Foi revelado lá na China ontem segunda feira (01/08), o Chevrolet Seeker 2023. Mostrado no Salão de Xangai, o novo SUV mede 4.50 metros e inicialmente será oferecido apenas no mercado chinês, embora a GM afirme que em um futuro próximo, existe há possibilidade de que o Seeker chegue a outros lugares do mundo, entre eles os EUA.
Índice desta matéria
O Seeker é o mais novo fruto da parceria entre a Chevrolet é a montadora chinesa SAIC, para fazer sucesso o SUV aposta em um design moderno e atraente. De acordo com Stuart Norris, vice presidente de design da divisão internacional da GM, o Seeker conta com o último padrão de design dos SUVs da Chevrolet.
Esta é considerada uma evolução do design visto em carros como a Chevrolet Tracker e a Nova TrailBlazer, o visual é marcado pelos traços angulosos e bastante agressivos, além do teto baixo com caimento suavizado que dá um aspecto de coupé a carroceria. Já a traseira é levemente inclinada, conferindo um apelo esportivo ao desenho.
De frente o Chevrolet Seeker 2023 traz um estilo futurista e mais harmônico comparado com outros SUVs da GM vendidos na China, como o próprio Tracker, chama atenção o aspecto afinado dos faróis que são integrados a grade e ornados por um grande friso cromado.
Sendo que as luzes ficam divididas em duas partes, mais acima ficam os faróis diurnos em LED, enquanto mais abaixo no para-choque estão localizados os faróis principais e as setas, que são montados em um nicho com acabamento em black piano.
As laterais do SUV são marcadas por vários vincos, que deixam o modelo com um aspecto mais musculoso e robusto, note que a terceira janela lateral, a que fica sobre o porta malas é bastante compacta. Destaque ainda para as rodas de liga leve de 18 polegadas, com acabamento diamantado, isso na versão top RS, as demais sairão de fábrica calçadas por rodas aro 17.
Para completar a analise do design da Chevrolet Seeker, na traseira o modelo conta com lanternas grandes em LED que avançam para as laterais.
Além do belo visual, o novo Chevrolet Seeker também quer conquistar o consumidor pelo espaço interno amplo, ele mede 4.53 metros de comprimento (com distância entre-eixos de 2.70 m), tendo 1.82 m de largura e 1.56 m de altura.
Suas dimensões são maiores em comparação com rivais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Enquanto que comparado com o Tracker (foto abaixo), a diferença é no tamanho é grande, o Seeker é 26 cm mais comprido e tem distância entre eixos 15 cm maior.
Assim como por fora, o interior do Chevrolet Seeker 2023 também conta com o padrão de layout mais recente da Chevrolet mundial, o antigo esquema com a tela multimídia ao centro do painel, foi substituído por esse novo layout com a tela da multimídia praticamente colada a tela do quadro de instrumentos, o novo estilo será padrão em praticamente todos os novos carros da GM, independente da região.
Interior conta com o novo padrão da Chevrolet que é marcada pela duas telas voltados ao motorista
O tela do quadro de instrumentos mede 9 polegadas, enquanto a do multimídia tem 10 polegadas. Conta com Apple CarPlay sem fio, além de internet e roda o sistema chinês próprio Xiaoxue, a lista de equipamentos inclui ainda itens como bancos em couro perfurados e com sistema de aquecimento e resfriamento, ajustes elétricos para os bancos dianteiros, ar-condicionado digital automático, sistema de áudio premium Tune Dynamic, além de teto solar panorâmico.
Há comodidades como carregador wireless para smartphones, tomadas USB normal e do tipo “C” no console dianteiro, na porta do motorista e também para os passageiros do banco traseiro, outro detalhe legal é a tampa do porta-malas que na versão mais cara terá sistema elétrico de abertura e fechamento.
Em termos de motores, o Chevrolet Seeker 2023 em todas as suas versões virá com bloco 1.5L Turbo, 4 cilindros, com injeção direta de combustível a gasolina, produz 170 CV de potência para 27.5 kgfm de torque, trabalhando sempre em conjunto com uma caixa de câmbio automática do tipo CVT que simula sete velocidades.
Ainda não há informações sobre a tração, acreditamos que o Chevy Seeker seja apenas 4×2 dianteiro (apesar da alavanca de câmbio ter um curioso modo “L” que não sabemos para que serve, não há botão seletor de tração na cabine do modelo apresentado).
A possibilidade que o Chevrolet Seeker ao Brasil venha ao Brasil é praticamente nula, apesar de ser um rival muito interessante para o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, o custo de produção deste novo SUV no Brasil inviabiliza sua vinda, já que ele usa uma plataforma diferente do Tracker, que por sua vez é a mesma do Onix e Onix Plus, no caso a Chevrolet brasileira teria que construir uma linha de produção própria para o Seeker.
Acreditamos que a GM seguirá apostando na importação do Equinox, para representa-la nesta categoria de SUV no Brasil.
Porém o Seeker pode aparecer em alguns mercados da América Central e Latina importado da China. Já que em países como México e Colômbia, a Chevrolet já vende SUVs frutos da parceria com a marca chinesa SAIC, como o Groove e Captiva, lembrando que o México tem acordo comercial de importação sem taxa da China, o que não ocorre com o Brasil.
Há rumores que a Chevrolet levará o Seeker para os EUA, algumas unidades do Seeker já foram flagradas rodando perto da fábrica da GM em Michigan.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Quando os carros são fabricados em solo brasileiro, o design da Chevrolet muda, sempre para pior, além de perder equipamentos e desempenho.