A Citroën lançou no Brasil no último ano no Brasil um Novo C3, porém como dissemos na época, o modelo nacional tratasse de um carro de baixo custo, destinado apenas aos países emergentes como Brasil e Índia. Na Europa a marca mantém o C3 como um carro mais moderno, equipado e mais caro. Esse C3 destinado a Europa acaba de ganhar uma nova geração nesta terça-feira (17/10), com vendas previstas para se iniciarem no próximo ano, o novo C3 2024 europeu terá preço a partir de 23.300 euros (R$ 124.900) tendo, por enquanto, apenas versão 100% elétrica chamada e-C3, capaz de rodar até 320 km com uma carga.
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Dependendo do angulo que você olhe, o Citroen C3 2024 europeu é bastante similar ao C3 brasileiro, a principal diferença fica por conta da frente redesenhada, que estreia um inédito padrão de design na marca, com um perfil mais quadrado.
Destaque para os faróis que têm desenho bastante futurista em “C” inspirados no protótipo Oli, mostrado no último ano (foto abaixo), além de contarem com uma nova tecnologia Full LED de série em todas as versões, inexistente no modelo nacional.
Visual do C3 europeu 2024 é inspirado no prótotipo Oli, exibido no último ano
Em relação ao C3 brasileiro, o modelo europeu conta com um estilo mais “quadrado”, porém, assim como o seu irmão latino, nesta nova geração a Citroën quis deixar o compacto com um aspecto de SUV, esse desejo fica nitido na altura em relação ao solo do modelo que agora é de 16,3 cm, além dos revestimentos em plástico sem pintura ao redor da carroceria, outro detalhe eventureiro são as barras do teto, que além de funcionais, ajudam a conferir uma aparência mais próxima a de um SUV compacto.
O C3 é o carro de maior sucesso da Citroën, sendo atualmente o modelo de maior volume de vendas da marca na Europa, representando sozinho 29% do total de veículos comercializados pela Citroën. Porém a montadora francesa sabe que o gosto do consumidor está mudando, hoje o público busca modelos de perfis mais versateis, como SUVs compactos ou crossover, enquanto carrocerias mais tradicionais e limitadas, como hatchs e sedans, estão aos poucos sendo deixadas de lado na preferencia do consumidor, infelizmente.
Desde o lançamento da primeira geração, lá em 2002, o Citroën C3 sempre foi um hatchback compacto com uma proposta mais premium, porém nesta nova geração tudo mudou, a carroceria da quarta geração tem proporções muito diferentes, ficando principalmente mais alto.
Em comparação com a terceira geração do C3, lançada em 2017 na Europa e que não chegou a vir ao Brasil, o modelo 2024 cresceu bastante, a altura foi ampliada em 10 cm (passando para 1,58 m), aumentando o espaço para as cabeças dos ocupantes do banco traseiro em 3 cm, o comprimento da carroceria foi ampliado em 2 cm (totalizando 4.01 m), enquanto a largura cresceu cerca de 1,5 centimetro (passando para 1,81 m), a Citroën afirma que o espaço para os ombros dos ocupantes no banco traseiro foi ampliado em 1,9 cm, enquanto na dianteira aumentou 2,1 cm.
O espaço para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro foi aumentado em 2 cm, tendo o C3, segundo a Citroën, o maior espaço interno da categoria, apesar da distância entre-eixos não ter mudado, segue em 2,54 m. Lembrando que as dimensões do C3 europeu, são pouca coisa maiores em relação ao modelo brasileiro.
Um exemplo desta similaridade no tamanho é o porta-malas, nesta nova geração europeia fica em 310 litros, tendo praticamente a mesma medida do modelo do Brasil que tem 315 litros.
O interior do Citroen C3 2024 europeu também é próximo ao modelo nacional, com painel de estilo minimalista e acabamento mais simples, ao centro do painel o modelo europeu tem a mesma central multimídia de 10.25 polegadas que é vendida no Brasil.
Em comparação com a geração anterior lá da Europa, esta quarta geração do C3 inegavelmente ficou mais pobre internamente, principalmente na versão de entrada YOU que custa 23.300 euros (fotos acima e abaixo), resta saber como será a reação do consumidor europeu a esta “empobrecida” no interior do C3. Lembrando que o motivo desta simplificação é o preço, o rival elétrico Peugeot e-208 custa na França cerca de 10 mil euros mais caro em relação ao C3 elétrico, a montadora quer fazer do C3 um elétrico popular acessível.
Seguindo a nova moda, não há quadro de instrumentos, há apenas um pequeno display na parte superior do painel com conceito similar ao dos head up display, ou seja, não é uma tela digital em si, as informações são apenas projetadas nesta faixa do painel acima do volante (foto acima), informando dados como a velocidade, marcha engatada do carro, nivel da bateria e modo de condução, um conceito similar ao que a marca adotava no finado C4 Pallas.
O ponto positivo é que a Citroën manteve os botões fisicos na cabine, pelo menos para o ar-condicionado e desembaçadores, ao contrário de outras marcas que hoje agrupam tudo na central multimídia e esquecem da praticidade.
Destaque ainda para o volante de tamanho compacto e desenho quase quadrado, algo bem diferente do comum. Os desenho atipico dos bancos também chama atenção, chamados de Citroën Advanced Comfort® têm encostos ligeiramente curvados para tras, assim como em um sofa, além de serem mais largos, porém estes bancos virão apenas na versão top de linha.
Assim como aconteceu no Brasil, a Citroën – para conseguir baixar o preço final ao consumidor, optou por simplificar o interior e a lista de equipamentos do C3, a versão de entrada chamada de YOU, tem perfil de carro básico, vem por exemplo com rodas em aço com calotas, acabamento interno e externo simplificados com maçanetas e retrovisores sem pintura, vidros elétricos apenas na dianteira e não vem sequer com multimídia, isso mesmo não há multimídia de série, porém mesmo assim, esta versão básica da um show no C3 brasileiro, principalmente com relação a segurança.
Enquanto o modelo brasileiro não tem sequer airbags laterais, o modelo europeu, mesmo na versão de entrada chamada “YOU”, vem com seis airbags, faróis full LED com acendimento automático, alerta de saída de faixa, piloto automático – comum sem ACC, ar-condicionado comum manual, retrovisores elétricos, sistema de conexão do carro via aplicativo My Citroen Play que faz do celular do dono uma especie de mini multimídia, painel digital, reconhecimento de placas de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, frenagem frontal automática que funciona entre 5 até 135 km/h, freio de estacionamento eletronico por botão, além de rodas em aço aro 16 e suspensão com amortecedores hidráulicos “Citroën Advance Comfort”.
A versão top de linha “MAX”, adiciona ainda ar-condicionado digital, sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas, interior com revestimento em tecido no painel, bancos mais sofisticados com revestimento em couro sintético e tecido, rodas em liga leve aro 17, rack no teto, acabamento externo mais sofisticado com detalhes pintados na cor do veículo, detalhes prateados no para-choque e teto bi-color, vidros elétricos traseiro, câmera traseira, lanterna traseira em LED com efeito 3D, volante revestido em couro, alerta de fadiga do motorista, ajuste de altura do banco do motorista, limpadores do para-brisa com acionamento automático, farol alto inteligente com comutanção automática e retrovisores externos com rebatimento automático.
Ainda de acordo com a fabricante, o Novo C3 2024 europeu será construido sobre uma plataforma inédita chamada de Smart Car, desenvolvida especificamente para modelos com motorização 100% elétrica. Inicialmente, o compacto estará disponível apenas com um bloco elétrico, no caso um propulsor de 111 CV de potência posicionado no eixo dianteiro e que é alimentado por um pack de baterias com 44 KWh, localizadas no assoalho embaixo dos bancos, capazes de gerar uma autonomia máxima de apenas 320 km no ciclo WLTP. Vale comentar que as baterias do C3 elétrico são de baixo custo, feitas em LFP (Lithium Ferro Phosphate), usadas pela primeira vez no grupo Stellantis, este sistema elétrico “mais barato” também deve ser utilizado em novos carros elétricos de entrada da Fiat e Peugeot.
Apesar do preço mais acessível, as baterias de LFP da Stellantis acabam decepcionando um pouco com relação a autonomia, relativamente baixa para os elétricos atuais, o chinês BYD Dolphin que também tem baterias de 44 kWh feitas em LFP, porém com uma construção mais moderna em lâminas, faz neste mesmo padrão WLTP 400 km com uma carga.
Vale lembrar que, essa autonomia varia bastante de acordo com uma série de fatores como se o ar condicionado estiver ligado, estilo de pilotagem do motorista e sobretudo se o carro vai rodar apenas na estrada ou em trechos urbanos, lembrando que ao contrário dos carros a combustão, modelos elétricos na estrada tem desempenho inferior.
A proposta do e-C3 é ser um elétrico de baixo custo, por isso o desempenho não empolga tanto, de acordo com a Citroën o novo C3 faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos e tem velocidade máxima de apenas 135 km/h.
Em um carregador caseiro (wallbox de 7 kw) instalado na residência do dono são necessários algo em torno de 4 horas para carregar as baterias de 20% para 80%. Já em um carregador público, com corrente direta DC e potência de 100kW, é possível obter entre 20% a 80% em apenas 26 minutos.
A marca francesa planeja lançar uma versão mais acessível do e-C3 (nome da versão elétrica do C3), a ideia é que o preço fique inferior a 20,000 euros (R$ 106.800), porém a previsão é que essa variante chegue as ruas apenas em 2025 e sua autonomia será inferior aos 200 km. Com relaçaõ a variante a gasolina, que ainda não teve maiores detalhes divulgados, ela existirá, porém ainda uma data oficial de lançamento, acreditamos também que virá apenas em 2025.
Apesar do preço inicial de 23.300 euros (R$ 124.500) ser muito barato para um carro elértico, este modelo novo é muito mais caro que o C3 antigo, que na Europa parte atualmente de 16 650 euros (R$ 88.900). Portanto acreditamos que, pelo menos por enquanto, a Citroën deva manter as duas gerações do C3 juntas no mercado europeu, pelo menos até a chegar as lojas a versão a gasolina. Atualmente no site da marca na França, as duas versões constam no configurador. Lembrando que o modelo novo está em pré-venda, as primeiras unidades devem ser entregues apenas no início de 2024.
Acima um teaser do Novo C3 AirCross europeu, SUV terá capacidade para acomodar até sete passageiros
Vale lembrar que assim como ocorreu como o C3 brasileiro, o modelo europeu também servirá de base para um SUV, o Novo C3 AirCross europeu, ambos os carros compartilharão uma série de componentes, inclusive o visual, porém o AirCross terá uma carroceria maior capaz de acomodar até sete passageiros.
Fonte:Carscoops
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