chevrolet spark euv
O Chevrolet Spark EUV foi apresentado oficialmente no Brasil, o SUV elétrico já aparece no site da marca, inclusive já há um formulário para interessados, ele virá em versão única a top de linha Activ. O Spark é produzido na China e terá uma configuração exclusiva para o mercado brasileiro, este será o elétrico mais barato da marca no Brasil, seu preço ainda não foi anunciado, mas acreditamos que custará em torno dos R$ 170 mil.
Índice desta matéria
O nome Spark não é uma novidade na linha Chevrolet, este era o nome de hatch compacto vendido globalmente, lançado no começo da década de 1990 e que ficou no mercado até 2022, inclusive o Spark original foi vendido aqui na América Latina, México, Estados Unidos e Coreia do Sul.
Porém o Novo Chevrolet Spark não é uma nova geração do modelo vendido anteriormente, apenas o nome é o mesmo. Este novo SUV trata-se do Baojun Yep Plus, produzido na China pela SAIC-GM-Wuling, esta versão da Chevrolet será um produto exclusivo para o mercado brasileiro, por enquanto não será vendido em outros países da América.
A ideia da GM é conseguir enfrentar os rivais chinesas BYD e GWM no Brasil usando a mesma carta deles, ou seja, oferecer um carro elétrico com preço baixo produzido na China.
O Spark EUV será apenas o primeiro de dois carros chineses elétricos que a Chevrolet venderá aqui no Brasil, o segundo modelo será um SUV no mesmo porte do Jeep Compass, o Wuling Starlight S.
Na China o Chevrolet Spark EUV tem duas versões de tamanho, uma super compacta 2 portas com cerca de 3,5 metros e outra maior com 4 portas 3,99 metros e 2,56 m de entre eixos, apenas esta segunda virá ao Brasil. Apesar de compacto o modelo é alto tem 1,72 m e a largura também é interessante 1,76 m, as rodas são em liga leve aro 16 calçadas por pneus 205/60 R16.
O Spark elétrico da Chevrolet tem um porte robusto, quase como um mini jipe, o que deve ser um dos seus diferenciais no mercado de elétricos. Só para termos uma ideia, suas dimensões são próximas as do Jeep Renegade.
Graças a construção moderna o seu peso é baixo para um veículo elétrico fica em 1325 kg, ele curiosamente é mais leve que o Renegade que tem 1400 kg.
A GM ainda não divulgou como será configuração do Spark EUV que virá para o Brasil, porém na China o modelo é ofertado com motor elétrico de 75 KW (100 cv) e 18 kgfm de torque, ele usa baterias de 41,9 kWh feita de fosfato e lítio. A autonomia anunciada na China impressiona fica em 401 km, porém no Brasil como os métodos de medição do Inmetro são mais rigorosos, podemos esperar algo em torno dos 300 km de autonomia oficial, mesmo assim não é uma marca ruim.
Sua velocidade máxima é de 150 km/h. Há quatro modos de condução: Economia+/Economia/Standard/Esporte.
O conjunto de suspensão segue o mesmo conceito do Tracker, na dianteira é do tipo independente McPherson, enquanto na traseira é semindependente com barra de torção e mola. Há freio a disco na quatro rodas, algo raro nos SUVs locais.
Assim como nos outros elétricos chineses a cabine do Chevrolet Spark EUV tem bom acabamento e é super bem equipada. O painel tem estilo minimalista e é todo revestido em material softouch com costuras aparentes, o acabamento é em dois tons, combina preto com creme, as portas também são forradas em material macio ao toque. Há ainda detalhes em alumínio.
O SUV elétrico da Chevrolet também deve chamar atenção pela farta lista de equipamentos e tecnologias disponíveis. No Brasil a GM fala oficialmente que: “Na região, o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada, numa combinação específica para atender as novas preferências do mercado local”. Ou seja, muito provavelmente ele deve vir apenas em sua configuração top de linha.
Na China o Spark EUV top de linha surpreende pela lista de equipamentos, já vem com bancos em couro, volante em couro, bancos elétricos para o motorista e passageiro, ar-condicionado automático digital, retrovisores elétricos com aquecimento e rebatimento automático, chave inteligente por aproximação e partida do motor por botão, painel digital de 8,8 polegadas, central multimídia com 10,1 polegadas, faróis Full LED com acendimento automático, porta traseira multifuncional com abertura lateral, além de monitoramento de pontos cegos, câmeras 540 graus e serviços remotos que permitem por exemplo ligar o motor através do smartphone.
Destaque ainda para o pacote ADAS completo do Spark EUV, na China ele vem com piloto automático adaptativo ACC, alerta de colisão e frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de colisão também traseiro, alerta e auxílio para manter o carro na estrada que funciona de 0 até 130 km/h, além de sistema de estacionamento automático Park Assist.
A GM ainda não revela o preço oficial do Spark EUV no Brasil, porém é certo que este será o carro elétrico mais barato da Chevrolet no Brasil. Na China a versão top de linha do Baojun Yep Plus parte de 103.800 RMB (algo em torno de R$ 81.900). Um valor muito interessante praticamente o mesmo pedido pelo BYD Dolphin (não o Mini).
Logo como o BYD Dolphin no Brasil parte de R$ 150.000 e vai até R$ 180 mil, podemos estimar que este será o Chevrolet Spark EUV no Brasil, custará em torno dos R$ 170.000.
E ai você acha que o Chevrolet Spark EUV vai vender bem no Brasil? Deixe a sua opinião.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.