O tempo que a Citroën era uma marca de apenas um carro no Brasil definitivamente ficou no passado. A marca francesa prepara uma série de novidades para o mercado brasileiro, essa transformação começou no último ano com o lançamento do Novo C3, desse projeto voltado para países emergentes vão nascer ainda dois outros modelos destinados ao Brasil, um deles é o inédito C3 AirCross revelado recentemente e que deve chegar às ruas até o final desse ano. A segunda novidade já confirmada é o futuro C3 X (projeto CC22), tratasse de um sedan com porte de crossover coupé, que deve chegar as ruas no próximo ano para enfrentar Fiat Fastback e VW Nivus.
Para conquistar o consumidor brasileiro o Citroën C3 X 2024 apostará em um design moderno, arrojado e diferente, o terceiro produto da nova família C3 brasileira será construído também sobre a plataforma modular CMP e será um misto do C3 AirCross (foto abaixo) com o C4 X (modelo que ilustra as fotos deste post e já é vendido em alguns mercados).
Índice desta matéria
A dianteira do Citroën C3 X 2024 vai repetir o layout visto no Novo C3 AirCross (foto acima), chama atenção o conjunto ótico que é dividido em dois segmentos, há a parte superior formada por uma lâmina de LED e o farol principal logo abaixo.
Já de perfil o carro promete ter um aspecto robusto com uma proposta inspirada no C4 X (foto acima), é como se fosse um sedan com porte mais largo e alto, com amplas caixas de rodas e suspensão elevada para deixar o modelo com um jeitão de SUV. Enquanto o teto terá caimento suavizado, dando um aspecto de coupé de 4 portas.
Assim como no C3 AirCross, o C3 X terá apliques em plástico emborrachado nas caixas de rodas, laterais e na parte inferior dos para-choques, deixando-o com aspecto mais aventureiro. As versões mais caras contarão com rodas grandes (aro 17 ou 18), que também ajudarão a elevar a altura em relação ao solo que deve ficar na casa dos 20 cm – semelhante a de um SUV.
O comprimento da carroceria deve ficar na casa de 4.30 m e 4.40 m. Enquanto a distância entre eixos deve ser a mesmo do C3 AirCross, 2.67 m, já o porta-malas deve ficar na faixa dos 500 litros, ou seja, o espaço à bordo será um dos pontos fortes.
O futuro C3 X deve ser mostrado inicialmente na Índia e logo depois terá produção iniciada no Brasil, seu lançamento por aqui vai ocorrer no final de 2024.
Para não encarecer demais o projeto e seu custo final ao consumidor, o Citroën C3 X 2024 compartilhará uma série de elementos com o C3 e o C3 AirCross, o interior será praticamente o mesmo do AirCross (foto abaixo), o sedan fastback contará com uma central multimídia com tela de 10 polegadas e painel de instrumentos totalmente digital com 7 polegadas. Sua central multimídia contará com conectividade com smartphones sem o uso de cabo e internet à bordo.
O motor do “sedan / SUV / coupê”, promete variar de acordo com o mercado, na Índia segundo informações do site AutoCar, o C3X será oferecido com uma única opção de motor, o 1.2L turbo a gasolina capaz de desenvolver 120 CV. Em um segundo momento, em 2025, é esperado ainda uma variante totalmente elétrica do C3 X.
Já no Brasil o C3X deve contar com o motor 1.0L turbo 3 cilindros T200 com 130 cv de potência, que é utilizado em uma série de carros da Stellantis, como o Fiat Pulse e Fiat Fastback, vindo sempre com câmbio automático de seis marchas tipo CVT.
As versões mais baratas do C3 X devem usar o atual 1.6 16v EC5 de 118cv, presente hoje nas versões mais caras do C3.
O sedan com porte de SUV deve ter espaço interno amplo com entre entre-eixos de 2,67 metros
Esperamos uma faixa de preço bastante competitiva, já que o modelo é exclusivo para países emergentes tem soluções para baratear o custo final, esperamos que o C3 x custe em torno de R$ 100.000 até R$ 130.000, mais barato do que rivais como VW Nivus e Fiat Fastback, porém isso tem um custo extra a ser pago…
Não espere um conjunto de equipamentos recheado ou com tecnologia de ponta, o sedan não terá itens presentes nas versões mais caras de SUVs nacionais campeões de vendas, como Tracker, Nivus, Fastback, Renegade e Creta. Nada de faróis Full LED, frenagem de emergência automática ou piloto automático ACC, monitoramento de pontos cegos, ou carregador por indução para smartphones.
Lembrando que hoje a Citroën vive uma nova fase no Brasil visando se popularizar para aumentar sua presença. Para isso a montadora está deixando de lado os carros “premium” e mais caros presentes na Europa, para focar no Brasil em veículos mais populares e acessíveis, visando obter um maior volume de vendas.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.