Este é outro lançamento da Citroën apresentado agora no Salão de Pequim 2016 que será exclusivo para o mercado chinês, trata-se de um modelo inédito da linha de luxo DS da Citroën, batizado de DS 4S, é um hatch médio de luxo, que ficará no lugar do ruim de mercado DS4 e abaixo do DS5, ele conta com uma plataforma exclusiva, e interior na versão top com qualidades para encarar modelos premiums como BMW Série 1, Audi A3 e Mercedes Classe A.
O estilo do DS 4S mescla elementos já visto no restante da divisão DS, como a chamativa grade cromada, o para-choque com tomadas de ar nas laterais, destaque ainda para os chamativos faróis com uma porção de LEDs para ninguém botar defeito – tanto os faróis principais, quanto as luzes diurnas são em LEDs, conjunto que de tanta informação visual ficou um tanto poluído, mas deve agradar ao gosto do publico chinês, pelo menos é o que a DS espera.
Nas laterais o DS 4S conta com apliques cromados na parte inferior das portas, e linha de cintura elevada, com um vinco bastante acentuado acima das maçanetas, para passar um porte mais encorpado ao hatch.
Já na traseira o DS 4S mostra um conjunto bem mais harmonioso e limpo do que na dianteira, com lanternas grandes e com um interessante efeito 3D, claro também com LEDs, enquanto o para-choque ostenta um perfil parrudo e com escapamento duplo com ponteiras retangulares.
O DS 4S mede 4.45 m de comprimento, 1.84 m de largura e 1.51 m de altura, sua distância entre os eixos impressiona pelo tamanho com 2.71 metros, é maior do que um sedan como Toyota Corolla por exemplo que tem 2.70 metros de entre-eixos, essas medidas amplas do novo hatch da DS é graça a sua plataforma alongada, batizada de PF2, é uma variante estendida da base usada pela PSA (Peugeot/Citroën) na Europa, é a mesma usada na China pelo DS 5LS sedan.
O interior é a grade atração do DS 4S, o acabamento impressiona pela qualidade, há couro vermelho por quase toda parte, incluindo painel, console e volante, além de alumínio escovado, destaque para os sofisticados bancos. De acordo com a DS, cada interior e suas forrações em couro são feitos a mão, e demora cerca de 8 horas para ser terminado.
A versão top traz itens como bancos elétricos com aquecimento, partida por botão, freio de estacionamento eletrônico, teto solar elétrico, ar-condicionado com saída individual para o banco traseiro, enquanto a versão de entrada será bem mais simples, sem tanto couro, além de contar com partida tradicional e freio de mão por alavanca.
Por fim em termos de mecânica o DS 4S virá com uma farta lista de opções de motores, partindo do 1.2, três cilindros turbo PureTECH com 135 cv e 23 kgfm de torque, já a opção intermediária será o conhecido 1.6 THP turbo de 167 cv e 24 kgfm de torque, enquanto a versão mais cara oferecerá um 1.8 THP turbo com bons 203 cv de força e 28 kgfm de torque. Todas as configurações virão com transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira.
A casa do DS 4S será a fábrica em Shenzen, na China, onde já são montados outros modelos da linha DS, como o DS5, DS 5LS, DS 6 SUV.
Acima o diferente painel de instrumentos do DS 4S com mostradores digitais
Por enquanto não há planos da DS de vender o 4S fora da China.