Alguns anos atrás modelo hibrídros eram conhecidos por serem carros pequenos que possuiam um interior apertado, que compravam que um carro híbrido teria de abrir mão do conforto e desempenho em favor da economia. Porém este tempo ficou no passado, hoje existem híbridos de varíos tipos desde esportivos até pick-ups de grandes dimensões como a recém lançado Silverado Hybrid da Chevrolet.
Os números da picape impressionam, a começar pelo motor um V8 de 6.0 litros de 332 cv de potência, para economizar combustível há um sistema que pode desligar automáticamento até 4 cilindros quando não há nescessidade de se usar toda a potência, este motor funciona em conjunto com outro propulsor elétrico alimentado por 300W de baterias de niquel.
A nova Silverado híbrida é cerca de 40% mais econômica, segundo a Chevrolet a média nos trechos urbanos fica em torno de 20 milhas por galão, na cidade, algo em torno de 8.5km/l por litro de combustível, na estrada a economia é ainda maior cerca de 22 milhas por galão, ou 9.35km/l por litro. No total a picape tem autonomia para rodar por até 800km.
As baterias que alimentam o motor elétrico ficam embaixo do banco traseiro.
O novo modelo mantém as mesma linhas da atual geração da pick-up Silverado convencional. e é oferecida em versão 4×2 e 4×4. Na versão mais potente a picape pode puxar até 2.700kg de carga.
Segundo a General Motors, a Chevrolet Silverado Hybrid, será vendido a partir de 38,995 dólares, podendo chegar aos US$ 42,145. No ano passado, o setor de transporte foi responsável por 34 % das emissões de C02, nos Estados Unidos, portanto o mercado de carros híbrídos, já é um nicho extremamente importante para as índrústrias automotivas, ao que tudo indica o setor deve ganhar ainda mais relevância nos próximos anos.
A Chevrolet Silverado Hybrid, não mais um carro híbrido, mas sim o lançamento de um trufo tecnológico. SUV´s e pick-ups está deixando de ser os grandes, rivais do meio-ambiente.