado nas pistas de corrida.
Na parte mecânica o 1LE V8 conta com suspensão ajustável Magnetic Ride Control, a mesma usada pelo Corvette, diferencial traseiro eletrônico com escorregamento limitado e relação de 3.73, freios especial também de competição da marca Brembo, com pinças dianteiras com seis pistões, pintadas em vermelho e com o logo 1LE, o disco frontal também é especial, mede nada menos do que 370mm de diâmetro.
Há ainda novos componentes de competição para o sistema de refrigeração, para o óleo, diferencial e transmissão, volante em camurça e nova manopla de câmbio mais curta, sistema de exaustão com dois modos de funcionamento, além de bancos esportivos da Recaro e opcionalmente o sistema PDR Video/data para gravar detalhes sobre o desempenho do carro.
História…
A primeira vez que o pacote esportivo 1LE foi lançado no Camaro foi em 1988, para deixar o carro lojas mais com aparência de carro de corrida e uma série especial, porém a série foi extremamente limitada, apenas 115 exemplares foram construídos de 1988 a 1989. O pacote voltou ao Camaro em 1999, e retornou em 2013 na quinta geração do esportivo.
O preço do novo pacote 1LE para o Camaro não foi divulgado