Chevrolet Silverado 2024 – Chega ao Brasil por R$ 520 mil com motor V8 e muita tecnologia

Uma das picapes mais icônicas do mundo esta de volta do Brasil, começou a essa semana a pré-venda oficial da Chevrolet Silverado no país. Equipada com um poderoso V8 5.3 Litros de 360 CV que bebe gasolina, chega ao país importada dos EUA pela bagatela de R$ 520.000. Inicialmente a Chevrolet vai oferecer um lote de apenas 500 exemplares da Silverado, a má noticia é que a picape será entregue aos compradores brasileiros apenas no próximo ano.

O “boom” de vendas de picapes no Brasil

O mercado brasileiro vive um cenário de diferente e de muito contraste, enquanto as vendas de carros comuns estão em queda, o segmento de picapes vive um estranho e quase inexplicável crescimento.

Parecer haver uma demanda cada vez maior por caminhonetes, tanto por modelos menores como a Fiat Strada com quase 61 mil unidades vendidas de janeiro a julho é atualmente o carro mais vendido no Brasil, quanto por picapes de luxo como as da marca RAM, que somente de janeiro até julho de 2023 emplacou mais de 5.369 unidades no Brasil.

Mesmo custando na casa dos R$ 500 mil a RAM 3500 vendeu mais de que o Citroën C4 Cactus no Brasil em 2023

RAM 3500 vendeu mais que o C4 Cactus

Mais impressionante ainda é o fato da RAM 3500, hoje com preço entre R$ 490.000 até R$ 534.000, vender sozinha 2.329 unidades em sete meses, superando modelos populares como o SUV Citroën C4 Cactus, que neste mesmo período emplacou apenas 2.058 unidades e o Nissan Sentra 2.228 unidades.

Alias foi o sucesso da rival RAM que convenceu Ford e Chevrolet a trazerem suas picapes gigantes ao Brasil, ou seja, apesar do momento difícil do mercado automotivo nacional, parece ter um mercado sedento por picapes.

Para reservar a nova Chevrolet Silverado 2024 será necessário deixar um sinal de R$ 30.000. De acordo com algumas revendas Chevrolet, a expectativa é de que a picape seja entregue aos compradores em um prazo de até 180 dias (6 meses). Os interessados poderão fazer um cadastro no site Chevrolet.com.br a partir do dia 26 de agosto.

Preço de apartamento

O preço de R$ 520.000 da nova Silverado 2024 é para poucos, literalmente a picape custa o valor de um apartamento ou uma casa de classe média, porém sem duvidas é um baita carro.

Podemos citar uma série de atributos do visual imponente com grade cromada ativa, faróis Full LED auto ajustáveis, rodas cromadas aro 20, ao interior extremamente luxuoso, super equipado principalmente com relação a tecnologia, passando pela força do motor V8 com cerca 360 cv, tração 4×4 inteligente e câmbio automático de 10 velocidades.

Mais cara e menos potente que as rivais

É verdade que a Silverado é menos potente do que as rivais F-150 e a RAM 1500 Rebel que contam com potencia na faixa dos 400 CV. Além disso, seu preço é superior, a RAM 1500 Rebel sai por R$ 470.000 a Ford F-150 custa a partir de R$ 480.000.

Porém fato é que, hoje no Brasil quem tem meio milhão de reais para gastar em uma picape grande a gasolina, não está muito preocupado se o modelo é R$ 50.000 mais barato e sim no que o veículo entrega e sua exclusividade.

Interior da Silverado tem acabamento luxuoso

Para o Brasil a Chevrolet escolheu trazer a Silverado apenas na versão High Country, configuração mais luxuosa e equipada da picape nos EUA. A cabine conta com acabamento premium, portas, bancos e painel são revestidos em couro nobre, há diversos apliques em madeira real e alumínio cromado.

Versão High Country, única disponível no Brasil, é a mais luxuosa da Silverado nos EUA

Lista de equipamentos da Silverado é exclusiva do Brasil

Nos EUA mesmo nesta versão a Silverado tem uma série de itens opcionais ou de personalização na cabine, porém para o Brasil a Chevrolet preparou um pacote exclusivo de equipamentos, com praticamente tudo o que há disponível no modelo na fábrica.

A lista de equipamentos de série na Silverado brasileira é extensa, digna de um sedan de luxo, há sistema de som Bose, ar condicionado digital dual zone com saída independente para o banco traseiro, volante com regulagem elétrica de altura e profundidade, aquecimento para os bancos dianteiros e volante, memória para os ajustes dos bancos, retrovisores, volante e espelhos, retrovisores de ampla visão bipartidos, sistema de câmeras 360 graus, retrovisor interno com câmera, estribos laterais auto retráteis e com três níveis de altura, teto solar elétrico, faróis full LED auto ajustáveis, rodas de liga leve aro 20 com acabamento especial cromado, pneus ALL Terrain, caçamba com tampa elétrica e tomada de 220 volts.

Há ainda sistema multimídia com tela gigante com 13,4 polegadas com sistema de inteligência Google Built-in – na qual é possível executar várias operações por comandos de voz conversando com o veículo, também é possível instalar a Alexa para automatizar o veículo, há ainda Wi-Fi interno, conexão do carro com a internet, painel digital customizável com 12.3 polegadas, carregamento de celulares por indução, head-up display colorido, bancos traseiros com assentos reclináveis e organizadores funcionais nos encostos.

Itens de segurança e condução semi-autonoma

A picape também faz bonito com relação a segurança, contando com piloto automático adaptativo ACC, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas tanto na dianteira quanto na traseira, alerta de pontos cegos e sensor de aproximação repentina, monitoramento de trafego cruzado na hora de dar marcha ré, assistente de permanência na faixa de rolagem, banco com alerta vibratório, controles automático para subidas e descidas, há ainda recursos interessantes como uma câmera na caçamba que permite acompanhar a carga durantes as viagens (foto abaixo).

Ou seja, a nova Chevrolet Silverado tem tudo que espera de um carro que custa mais de meio milhão. Além disso, durante a pré-venda a picape de série com capota marítima e um ano de Wi-Fi grátis (20GB mensais).

Tamanho é documento, Silverado é maior que as rivais

Perto da Chevrolet Silverado 2024 que mede quase 6 metros, modelos como a Toyota Hillux (5,26 m) e Chevrolet S10 ficam pequenas (5,36 m). A Silverado que vem ao Brasil mede exatamente 5,91 m de comprimento, por 2,06 m de largura e 1,94 m de altura, com distância entre eixos de 3,74 metros – somente entre as rodas da Silverado cabe praticamente um Renault Kwid inteiro (3,65 metros) estacionado.

Lembrando que a picape da Chevrolet tem o maior espaço interno da categoria, a distância entre eixos da Silverado é 7 cm maior que a RAM 1500 Rebel e a Ford F-150, ambas possuem 3,67 metros.

Maior caçamba da categoria

A caçamba da Silverado tem 1,781 litros é a maior entre este tipo de picape. Não custa lembrar que a diferença no tamanho para carga é grande, a RAM 1500 Rebel leva apenas 1,200 litros, enquanto a Ford F-150 1,370 litros.

Consumo de caminhão

Com essas dimensões quase dignas de um caminhão e um enorme V8 sobre o capô o peso da Silverado não é leve, supera os 2500 quilos e o consumo não poderia ser modico. Ainda mais se tratando de um carro com motorização a combustão tradicional a gasolina, sem tecnologia híbrida.

De acordo com o Inmetro, a Chevrolet Silverado faz 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada, vale lembra que o consumo de 6 km/l na cidade é até bom, já que o V8 da Chevrolet conta com sistema inteligente que desliga até 4 dos oito cilindros quando não é exigida toda a potência, como ao andar em baixas velocidades.

Silverado EV (elétrica) deve vir ao Brasil em 2025

Vale lembrar que nos EUA que em 2024 nos EUA a Silverado ganhará uma versão 100% elétrica, a previsão é de que a Silverado EV também venha ao Brasil, porém somente a partir de 2025, o preço, lógico será maior que o modelo a gasolina.

Motor V8 a gasolina sem potência confirmada

Para o Brasil a Silverado terá apenas a presença do EcoTec3 V8 5.3 litros, porém a potência exata deste bloco no país ainda é segredo, isso porque na homologação a nossa gasolina (que tem cerca de 27% de etanol) é possível que a potência final seja diferente da versão norte-americana, que tem exatos 355 hp (360 cv) para 51 nm (53 kgfm) de torque.

Versões V8 mais potente e V6 diesel nos EUA

Nos EUA a Silverado conta como opcional um V8 a gasolina mais potente, um 6.2 litros com 420 hp e 62.4 nm de torque, este motor assim como a versão diesel (3.0 Duramax de 281 hp também opcional por lá), não virá ao Brasil.

Porque não veio na versão diesel?

Todos sabemos que no Brasil, ao contrário dos EUA, a preferencia do consumidor é por picapes a diesel, porém, por aqui a Chevrolet nem que quisesse poderia vender a Silverado diesel.

O problema está na legislação atual, datada de 1976, que permite o uso de diesel em carros de passeio apenas para veículos utilitários com capacidade de carga de 1 tonelada em diante, o que não acontece com a Silverado, que nos EUA é homologada oficialmente com capacidade de apenas 650 kg.

Este mesmo problema também atinge a RAM 1500 e a Ford F-150, sem versões diesel no Brasil devido a restrição da lei. Lembrando que as RAM 2500 e 3500 por terem capacidade maior que 1000 kg de carga, podem usar motor diesel no país, assim como as demais picapes médias como S10, Hilux, Ranger e etc.

Lembrando que no caso dos SUVs no Brasil, por uma brecha na lei, são enquadrados como utilitários do tipo 4×4 “jipe”, portanto liberado do limite mínimo de carga.

Tração 4×4 inteligente

O V8 de 5,3 litros a gasolina da Silverado é combinado com um sistema inteligente de tração 4×4, na qual de modo eletrônico os 519 Nm de torque é distribuído entre as rodas de forma variada em tempo real, de acordo com a condição do terreno e o peso da carga.  É possível ainda configurar motor, câmbio e tração em três modos distintos: Off-Road, Normal e Esporte.

Capacidade de reboque e carga da Chevrolet Silverado

A capacidade de reboque da Silverado V8 é de 4;128 kg, a Chevrolet brasileira não informou a capacidade de carga na caçamba, porém de acordo com informações da Chevrolet norte-americana o modelo é homologado para levar apenas 1.440 libras, ou seja, 653 kg na caçamba, praticamente a mesma coisa acontece com as rivais, a RAM 1500 leva apenas 610 kg na caçamba, enquanto a Ford F-150 aguenta apenas 681 kg.

A baixa capacidade de carga na caçamba é reflexo do projeto deste tipo de picape, como são picapes grandes e por si só já bastante pesadas, o chassi já está sobrecarregado de fabrica (a Silverado pesa cerca de 700 kg a mais em relação a Chevrolet S10), outro fator é que nos EUA o consumidor se importa mais com a capacidade de reboque, do que com a capacidade de carga na caçamba.

Silverado está voltando ao Brasil

Vale lembrar que a Chevrolet Silverado foi lançada no Brasil em abril de 1997, ficando no mercado até o inicio dos anos 2000. O modelo vinha importado da Argentina e chegou com a missão de substituir a lendária Chevrolet D20, porém na pratica, o preço elevado e a presença da S10 (lançada em 1995) acabou fazendo com que as vendas fossem muito abaixo do esperado. Com isso a GM retirou a Silverado do mercado nacional menos de 3 anos após seu lançamento (leia mais ela aqui).

Pouca gente sabe mas a Silverado original nunca veio ao Brasil

Na pratica a Silverado original (norte americana) nunca chegou a ser vendida no Brasil, o modelo comercializado por aqui, produzido na Argentina, na verdade era a picape americana C-1500 reprojetada com modificações mecânicas e motores exclusivos para o Brasil, porém baseada na antiga família de picapes C/K lançada no final da década de 1980 nos EUA. O nome Silverado nesta época servia apenas para diferenciar a versão top de linha das picapes “C” e “K”, usado desde a década de 1970 nas caminhonetes GM, assim como é o High Country hoje.

Acima a Chevrolet C-1500 Silverado de 1992
Acima a primeira geração da Chevrolet Silverado, lançada nos EUA em 1998

Sendo que a primeira geração da Silverado de verdade só foi lançada nos Estados Unidos no final de 1998 e nunca chegou a vir ao país (foto acima). Atualmente a picape está em sua quarta geração, lançada nos EUA em 2019, atualizada em 2022, a expectativa é de a Silverado ganhe uma geração totalmente em 2024.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.