A Chevrolet Zafira foi lançada no Brasil em maio de 2001, o modelo tem como grande atrativo o espaço interno para até 7 pessoas, ela foi um dos carros que deu início ao conceito de minivans no país, tendo como principais concorrentes a Citroën Picasso, e a Renault Scenic, porém ambas são menores e levam apenas 5 ocupantes.
Outro ponto alto da Zafira é a flexibilidade de seu interior, a terceira fila de bancos pode ser dobrada e encaixada no assoalho, o espaço do porta-malas pode variar de 150 até 1.700 litros, já que os bancos intermediários também podem ser rebatidos.
De 2001 até 2005, a Chevrolet Zafira, foi oferecida em duas versões, (Zafira 2.0), equipada com motor 2.0 de 8 válvulas, e Zafira CD, esta trazia o mesmo motor 2.0, só que com 16 válvulas que desenvolvia 136cv de potência, enquanto o bloco 8v entregava116 cv.
O consumo da Zafira principalmente na versão 2.0 16v é um dos poucos pontos fracos do modelo, ele faz cerca de 7 km/l na cidade e 11km/l em trechos de estrada, tendo consumo médio de 10.2km/l, a versão 8v tem dados nesta mesma faixa, tendo marcas em torno de 8km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Na versão de entrada a Zafira trazia um conjunto de equipamentos razoável para um carro deste porte, de série ela contava com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme e rodas de liga-leve, já o pacote de equipamentos opcionais incluía desde teto solar elétrico e computador de bordo, até air-bag duplo e freio a disco nas quatro rodas com ABS, sem esquecer do câmbio automático de quatro marchas, presente em algumas versões e bem valorizado pelas revendas.
Em 2005 a Zafira passa por uma leva reestilização, ganhando mudanças principalmente na parte frontal, que recebeu uma nova grade e para-choque, porém internamente a Zafira continuou a mesma.
Outra novidade que chegou em 2005, foi o motor flex, apenas na configuração 2.0 8v, enquanto o motor anterior tinha 116 cv, o 2.0 8v flex passou a entregar 121 cv com gasolina e 127 cv com álcool. A Zafira 2.0 8v fazia com etanol 6.5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, já com gasolina as médias são de 8km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Neste mesmo ano a Zafira passa a ser oferecida em três versões de acabamento, Confort, (versão de entrada), Zafira Elegance (intermediária) e Zafira Elite (versão top de linha).
No final de 2005, a Chevrolet deixa de produzir o motor 2.0 16v a gasolina. Já em 2007 foi lançada uma nova versão de entrada chamada Expression.
Em abril de 2009, a Zafira assim como a linha Astra e Vectra, passa a contar com o novo motor 2.0 Flexpower que agora retrabalhado rende 140cv com álcool e 133 cv com gasolina.
No final de 2012 a Chevrolet deixou de produzir a Zafira no Brasil, para marcar o final da produção foi feita uma edição limitada chamada Collection, limitada a 500 unidades, ela contava com pintura exclusiva cinza Rusk, além de uma lista de equipamentos completa.
De 2001 a 2012 foram produzidas mais de 100.000 unidades da Zafira no Brasil, o modelo foi substituído pela Chevrolet Spin.
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Ver comentários
Minha mãe tem uma Zafira preta lindo carro.
Designer mais bonito que a Spin.
Uma pena ela não ser Flex...mas mesmo assim vale a pena, e pra quem quer.vender, fácil encontrar comprador. Infelizmente foi quebrado a peça que fica ao lado do banco do meio da zafira,(lado direito ) aquele que faz o banco deslizar pra frente e pra trás.
Já procuramos em todas as autorizadas e até na fábrica, não conseguimos achar, uma vez que ela já saiu de linha.
Até em ferro velho Tbem, mas nos disseram que Zafira não dá PT.
Quem souber onde comprar ,por favor nos indique.
Comprei uma zafira comfort 2009 preta mecânica á uma semana com 72 mil rodados ainda com plástico no assoalho to gostando muito do comforto o estado dela é de carro 0 óleo 5w30 e aditivo no reservatório manterei esse cuidado e mas pois só uso gasolina aditivada vou manter ela comigo por muito tempo se Deus permitir...alguma dica para mim moro no espírito santo TKS
Estou namorando uma ano 2004 mais é 16v, estou com um certo receio, será que vale a pena?
Olá Maurício
Então depende muito do estado de conservação do carro e do cuidado do antigo dono, quilometragem real e etc. Este motor da 2.0 da Zafira é um bom motor, tem manutenção relativamente simples, também é fácil achar peças, porém principalmente no caso dos 16v, é comum problemas relacionados a falta de lubrificação correta, se o motor já foi aberto, se já foi retificado, enfim há muito detalhes a se observar na hora da compra, ainda mais porque infelizmente grande parte das Zafiras hoje em dia no mercado, eram usadas para trabalho, ou seja tem quilometragem muito alta e a maioria roda com kit GNV, ou seja, motores que já foram exigidos muito.
Um detalhe na hora da compra é que não se baseia sua escolha apenas pela quilometragem, infelizmente como a maioria das Zafiras eram usadas para trabalho, muitos donos alteraram a quilometragem na hora de revender.
Abraço
concordo pra krl
Com os comentários anteriores, vou pegar uma. Estava em dúvida, mas pesquisei muito e vou comprar uma Zafira 2001 preta. Obrigado pessoal dos comentários pelas dicas.
Excelente carro! tenho uma Zafira Comfort 2.0 8v 2009, na minha opinião é o melhor custo benefício pra mim que preciso de espaço. Em comparação com outros carros na categoria, o consumo de combustível tem pouca diferença entre Spacefox, Dobló, Palio Weekend, e a manutenção é barata, lógico que mantendo o carro em dia. Estou com ela a 4 anos, fiz vários comparativos, ainda prefiro ficar com a Zafira. Os dois últimos bancos se retraem sem precisar desparafusar deixando um ótimo espaço. Único ponto negativo é quando ocupa os sete assentos em uma viagem e temos que usar um bag adicional no teto do carro, mas o conforto e segurança que o motorzão oferece compensa. Pena que a Spin não saiu tão bonita quanto a Zafira e os dois últimos bancos não sejam individuais, o que é uma grande vantagem na Zafira.
outra Dúvida, óbvio que quanto mais novo no ano mais caro fica, minha dúvida é sobre as versões que o zafira teve, então seria assim, o 2005 teve algumas mudanças em relação aos anteriores e em 2009 outra mudança, como vou pegar usado vou correr atrás do carro está em bom estado de um modo geral, porém tenho a dúvida sobre a questão dessas mudanças que teve nos anos citados, tipo, vale a pena pagar mais caro num 2005 ao invés de um 2004 no mesmo estado de conservação unicamente pela mudança que ele teve? e para o 2008 e o 2009? tb vale a pena, digamos que ambos estejam em perfeitos estados apenas com a diferença na fipe por conta do ano, mas o 2009 teve umas mudanças, valeria a pena pagar mais caro no 2009 por isso? pois hoje se eu fosse escolher novamente um Palio, daria prioridade ao motor fire em relação ao fiasa justamente por ele ser mais otimizado e ter pouca difença no preço, já sobre as mudanças do Zafira não tenho conhecimento do Custo x benefícios dela pensando numa forma mais na prática do que na teoria.
Paulo
Em parte vale sim, por exemplo, vale a pena você investir um pouco mais no modelo 2005 em diante, já que a Zafira 2005 traz a dianteira com visual atualizado, visual que permaneceu até o final da vida do carro no Brasil em 2012, outro motivo a ser considerado é a mecânica mais atual já com o motor flex, que além da opção de rodar com álcool também é mais econômico e potente tem 126 cv contra 116 cv do motor 2.0 8v a gasolina de 2004.
Já com relação ao 2008 e 2009 a diferença está exclusivamente debaixo do capô, o modelo de 2009 traz um novo e mais potente motor 2.0 que desenvolve 133 cv com gasolina e 140 cv com etanol, um motor que traz algumas evoluções principalmente em termos de diminuição de emissão e consumo, ou seja, você terá mais potência com consumo menor. Enquanto por fora a no interior não há grandes evoluções.
Na pratica a diferença de preços entre os modelos citados é de cerca de R$ 1.500. Exemplo uma Zafira Comfort 2.0 8v 2009 sai por R$ 28.097, enquanto este mesmo modelo ano 2010 com motor 2.0 de 140 cv tem preço tabelado de R$ 29.800, de acordo com a tabela FIPE, ou seja, se puder vale sim investir em um modelo atualizado.
abraço
Galera, qual da menos problema e manutenção mais barato? 8v 16v, manual ou automático, prós e contras. to saindo de um Palio Young 1.0 pra ela. só falta decidir esses ponto para tentar pegar o melhor Custo x Beneficio.
Paulo
Em termos de manutenção de preferência para o motor 8v, e o câmbio mecânico, este conjunto possui manutenção mais simples e pesa menos no bolso. No caso da 16v é necessário um cuidado maior com as revisões e principalmente com as trocas de óleo, tanto é que este motor deixou de ser oferecido em 2005. Já com relação ao câmbio o problema é o custo de reparo caso apareça algum problema.
abraço
Obrigado pela ajuda.
olá, comprei uma Zafira 2002, motor novo feito de cima a baixo, muito conforto pra familia, porem tenho achado o consumo muito alto. Mediade 6 km/l cidade e 8km/l estrada.... E normal esse consumo ou sera que tem algo de errado.
é isso mesmo, ainda mais se for a 16v
A minha e uma zafira 2001. uma delicia de viaja com ela moro no nordeste já viajo atempo. e verdade realmente nao entendo porque a chevrolet deixou de fabrica um carro tao ótimo de motor e de chapa gostei muito da vpu passar bastante tempo com a minha. tem os cara querendo comprar mas vendo valeu parabem pra quem tem uma zafira
Amo minha zafira conforto 2006 azul! Economia de combustível muito espaço e conforto ! Nota 1.000