A Chevrolet acredita que os motores 100% elétricos são o futuro não apenas para carros de passeio mas também para as picapes grandes, a montadora acabou de revelar a inédita Silverado EV, uma versão 100% elétrica da Silverado. O modelo entrará em produção em série a partir de metade de 2023 e deve ser a primeira picape grande totalmente elétrica a estrear no mercado.
Índice desta matéria
Os dados anunciados da Silverado EV impressionam, a GM acredita que o modelo poderá ser capaz de rodar até 400 milhas com uma carga completa das baterias, algo em torno dos 650 km, além disso, a GM promete uma versão superpotente “RST” com 664 hp (673 cavalos) e mais de 105 kgfm de torque. Esta motorização promete tornar a Silverado um verdadeiro esportivo, tendo aceleração de 0 a 96 km/h em menos de 4.5 segundos.
Também chama a atenção as capacidades da Chevrolet Silverado EV, ela poderá levar em sua caçamba cerca de 600 kg e poderá puxar até 4.5 toneladas (a Chevrolet lançará uma versão própria para reboque com capacidade de puxar até 9 toneladas), além disso, como não há motor na dianteira (foto acima), o compartimento dianteiro onde normalmente ficaria o motor é um grande porta-malas, que aumenta consideravelmente a capacidade de carga da Silverado elétrica.
Desenvolvida totalmente do zero, a Silverado EV, além do nome não terá nenhum outro parentesco com a picape Silverado atualmente no mercado, que seguirá sendo produzida mesmo com a chegada do novo modelo elétrico, a Silverado EV, é feita sobre uma nova plataforma da GM chamada Ultium EV, desenvolvida exclusivamente para servir de base para SUVs e picapes elétricas (a GM está investindo US$ 2,2 bilhões nesta nova base e também na modernização da fábrica lá de Detroit para produzir utilitários 100% elétricos).
Segundo a fabricante a intenção é tornar a Silverado elétrica igualmente robusta como o modelo tradicional, que usa motor a gasolina ou diesel e tem chassi tradicional com longarinas.
Acima a versão WT da Silverado EV destinada ao trabalho, ela será a primeira a chegar ao mercado em 2023
Apesar de sua estreia nas lojas estar agendada apenas em 2023, a Chevrolet já adiantou que a Silverado EV terá inicialmente duas versões: “WT” – voltada ao trabalho com acabamento mais simples, menos equipada e com motor de 510 cv de potência, e a versão “RST”, que será mais equipada e também mais potente tendo potência de 663 hp (673 cv).
Um dos destaques da Silverado EV é o seu visual bastante futurista e esportivo, ela traz uma referência a Silverado tradicional, com os faróis divididos em quatro grupos distintos, algo comum hoje em dia porém presente desde as primeiras gerações da Chevy Silverado. Nas laterais o modelo tem formas aerodinâmicas e musculosas com caixas de rodas amplas, o tamanho das rodas na versão mais cara RST chama atenção elas aro 24 !.
Ao contrário da Silverado original, o modelo EV terá caçamba integrada com a carroceria devido ao tipo de chassi, por isso a caçamba será menor em relação as demais versões a combustão da Silverado, porém para aumentar a capacidade de carga na caçamba será possível abrir parede traseira da cabine, integrando o interior do carro com a caçamba, formando assim um piso plano, a tampa pode ser aberta de forma parcial ou total (foto abaixo).
Um detalhe interessante é que a versão WT, voltada ao trabalho, tem visual bastante simples, trazendo os tradicionais para-choques sem pintura, para-lamas também sem pintura e rodas de aço.
A Chevrolet ainda não divulgou as dimensões do modelo.
O interior da Silverado também agrada, o painel tem desenho moderno e minimalista, o acabamento aparenta ser de muito bom nível, a versão RST (fotos acima) chama atenção pelo seu interior, conta com apliques em couro branco no painel, além de detalhes em Black Piano, outro destaque da versão mais cara é a central multimídia que virá com uma tela gigante de 17 polegadas, ela é integrada ao painel de instrumentos que por sua vez tem tela configurável de 11 polegadas, além de head up display de 14 polegadas que projeta informações no para-brisa, enquanto a versão WT terá tela menor com 14 polegadas para a multimídia.
Ainda no interior destaque para a opção do teto panorâmico em vidro, e para os diversos espaços porta-objetos espalhados pela cabine, como por exemplo no assoalho e embaixo dos bancos, porém o grande destaque é a possibilidade de rebater os bancos traseiros e integrar a caçamba com o interior da Silverado EV, graças ao ampla distância entre eixos o espaço no banco traseiro é gigante (foto abaixo).
Outra atração da Silverado EV é seu sistema de recarga rápida DC (corrente direta), que suporte cargas de mais de 350 kW, este sistema de carga, segundo a GM, permitirá que em apenas 10 minutos plugada a Silverado EV já tenha carga para rodar por 100 milhas (160 km). A Silverado EV usará o mesmo tipo de baterias do GMC Hummer EV, um pack de 24 módulos com a tecnologia Ultium, desenvolvida pela própria GM, elas ficam localizados dentro da parte estrutural do chassi do veículo.
O comprador poderá ainda comprar um pacote de acessório PowerBase, que adiciona até 10 tomadas a picape, provendo um total de 10.2 kW para aplicações como trabalho, ou camping, ou até mesmo usar a picape como um gerador caseiro para alimentar a casa do dono, a Silverado EV poderá inclusive servir para recarregar outros veículos elétricos.
A tração 4×4 e4WD é baseada no funcionamento dos dois motores, um dianteiro e outro traseiro, cada motor é responsável por alimentar o eixo correspondente, além disso, o modelo mais caro RST poderá vir com eixo traseiro esterçante, ou seja, as rodas traseiras também viram no sentido contrário as rodas dianteiras (na hora de manobrar), ou no mesmo sentido das rodas dianteiras (em curvas velozes para melhorar o comportamento do carro).
Por fim, o modelo terá suspensão a ar adaptativa ajustável, que permite ao veículo ser levantado ou descido em até 50mm (5 cm).
De acordo com a Chevrolet a previsão é que a Silverado EV esteja nas lojas a partir do primeiro trimestre de 2023, inicialmente ela chegará apenas na versão WT já com o autonomia para 400 milhas (640 km), e somente no segundo semestre de 2023 é que chegará ao mercado a versão esportiva RST First Edition, também com capacidade de rodar 400 milhas com uma carga, porém com preço salgado de mais de US$ 105.000 quase (R$ 600.000).
Porém calma, os preços da Silverado EV não serão tão caros, pelo menos lá no mercado norte-americano, de acordo com a Chevrolet, a versão mais básica e com menor autonomia, partirá de US$ 39.900 dólares (R$ 219.000) na versão WT, quando estiver completa (o modelo terá mais versões, além da WT e RST), os preços ficarão entre US$ 50.000 até US$ 80.000 (R$ 281.000 a R$ 450.000).
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários