Já faz algum tempo que se fala no mercado sobre a nova geração da S10. A expectativa era que o modelo passasse por uma renovação completa e se tornasse semelhante à sua versão americana, a Chevrolet Colorado. No entanto, essa esperança se dissipou quando os primeiros protótipos da Nova S10 brasileira saíram da fábrica da Chevrolet. Ficou claro que, em vez de passar por uma mudança radical e ganhar uma geração nova, a S10 brasileira receberia apenas um facelift, ou seja, teria mudanças visuais e manteria a mesma carroceria desde 2012.
A previsão é que a Nova S10 seja lançada no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2024, já como modelo 2025. Atualmente, diversos protótipos da nova picape estão em testes (conforme a foto acima).
Índice desta matéria
Os protótipos, como mostram as imagens publicadas pela pagina @v22garage do Instagram, ainda estão circulando com uma camuflagem pesada. No entanto, é possível notar que as alterações se concentrarão na dianteira, que será completamente renovada, enquanto as mudanças na lateral e na traseira da S10 parecem ser mais sutis.
De acordo com várias publicações, a ideia é que a Chevrolet S10 2025 tenha uma dianteira inspirada na Nova Colorado norte-americana, mas mantenha o corpo da S10 atual. Repare que o protótipo flagrado possui uma faixa de LED na parte superior dos faróis, assim como a Nova Colorado. A grade também terá um desenho mais amplo e esportivo, possivelmente com acabamento em preto brilhante ou cromado, variando de acordo com a versão.
Na dianteira, a Chevrolet também introduzirá um capô com maior volume e novos vincos. Outra novidade serão as caixas de rodas, com os para-lamas projetados para fora, tanto na dianteira quanto na traseira, dando à S10 2025 brasileira uma aparência mais larga e robusta. É importante destacar que as dimensões da S10 não mudarão.
De lado, a S10 2025 parece praticamente igual à S10 lançada em 2012, ou seja, as janelas e as portas permanecerão as mesmas. As novidades estarão nos detalhes, como novas rodas de liga leve com acabamento diamantado. Na traseira, as mudanças também serão discretas, com a expectativa de um novo conjunto de lanternas e um novo design na tampa da caçamba.
A Volkswagen também optou por um caminho semelhante com a Amarok brasileira, em vez de trazer a nova geração para o Brasil, a marca preferiu realizar um facelift significativo na geração atual. Assim como na S10, as mudanças se concentraram na dianteira, mas a carroceria e a plataforma permaneceram as mesmas.
O interior da S10 também passará por uma atualização, com a introdução de uma central multimídia mais avançada, com uma tela maior e uma nova interface. Na S10 2025, o painel de instrumentos analógico será substituído por um cluster totalmente digital, integrado à tela da central multimídia, seguindo a mesma arquitetura usada nos modelos mais recentes da GM em todo o mundo.
Dentro da cabine, a Chevrolet planeja utilizar materiais mais premium em toda a forração. O painel, inclusive, deverá contar com revestimentos soft touch, imitando couro. Nas versões mais caras, os bancos terão acabamento bi-color. No entanto, o freio de estacionamento tradicional com alavanca ainda estará presente, ao contrário da irmã mais rica, a nova Chevy Colorado, que já possui um freio de estacionamento por botão.
Assim como as concorrentes Toyota Hilux e Ford Ranger, a Chevrolet S10 2025 também deverá receber novos recursos de segurança e assistência à condução, como o piloto automático adaptativo ACC, assistência para permanecer na faixa, alerta de colisão frontal e traseira, farol full LED com ajuste automático, entre outros recursos.
Em termos de motores, a Chevrolet S10 2025 provavelmente manterá o atual motor 2.8L turbo diesel de 4 cilindros com 200 CV, presente no modelo atual. No entanto, espera-se a adição de uma nova caixa de câmbio automática de oito velocidades para substituir a atual transmissão automática de seis velocidades, proporcionando uma redução no consumo de combustível.
Um dos motivos pelos quais a Chevrolet optou por manter a geração atual em vez de produzir a nova aqui, além dos custos de produção maiores, é que a nova S10, semelhante à americana, ficou muito cara para a categoria em que atua no Brasil, hoje o modelo atual já supera os R$ 300 mil em suas versões mais caras. Lembremos que nos EUA, a Colorado cresceu, tornou-se maior, mais robusta, potente, bem equipada e cara.
É lamentável que, devido à alta carga tributária no Brasil, os carros, principalmente as picapes, tenham preços tão elevados. A S10 atual é um ótimo veículo, mas deveria ter passado por uma mudança mais significativa, assim como sua irmã americana.
Aqueles que buscam algo mais moderno na linha Chevrolet, alinhado ao que é vendido nos EUA, terão que optar pela Silverado, uma picape que já está em pré-venda nas lojas da Chevrolet no Brasil e custa acima dos R$ 500.000.
Vamos aguardar nos próximos meses os veículos em teste perderem suas camuflagens para termos uma noção mais clara de como será o visual da Nova S10 2025. Pode ser que o resultado final não seja tão ruim assim e que a picape acabe surpreendendo, ou pode ser que o facelift resulte em algo inesperado. Vamos acompanhar.
Uma coisa é certa: estamos diante de um momento crucial na história da S10 no Brasil. Enquanto as concorrentes, como a Ford Ranger e a Mitsubishi L200, acabaram de receber gerações totalmente novas e estão evoluindo, e a líder da categoria, a Toyota, já trabalha em uma nova geração da Hilux para 2025, incluindo uma versão híbrida, a GM corre o risco de ficar com uma picape cujo projeto está defasado em relação à concorrência. Não podemos esquecer que a S10 atual é a mesma desde 2012.
Além disso, novos competidores estão chegando, como a Stellantis, que venderá a picape Titano através da Fiat, e a Great Wall que já confirmou a produção da picape Poer no Brasil em 2024. Estes dois produtos prometem preços bastante competitivos. Portanto, o cenário futuro das picapes no Brasil promete ser interessante e muito desafiador para a S10.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Esse motor é excelente. Não vejo pq mudar. Pq que um veículo desse precisa atingir 180 km . Não temos estradas para isso . Tendo um bom torque para ultrapassar e o suficiente. Se o preço dela ficar bem abaixo das concorrentes venderia muito.
Deixa essa motorização antiga pra ver se vai conseguir vender mais do que a líder Hilux, esses caras que mandam na Chevrolet estão sendo burros a mais de dez anos com esse lance de não mudar o motor da s10, o motor é de 200 Cavalos, mas a concorrência está a frente e mesmo assim eles não se importam de mudar, então vão investir pra nada, melhor é se a S10 vier com um motor de até uns 280 cavalos, aí eu quero ver se Hilux vai vender mais que a S10.