Agora no mês de junho de 2024 chega as lojas a nova Chevrolet Trailblazer 2025. O SUV de 7 lugares recebeu as mesmas mudanças da nova S10 2025, ou seja, mudou a dianteira, o interior, a parte mecânica e ganhou novos equipamentos, porém a plataforma seguiu a mesma da Trailblazer lançada no Brasil em 2012, o que pode ser um problema principalmente pelos rivais que têm projetos bem mais modernos. A Chevrolet Trailblazer 2025 será vendida em versão única, High Country, sempre com motor diesel, tração 4×4 e sete lugares, o preço não mudou, porém a Trailblazer já não custa barato, sai por R$ 368.550.
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O estilo da Chevrolet Trailblazer 2025 melhorou bastante, apesar das mudanças terem se concentrado apenas na dianteira – que ganhou um novo conjunto de faróis, grade, para-choque, capô e para-lamas, tudo inspirado na Chevorlet Colorado norte americana. Esta atualização fez muito bem para a Trailblazer brasileira, o SUV ficou mais bonito, moderno e imponente. Os faróis agora são full LED e os cromados na dianteira lembram os SUVs norte-americanos, como a famosa Chevy Suburban (versão SUV da Silverado).
Nas laterais não houve mudanças, a não ser as novas rodas aro 18. Porém a grande decepção está na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo formato, têm apenas uma nova disposição de luzes em LED e novas lentes escurecidas. Aliás, bem que a Chevrolet poderia ter inventado algo novo aqui, já que ao contrário da dianteira, que foi reformulada em 2017, o desenho da traseira da Trailblazer é o mesmo desde 2012, inclusive a tampa do porta-malas e o para-choque são exatamente os mesmos há 12 anos.
Por dentro o painel é novo e tem o mesmo desenho da Chevrolet S10 2025, a cabine foi parcialmente renovada mas o painel é 100% novo, tem desenho mais bonito, premium e moderno, além de vir agora com quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e uma nova central multimídia MyLink de 11 polegadas e novas funcionalidades, o acabamento também subiu de nível, há agora partes revestidas em material softouch na cor marrom, porém não é couro e sim uma espécie de material sintético macio ao toque com costuras brancas aparentes. O volante também é novo, tem desenho similar ao da picape Silverado.
Ainda como novidade os bancos dianteiros – sim apenas os dianteiros, são novos e prometem maior conforto em viagens longas graças a novas espumas com diferentes densidades no assento e nos encostos. As forrações dos bancos também são inéditas, combinam couro sintético marrom e preto, a Chevrolet também retrabalhou o isolamento da cabine para aumentar o silêncio a bordo.
Porém as forrações das portas, infelizmente, não mudaram, seguem as mesmas lá da Trailblazer de 2012. O que é bem chato, afinal estamos falando de um carro que custa quase R$ 370 mil e tem plástico duro nas portas.
O Trailblazer mede bons 4.88 metros de comprimento e tem distância entre eixos de 2.84 metros, com 1.83 m de altura e 1.90 m de largura. Vale a pena comentar do bom espaço no porta malas com 1.043 litros com os bancos traseiros dobrados, já com 5 pessoas a bordo o espaço para cargas é de 554 litros, enquanto com sete pessoas cai para apenas 205 litros. Lembrando que a Trailblazer é maior e oferece maior espaço interno do que a rival Toyota SW4.
Outro ponto positivo é que a Trailblazer no Brasil tem apenas uma versão única de acabamento, a High Country, já com sete lugares, enquanto a Toyota SW4 só tem sete lugares em suas versões mais caras, que partem de R$ 386.280, ou seja, R$ 17.330 mais caro que o SUV da Chevrolet.
Além do painel digital de 8 polegadas que é configurável tem diferentes tipos de layout e do sistema multimídia MyLink de 11 polegadas com internet 4G a bordo, que apresenta ‘funções remotas através do aplicativo myChevrolet – permitindo agora ligar o carro a distância e rastrear o veículo pelo celular, a Trailblazer 2025 também recebeu novos equipamentos como carregador por indução para smartphones, novas portas USB do tipo A e tipo C, uma nova câmera de ré de alta resolução, partida do motor por botão com chave inteligente com travamento e abertura das portas por aproximação, além de farol alto com ajuste automático que não ofusca os outros motoristas, sensor de chuva e de acendimento dos faróis e uma nova direção elétrica com assistência progressiva que promete mais leveza nas manobras.
Lembrando que ainda em termos de equipamentos a Trailblazer vem com ar-condicionado digital automático com saída traseira no teto e banco do motorista com ajuste elétricos.
Com relação ao recursos de segurança a Trailblazer 2025 ganhou alerta de pontos cegos e alerta de trafego cruzado traseiro, que se somam com os já existentes frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, alerta de baixa pressão dos pneus e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Um dos pontos mais legais desta atualização na Chevrolet Trailblazer está na parte mecânica, a Chevrolet fez diversas melhorias no motor 2.8 turbo diesel, quatro cilindros, Duramax, agora ele entrega 207 cv de potência para 52 kgfm de torque, além da maior potência e melhor desempenho, foram realizadas uma série de melhoras na central eletrônica do motor para obter uma maior economia de combustível e reduzir o nível de emissão.
Não podemos esquecer do novo câmbio automático de oito marchas presente na Trailblazer 2025, que substitui a antiga caixa de câmbio de seis marchas. Lembrando que a tração da Trailblazer é 4×4.
Com esse novo conjunto mecânico a Trailblazer ficou mais veloz e econômica. A aceleração de 0 a 100 km/h fica agora em 9,5 segundos (quase 1 segundo mais rápida), enquanto o consumo agora é de 9,2 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, uma melhoria de 12% em relação ao motor e câmbio antigos.
Uma das criticas de donos da Trailblazer era com relação a dureza da sua suspensão, porém a Chevrolet afirma que resolveu este problema no modelo 2025 que ganhou um conjunto de novos amortecedores hidráulicos e uma nova geometria para todo o conjunto de molas, além disso, as bitolas dos eixos foram alargadas e o SUV da Chevrolet passa de fábrica com novos pneus.
Lembrando que apesar de compartilhar o mesmo chassi da picape S10, o conjunto de suspensão da Trailblazer é exclusivo, enquanto a picape usa na traseira feixe de molas, o SUV tem um conjunto do tipo multilink com molas e amortecedores que além de melhor conforto, também contribuem para um melhor comportamento em curvas.
Infelizmente apesar das evoluções, a Trailblazer ainda fica devendo com relação a itens de conforto, principalmente pelo preço que custa, por exemplo, o freio de estacionamento é tradicional ao invés de elétrico por botão, só há ajuste elétrico para o banco do motorista e a tampa do porta malas, que é bastante pesada, merecia um sistema de abertura e fechamento elétrico, assim já acontece em SUVs mais baratos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass.
Outro falha está na lista de recursos de segurança, apesar de ter ganho novos itens, o Trailblazer ainda é menos equipada que os concorrentes, não há itens como piloto automático adaptativo ACC ou câmeras 360 graus, boa parte destes itens já existem nos rivais Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport, que são mais caros é verdade, porém quando falamos de SUVs que custam o valor de apartamento, certamente R$ 20 mil a mais no preço não será motivo para fazer o consumidor mudar de ideia na hora da compra, a ponto de abrir mão de alguns itens.
Enquanto a Trailblazer parte de R$ 368.550 o Mitsubishi Pajero Sport intermediário HPE-S parte de R$ 369.990 e o Toyota SW4 SRX Platinum de cinco lugares parte de R$ 379.990, ambos já vêm com recursos como piloto automático ACC e bancos do passageiro elétrico.
É difícil, a Chevrolet espera que estas mudanças sejam suficientes para que o SUV ganhe um novo fôlego e aumente suas vendas. Acreditamos que esta será uma missão bastante difícil. Atualmente, a Trailblazer perde feio para os rivais, de janeiro até abril foram apenas 428 unidades vendidas, sendo que o Mitsubishi Pajero Sport emplacou 637 unidades e a Toyota SW4 vendeu 5.115 unidades, de acordo com dados da Fenabrave.
Maiores informações em: Chevrolet.com.br
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