A Nova Montana é de longe o lançamento mais importante da Chevrolet para 2023, porém, além da picape haverá outras novidades importantes da GM no Brasil, entre elas a nova Chevrolet Spin 2024. A minivan passará por mudanças em seu visual, porém não se trata de uma nova geração, a plataforma e carroceria irão permanecer as mesmas da Spin atual.
Acima o Chevrolet Orlando 2021, modelo chinês que era cotado para substituir a Spin no Brasil, mas o custo alto do projeto acabou inviabilizando a sua vinda
Como já adiantavamos no final de 2020, faz um bom tempo que a Chevrolet busca uma solução de futuro para a Spin.
A ideia inicial era desenvolver um novo modelo de sete lugares nacional, baseado no Chevrolet Orlando (foto acima) – crossover vendido na China, que compartilha a plataforma GEM, mesma do Tracker e do Onix.
Porém a GM acabou abandonando a ideia de um carro totamente novo, optando por fazer algo mais simples e barato, promover uma reestilizaçao na Spin atual.
Como mostra o flagra acima feito por Daniel Pilavjian e publicado pela revista Quatro Rodas, a Chevrolet Spin 2024 já está rodando em testes no Brasil e terá apenas mudanças na dianteira e traseira.
Este facelift apenas superficial tem seu lado positivo, caso a Chevrolet tivesse optado por lançar uma Spin totalmente nova nos moldes do Orlando vendido na China, certamente seu preço aumentaria bastante, possivelmente ficaria acima dos R$ 150.000.
O fato da GM optar por uma solução mais simples, mantendo a plataforma GSV da Spin que é a mesma desde 2012, deve segurar o preço da minivan no patamar atual (R$ 105.000 até R$ 131.000), lembrando que a Spin é o carro de 7 lugares mais barato do mercado brasileiro.
Acima e abaixo uma projeção do designer Kleber Silva da Nova Spin feito utilizando como inspiração a Nova Montana, apresentada essa semana projeção K-Design AG/via Instagram
Índice desta matéria
A principal mudança visual estará na dianteira da Spin 2024, que promete ser toda redesenhada, ganhará contornos modernos e um padrão de design alinhado aos lançamentos recentes da Chevrolet, como a Nova Montana e o recém lançado Chevrolet Trax, apresentado nos EUA.
Na traseira, como é possível notar no modelo flagrado, as mudanças na Chevrolet Spin 2024 serão menores, se resumindo a novas lentes nas lanternas e retoques no para-choque.
Além de mais moderna, a Spin 2024 também será mais equipada. A minivan receberá uma série de novos itens sobretudo em relação a segurança, como airbags laterais e do tipo cortina – inexistentes no modelo atual, além de uma central multimídia com tela maior e um novo painel de instrumentos.
O acabamento promete subir de nível, ganhando materiais de qualidade superior a Spin atualmente nas lojas.
Esperamos que o painel mude apenas parcialmente, a nova central multimídia terá uma moldura mais envolvente integrada com o painel de instrumentos, além de ficar em uma posição mais elevada, as saídas de ar centrais do painel devem ficar em uma posição mais baixa.
Acima a Chevrolet Spin 2023 na configuração Premier
Em termos de motores não são esperadas novidades, a minivan continuará a ser equipada com o atual e já veterano bloco 1.8L aspirado, flex, capaz de desenvolver modestos 111 CV de potência e 17.7 kgfm de torque. Como não trocará de plataforma, será enviável para a GM colocar motores turbo na Spin.
A oferta de transmissão também promete permanecer a mesma, reunindo caixas de câmbio manual ou automática, ambas de seis velocidades.
Nesse ano a Chevrolet Spin completou 10 anos de mercado, a minivan que é exclusiva do Brasil praticamente não tem adversários atualmente, já que o seu principal concorrente o Fiat Doblo, foi aposentando no último ano.
Porém em 2023 surgira um possível novo adversário, o C3 Plus (foto abaixo), SUV compacto que a Citroen está desenvolvendo para a fábrica de Porto Real no Rio de Janeiro, que assim como a Spin, contará com versão de sete lugares e terá possivelmente preço abaixo dos R$ 150.000.
No nosso mercado outra minivan de 7 lugares disponível e a Kia Carnival, porém trata-se de um modelo muito maior e de alto luxo, com preço na casa dos R$ 500.000.
Acima um flagra do futuro C3 Plus 2024, chega ao Brasil no próximo ano com versão de sete lugares e faixa de preço próximo ao da Spin / Foto Motorbeam
Atualmente a Spin é oferecida no mercado em cinco versões, começando pela LS (R$ 100.540 na versão manual ou R$ 106.590 com câmbio automático), LT (R$ 107.090 manual ou R$ 113.260 com câmbio automático e sete lugares), LTZ 5 lugares (R$ 114.750) e Premier 7 lugares (R$ 128.860), além da versão Active com 5 lugares R$ 126.560 ou 7 lugares por R$ 131.490.
Com exceção da aventureira Activ todas as outras versões deverão permanecer na linha 2024 da Spin.
A expectativa é de que a Nova Chevrolet Spin seja lançada no segundo semestre de 2023, na chegada do modelo 2024. Como a Spin atual, a produção continuará na planta de São Caetano (SP).
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.