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Citroën C5 AirCross 2020 – Em detalhes o SUV que chega ao Brasil entre o fim do ano e o começo de 2020

Impulsionado pela boas vendas do C4 Cactus, a Citroën vai trazer para o Brasil entre o final desse ano e os primeiros meses de 2020 um novo SUV o C5 AirCross. Com design extravagante e muito bem equipado, o SUV chegará para ser o novo carro top de linha da Citroën no país e com preços partindo dos R$ 150.000 na versão de entrada, podendo passar dos R$ 170.000 na mais cara.

Fale mal ou fale bem, mas falem de mim. O visual do C5 AirCross é cheio de detalhes

Design do C5 Aircross é do tipo ame ou odeie…

Nos últimos anos a Citroën tem adotado uma linguagem de design mais extravagante e jovial em seus veículos, o C5 AirCross é um fruto dessa nova filosofia, do tipo ame ou odeie. O carro que foi lançado em 2017 na China e em 2018 na Europa, traz linhas modernas e elementos visuais já visto em outros modelos da marca, como os airbumps laterais do C4 Cactus (molduras de plástico nas laterais do carro) e os faróis finos divido em dois conjuntos distintos, que contam com iluminação por LEDs em todas os faróis, este mesmo design estrou no Novo C3 Europeu.

A carroceria o C5 Aircross é rica em detalhes, note o desenho atípico das janelas laterais com um arco cromado em “C”, e a coluna traseira escondida por um vidro, outro elemento que chama a atenção são as lanternas traseiras, com lentes de efeito 3D e iluminação moderna por LED. Pelo menos na Europa o C5 Aicross conta com nada menos do que 30 opções de combinações de cores, tendo opções de escolha de cor para a pintura da carroceria, o teto e os detalhes no para-choque, rack no teto e nas airbumps.

Dimensões do C5 Aircross

O C5 AirCross é feito sobre a plataforma modular EMP2, a mesma usada por modelos como o Peugeot 3008. O C5 Aircross mede 4.50 metros de comprimento, 1.84 m de largura e 1.67 m de altura. Já o entre-eixos mede amplos 2.73 m, enquanto o espaço no porta-malas também agrada tendo bons 580 litros de capacidade, ou até 720 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros que se movem sobre trilhos. Graças a estas dimensões ele garante um excelente conforto e espaço para os seus cinco ocupantes – o modelo não tem versão com 7 lugares, seu porte é similar a modelos como Jeep Compass.

Substituto do C4 Picasso no Brasil…

No Brasil o C5 Aircross terá a missão de substituir a minivan C4 Picasso, e Grand C4 Picasso, ambos modelos não estão mais sendo comercializados no país desde o mês de maio, lembrando que o C4 Picasso atualmente na linha 2019 custava a partir de R$ 135.000, já o Grand C4 Picasso com sete lugares saia por R$ 5 mil a mais, R$ 140.000.

O acabamento passa a imagem de sofisticação, embora em algumas partes derrape feio, como nas portas que tem muito plástico duro

Interior chama a atenção pelo visual e equipamentos, porém tem alguns pecados…

Passando para a cabine a arquitetura interna é a mesma do C4 Cactus, o painel tem estilo moderno e diferente, e o volante traz acabamento de toque macio, assim como a porção frontal do painel, embora em outra partes o acabamento derrape no excesso de plástico, sobretudo nas portas, o que deixa o carro com um aspecto exageradamente simples. No centro do painel há uma tela de última geração com tela touchscreen e com conectividade para smartphones.

A quantidade de botões físicos na cabine do C5 Aircross é reduzida, praticamente todos os principais comandos, como som, telefonia e ar-condicionado são controlados pela central que tem uma tela enorme de 12 polegadas, o que tem ponto positivo em favor do estilo, porém acarreta um ponto negativo, já que exige uma preciosa atenção para navegar entre os menus do sistema, a central pode ainda ser controlada por um seletor giratório no console central. Haverá 5 opções de cores para o acabamento interno.

Ainda no interior destaque para os bancos com revestimentos acolchoados, que agradam, e o painel digital configurável, resta saber como é a resolução desta tela que é bastante ampla tem 12 polegadas, o freio de estacionamento tem acionamento por botão e alavanca de câmbio tem um visual bastante sofisticado, além do sistema de carregamento wireless para celulares, além de diversos porta objetos espalhados pelo carro, um compartimento refrigerado abaixo do descansa braço central. Já no banco traseiro os bancos tem uma disposição diferente, assim como em uma minivan, são três bancos individuais, eles se movem de forma independente, movendo para frente ou para traz sobre trilhos em até 15 cm, além disso os encostos dos bancos são reclináveis.

No interior do C5 AirCross o banco do meio não é figurativo, a cabine conta com três bancos individuais e do mesmo tamanho, facilmente eles podem movidos em 15 cm ou serem rebatidos ampliando o porta-malas ou o conforto a bordo.

Equipamentos do C5 Aircross

No Brasil o C5 Aircross deve contar com pelo menos com dois pacotes de equipamentos, a versão top de linha será a Shine que traz uma lista extensa de itens de série. Como volante multifuncional revestido em couro com paddler shift, central multimídia com tela touch-screen de 10 polegadas, carregador wireless para smartphones, teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, frenagem de emergência automática, bancos forrados em couro acolchoados, porta-malas com abertura elétrica, freios estacionamento eletrônico com acionamento por botão e ar condicionado automático digital.

Com 580 litros, o porta malas do C5 Aircross tem um bom espaço para a categoria, com os bancos dobrados o espaço salta para 1630 litros

Há ainda em matéria de segurança o Grip Control, que permite ao de forma eletrônica controlar a resposta do acelerador, as trocas de marchas, e a atuação do controle de estabilidade visando melhorar o contato do carro com o piso e sua tração de acordo, ele funciona de forma automática ou nos seguintes modos: Sand (areia), All-Road (todo terreno), Snow (neve ou chuva) ou ESP OFF (controle de estabilidade desligado), além disso, o C5 Aircross virá de fábrica com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de auxílios para partidas em ladeiras e de descidas, além de airbags laterais.

O C5 Aircross terá equipamentos de segurança e condução semi-autônoma…

As versões mais caras do C5 Aircross na Europa contam com um arsenal de equipamentos de segurança e condução semi-autonoma, ele vem com frenagem automática de segurança com detecção de pedestres, ciclistas, obstáculos ou outros veículos, o sistema aplica os freios de forma automática, há ainda auxilio e alerta para manter o carro dentro da faixa de rolagem, piloto automático adaptativo inteligente que mantém uma distância segura do veículo à frente, função stop/go que literalmente permite ao C5 Aircross seguir o carro da frente no transito das cidades, leitura de placas e sinais de transito, monitoramento de fadiga do motorista, câmeras que monitoram 180 graus na traseira do veículo, monitorando os pontos cegos e alertando ao motorista na hora de dar marcha ré, câmera que montam uma visão de 360 graus ao redor do carro com monitoramento de pontos cegos, “Park Assist” que praticamente estaciona o carro sozinho, faróis de LED que ajustam sua luminosidade de acordo com o ambiente, além de faróis de neblina direcionáveis, que acompanham a direção do volante nas curvas.

Mecânica do C5 Aircross tem motor turbo de 180 cv…

Sob o capô o C5 AirCross trará uma versão atualizada e mais potente do já tradicional motor 1.6 THP usado pela Citroën e também pela Peugeot, no caso do C5 Aircross este bloco é capaz de desenvolver 181 CV de potência e 25.5 kgfm de torque. O motor tem desempenho bem adaptado tanto para o uso urbano quanto o rodoviário, ele promete trabalhar sempre cheio e garantir acelerações e retomadas rápidas, associado sempre com câmbio automático de oito velocidades EAT8, feito pela marca japonesa Aisin, tanto é que o C5 AirCross precisa de apenas 8.2 segundos para chegar aos 100 km/h, já a velocidade máxima fica na faixa dos 200 km/h, desempenho mais do que satisfatório para um SUV.

Suspensão hidráulica progressiva  ainda é incerta se virá ao Brasil

Outro destaque é a suspensão hidráulica progressiva (Progressive Hydraulic Cushions®), patenteada pela própria Citroën, ela é parecida com uma suspensão a ar, possui amortecedores especiais que se adaptam sua rigidez individualmente de acordo com a necessidade em cada roda, não há fim de curso, quanto mais ela é exigida mais firme ela fica, o que garante um excelente conforto aos passageiros, há quem diga que esta nova suspensão consegue passar conforto próximo de uma suspensão a ar, a própria Citroën fala sobre o efeito de andar sobre um “tapete mágico” sem sentir o piso, porém ainda não há confirmação se o C5 Aircross que será vendido no Brasil terá a suspensão adaptativa.

Caso venha mesmo no modelo brasileiro, esta nova tecnologia exige um certo cuidado e atenção pensando no elevado custo de reparo caso apresente problemas e a sua alta complexidade, como era o caso da antigas suspensões hidropneumáticas dos antigos Citroëns, como no C5 sedan e no Xantia.

Destaque ainda para a boa altura do C5 Aicross em relação ao solo, de 23 cm.

O C5 Aircross no mercado brasileiro…

Apesar dos seus predicados como o visual diferente, a extensa lista de equipamentos e o motor potente de 180 cv, o C5 AirCross não terá vida mansa no mercado, e ele não deve se tornar uma figura comum nas ruas brasileiras, principalmente pelo preço que não será acessível, na casa dos R$ 150 mil, o segundo ponto é que o novo SUV da Citroën irá disputar em um dos segmentos mais competitivos do nosso mercado, a lista de rivais é extensa é inclui modelos como Jeep Compass, Toyota RAV4, VW Tiguan, Hyundai Tucson, Honda CR-V,  além de Mitsubishi Eclispe Cross e Kia Sportage. Sem esquecer do seu irmão de plataforma o Peugeot 3008, todos com preço girando na casa dos R$ 140.000 a R$ 180 mil.

 

A família Aircross…

A Citroën está ampliando a familia Aircross, o primeiro modelo desta nova safra foi o C5 Aircross mostrado aqui, porém no ano passado (2018), a marca francesa lançou uma versão menor, chamada C3 Aircross, porém esta ainda não tem previsão de lançamento no mercado brasileiro.

 

Equipe Encontracarros

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