A Citroën revelou nessa última quarta-feira (12/01) a linha 2022 do SUV C5 AirCross. O carro recebeu uma série de melhorias com o objetivo de ganhar uma imagem mais premium. Seu design está mais limpo e elegante, trazendo como destaque a estreia de uma nova linguagem de estilo que deve virar padrão nos futuros lançamentos de SUVs da Citroën.
Índice desta matéria
O objetivo da Citroën foi deixar o visual do C5 AirCross mais limpo e imponente, traz uma série de modificações visuais, porém é a dianteira que chama mais atenção por ter mudado completamente.
O Citroën C5 Aircross abandonou o estilo com faróis divididos em dois conjuntos, agora o sistema de iluminação do carro fica em uma peça única, toda formada por LEDs, um detalhe interessante neste novo design é que as luzes de condução diurnas, são composta por dois filetes que partem dos faróis e percorrem toda a grade ligando os faróis, há pequenos pontos de luzes em LED na grade que acendem junto com os faróis, segundo a Citroën elas foram inspiradas em teclas de piano, já que a grade é toda feita em preto brilhante contrastando com os mini pontos de luzes (foto abaixo).
Faróis são agora agrupados em um único segmento, ao contrário do modelo anterior, que era dividido em duas partes (foto abaixo)
Ainda na dianteira a parte inferior do para-choque ganhou novas tomadas de ar, e conta agora com uma placa de proteção prateada uma espécie de spoiler, que deixou o C5 Aircross mais aerodinâmico e sofisticado.
Acima o antigo C5 AirCross lançado na Europa em 2017, repare que o modelo tinha uma frente mais arredondada, o carro traz um conjunto dianteiro totalmente novo no modelo 2022
Como se trata apenas de um fecelift, ou seja, alterações leves na carroceria, não há alterações nas laterais, as novidades se limitam a detalhes como novas rodas em liga leve aro 18, com acabamento diamantado ou em preto brilhante.
Na traseira, o SUV C5 Aircross 2022 estreia lanternas atualizadas, a peça traz uma nova disposição de luzes em LED, além de lentes com maior projeção para fora da carroceria. Por fim, há uma nova opção de pintura a Eclipse Blue, que é mostrada no carro das fotos.
Por dentro, a Citroën buscou criar uma ambiente mais premium no C5 AirCross 2022, toda a porção central do painel foi redesenhada, ou seja, a multimídia, as saídas de ar e os comandos são todos novos, o console central também foi revisto, agora não há mais alavanca de câmbio (nas versões automáticas), as marchas são escolhidas por um seletor ou através de borboletas atrás do volante, conferindo aspecto mais interessante e moderno ao C5 AirCross 2022 em relação ao modelo original de 2017.
Destaque ainda para o acabamento que recebeu opção de materiais como nobres couro Alcantara e Nappa. Os bancos também foram atualizados, tendo novas opções de revestimentos, inclusive bicolor, além de uma camada extra de 15 mm a mais de espuma.
Nova tela é a mesma do Citroën C4 e do Novo C5 tem 10 polegadas e internet
O destaque ainda para o novo sistema infotainment, a peça é semelhante a vista nos Novos Citroën C5 e C5 X, conta com uma tela de 10 polegadas, além de conexão com a internet 4G, enquanto que o painel de instrumentos tem tela de 12.3 polegadas e é totalmente configurável, por exemplo, é possível o motorista colocar no painel de instrumentos apenas o mapa do GPS.
A cabine ficou mais equipada, recebendo carregador wireless para smartphones, duas tomadas USB extras, o console central também traz um espaço maior para armazenamento de objetos.
As dimensões do C5 Aircross não foram alteradas neste modelo novo 2022. Ele segue com 4.50 m de comprimento, por 1.84 m de largura, tem 1.67 m de altura e tem distância entre-eixos de 2.73 metros. Medidas maiores do que o Jeep Compass por exemplo, SUV líder no Brasil.
O espaço interno é amplo, tanto no banco traseiro, quanto no porta-malas que é um dos maiores entre os SUVs desta categoria, varia entre 580 litros até 720 litros, dependendo da posição do banco traseiro, que é modular, ou seja, corre sobre trilhos e pode ter o seu encosto reclinado, só lembrando que nas versões híbridas o porta-malas é menor fica entre 460 até 600 litros.
Não foram realizadas alterações no conjunto mecânico do Citroën C5 AirCross 2022, que segue sendo oferecido com motores a gasolina, diesel e híbrida, começando pelo 1.2 Puretech turbo a gasolina de 130 cv, já o bloco diesel é o 1.5 BlueHDI de 130 cv de potência, dependendo da versão o câmbio poderá ser manual de seis marchas ou automático AT8 de 8 velocidades, a tração é sempre 4×2 dianteira.
Além disso, há uma variante plug-in hybrid (foto acima) composta pelo conhecido motor 1.6 turbo de 180 cv a gasolina, combinado com um pequeno motor elétrico, a potência combinada dos dois motores ficam em 225 CV com 32 kgfm de torque, o câmbio é automático de 8 marchas.
Essa configuração híbrida se diferencia por ser um plugin híbrido ou seja, pode ser recarregada na tomada, e ser impulsionada apenas pelo motor elétrico, nesse caso a autonomia fica em 55 km sem precisar de gasolina no tanque, alcançando a velocidade máxima de até 135 km/h neste modo elétrico.
Para completar o modelo C5 AirCross 2022 da Citröen conta é classificado como um veículo nível 2 em condução autônoma, vindo com piloto automático ACC com função Stop and Go – capaz de seguir o carro da frente de forma automática no anda e para, do transito nas cidades, há ainda auxílio e alerta para manter o veículo dentro da faixa de rolagem e frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas.
A expectativa é de que o novo Citroën C5 AirCross chegue às ruas da Europa no primeiro trimestre de 2022, seus preços ainda não foram divulgados, porém ele já não é barato, o modelo antigo (2021) parte de 27.350 euros (R$ 172.800) chegando a 36.900 euros na opção top de linha Shine (R$ 233.900).
Durante algum tempo o SUV da Citroën chegou a ser cogitado para vir ao Brasil, porém a Citroën acabou desistindo da ideia, devido principalmente ao preço salgado que o modelo teria no Brasil, já que seria importado da Europa. Entre os seus rivais estão carros como VW Tiguan, Ford Kuga, Toyota RAV4 e Peugeot 3008.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.