Nos últimos anos o mercado indiano se tornou uma previa para os lançamentos da Citroën no Brasil, é de lá que partem as novidades que em breve estarão rodando aqui nas ruas brasileiras, uma dessas novidades é o inédito Citroën Basalt. Apresentado oficialmente nessa última semana na Índia o carro que também será produzido aqui no Brasil chama atenção pelo seu estilo da carroceria, que é um misto de sedan com SUV. No Brasil o lançamento vai ocorrer ainda em 2024, provavelmente entre setembro ou outubro.
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Dimensões Citroën Basalt 2025
O Citroën Basalt 2025 é irmão de plataforma do C3 (lançado no Brasil em 2022) e do C3 AirCross (que chegou por aqui no último ano), este é o terceiro produto da nova família Citroën destinada exclusivamente aos países emergentes como Índia e Brasil, todos feitos sobre a plataforma CMP.
O carro tem boas dimensões para a categoria, mede 4.35 metros de comprimento por 1.76 m de largura e 1.59 m de altura, a distância entre-eixos é de 2.67 metros, a mesma do seu irmão C3 Aircross, por aqui o Basalt chegará para desafiar carros como o VW Nivus e o Fiat Fastback, porém tendo um preço mais amigável.
Comparado diretamente com os rivais, em relação ao Volkswagen Nivus o Citroën Basalt é 4 cm maior no comprimento, 2 cm maior na distância entre eixos e 1 cm maior na largura, enquanto em relação ao Fiat Fastback, o novo SUV coupé da Citroën é 8 cm menor no comprimento total porém tem uma enorme vantagem na distância entre eixos, sendo nada menos do que 14 cm maior. Esta vantagem nas medidas do Basalt é refletida principalmente no espaço interno no banco traseiro (principalmente em relação ao rival Fiat).
Com relação ao porta malas o Citroën Basalt tem 430 litros, supera o VW Nivus que tem 415 litros, porém perde feio para o Fiat Fastback que esnoba com seu enorme porta malas de 600 litros.
Foto passionnement.citroen.com
Design Novo Citroen Basalt
Para desafiar os rivais o Basalt aposta em atributos com um bom conjunto de equipamentos e o preço, porém sua principal arma deve ser mesmo o visual diferenciado, o carro tem linhas modernas que certamente vão chamar atenção nas ruas, embora à primeira vista sua carroceria possa parecer pouca harmônica para alguns.
A dianteira ostenta o novo padrão visual da Citroën, presente tanto em seus carros vendidos na Europa quanto aqui no Brasil, o estilo é marcado pelo capo alto e volumoso e pelo conjunto ótico divido em dois segmentos distintos, uma parte mais fina com as luzes de posição em LED e o farol principal logo abaixo, na parte inferior do para-choque há ainda os faróis de neblina.
O conjunto frontal do Basalt é exatamente o mesmo do C3 Aicross, porém, aqui há uma importante diferença, o Basalt terá faróis mais eficientes do tipo Full LED com projetor, enquanto o Aicross infelizmente insiste nos já ultrapassados faróis halógenos.
De perfil assim como o irmão SUV C3 AirCross, ele tem um porte imponente, devido a detalhes com as caixas de rodas grandes que se projetam para fora da carroceria e os vincos marcantes nas laterais, o SUV coupé tem um porte musculoso. O teto baixo e com caimento que se prolonga até o final da traseira garantem um ar esportivo e diferente ao Basalt, ele é um misto de SUV, com hatchback e sedan.
As versões mais caras possivelmente vão vir no Brasil com rodas aro 17, porém as opções mais baratas terão rodas em aço com calotas, como mostram alguns flagras do modelo aqui no país.
Qual será o motor do Citroën Basalt no Brasil?
Sob o capo a expectativa é de que o Basalt 2025 conte no Brasil com o conhecido motor 1.0L turbo três cilindros, firefly, flex que rende até 130 cv de potência. Esse bloco 1.0 turbo vai atuar pareado com uma caixa automática do tipo CVT, que projeta sete marchas. Ou seja a ideia é oferecer um bom consumo de combustível com uma potência razoável para o porte do carro. Não custa lembrar que este é exatamente o mesmo conjunto motriz presente em outros carros do grupo Stellantis, como Fiat Pulse, Fiat Fastback, além do Peugeot 208 e o próprio C3 Aircross.
Há rumores que a Citroën poderia lançar posteriormente uma versão mais esportiva do Basalt, equipada com motor 1.3 turbo de 185 cv, porém acreditamos que isso vai depender muito da aceitação inicial que o carro terá no mercado. Da mesma forma há também rumores, como aponta o site AutosSegredos, que a Citroën também possa apostar em uma versão mais barata e simplificada, equipada com motor 1.0 Fire aspirado de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas.
Interior do Citroën Basalt deve ser o grande ponto fraco do modelo
Por dentro o Citroën Basalt 2025 é praticamente igual aos irmãos C3 e C3 Aircross, a cabine traz arquitetura moderna e minimalista, porém o acabamento é pobre e com muito plástico duro – detalhes que podem pesar bastante na escolha do consumidor, principalmente se o modelo não custar tão barato assim.
Sabendo disso, a Citroën tentou melhorar o modelo, há algumas evoluções exclusivas, como o cluster digital com tela de 7 polegadas configurável, ar-condicionado automático digital com saída independente para o banco traseiro, inexistente nos irmãos mais baratos, além do acabamento que também recebeu alguns retoques, há novos bancos, as forrações de portas e o acabamento pelo menos lá na Índia tem opção de dois tons.
A expectativa é que o SUV-Coupe venha também mais equipado em sua versão mais completa, deve trazer itens como seis airbags (incluindo airbags frontais e laterais) sendo que no C3 Aicross só há quatro bolsas.
Quando chega e preço ? Mais barato que o C3 Aircross?
O Novo Citroen Basalt 2025 já está em produção da Stellantis em Porto Real (RJ), por enquanto ainda não temos os preços oficiais e nem o conteúdo de cada versão de acabamento aqui no Brasil, porém, esperamos valores mais atrativos em relação aos rivais. Pelo menos lá na Índia o Basalt é mais barato em relação ao C3 Aircross. O Basalt parte de 7.99.000 lakh, enquanto o C3 Aircross custa a partir de 9.99.000 lakh. Lembrando que no Brasil hoje o C3 Aircross parte de R$ 114.900.
Fonte ndtv.com