Citroën apresenta o conceito Cactus, com sistema híbrido a ar

A Citroën levará para o Salão de Frankfurt, que começa no próximo dia 15 de setembro, o conceito Cactus, um ousado e versátil crossover com motorização híbrida, porém sem baterias e alimentado a ar, além disso, segundo a marca francesa o visual do Cactus servirá de base para o que será visto nas novas gerações dos modelos C3 e C4, ou ainda pode dar origem há um inédito SUV da marca. Confira…

Tendo 4.21 metros de comprimento, por 1.75 m de largura e 1.53 m de altura, o Citroën Cactus, é uma espécie de SUV urbano, ele tem 21 cm de vão livre em relação ao solo. O conceito mescla estilo, robustez e versatilidade, este modelo conceitual da marca francesa apresenta uma série de inovações nunca vistas, como por exemplo, os painéis nas laterais e nos para-choques, chamados de “Airbumps”, algo como para-choques de ar, eles possuem pequenas bolsas ou cápsulas de ar, que foram projetadas para absorver pequenos impactos, e resistem também a arranhões, preservando a carroceria do Cactus.

Visualmente o Cactus Concept da Citroën traz um estilo bastante arrojado e moderno, de acordo com a própria fabricante, o modelo apresenta a nova proposta de estilo que será adotada pela linha “C” da marca, como nos modelos C3, C4, o grande destaque é a dianteira que apresenta um conjunto de faróis bastante interessante, na parte superior há um pequeno faról com desenho fino e arrojado, com LEDs, e na parte de baixo dentro da falsa entrada de ar, há uma malha também com LEDs, que passa um efeito 3D, completando o conjunto de iluminação do conceito.

Ainda falando no visual, a coluna traseira apresenta uma proposta de estilo diferenciada, com uma falsa coluna, há coluna de verdade fica camuflada por uma peça plástica, note que não há coluna central, até mesmo na traseira o vidro pode ser baixado, o que aumenta a sensação de liberdade. E continuando esse conceito de liberdade, o teto é quase que totalmente de vidro.

Passando para o lado de dentro, o Citroën Cactus Concept, traz um estilo minimalista e limpo, com detalhes inspirados nos modelos aventureiros antigos, o banco dianteiro é inteiriço, os revestimentos são em dois tons. O painel praticamente não tem desenho nenhum, nada de botões ou comandos, tudo é controlado através do sistema multi-mídia por uma tela touch de 8 polegadas ao centro do painel, não há nem mesmo alavanca de câmbio, o controle de partida e ponto morto é feito por botões. Ao invés de mostradores há apenas uma tela acima do volante de 7 polegadas. O volante em sua parte inferior e superior é reto, destaque também para os materiais usados nos revestimentos, com muito tecido e couro.

Deixamos o melhor para o final, o Cactus Concept da Citroën inaugura um inédito sistema híbrido, batizado pela marca de Hybrid Air, um sistema híbrido que não é alimentado a baterias. A Citroën diz apenas que o carro utiliza gasolina e ar-comprimido. Este novo sistema segundo a PSA (grupo Peugeot e Citroën) é mais econômico e barato que os sistemas híbridos tradicionais (composto por um motor a combustão e outro elétrico), eles esperam passar a utilizar esta tecnologia em série nos seus carros a partir de 2016.

O sistema Hybrid Air da Citroën funciona da seguinte maneira, o carro, no caso o Cactus Concept, conta com um motor a combustão normal, um 3 cilindros a gasolina, acoplado com um câmbio automático continuamente variável (CVT), e entre o câmbio e o motor está um motor hidráulico, isso mesmo um motor hidráulico que é alimentado através de uma bomba por nitrogênio comprimido, há dois tanques de nitrogênio comprimido, um fica sob o assoalho, e o outro tanque fica na parte traseira do carro, este segundo tanque armazena nitrogênio em baixa pressão. De acordo com a marca ele esse sistema é mais leve e ocupa menos espaço do que as baterias de um sistema híbrido elétrico, comum.

De acordo com a Citroën o Cactus tem um consumo de 33.3 km/l, algo em torno de 3 litros de gasolina para rodar 100 km. A montadora afirma ainda que rodando na cidade, onde o carro é mais econômico, ele chega a ser 45% mais econômico, do que um carro comum.

Por enquanto não há planos da Citroën lançar uma versão de produção do Cactus, mas rumores apontam que o modelo pode servir de base para um inédito SUV, mas não há nada confirmado, De certo apenas que o sistema híbrido a ar apresentado no carro além de seus traços de design deve em breve estar nas ruas em outros modelos da marca francesa.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.